TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE ESTRATÉGICA

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5
  1. ANÁLISE ESTRATÉGICA

Segundo Sobral e Peci (2008), a administração estratégica é um processo que consiste no conjunto de decisões e ações que visam proporcionar uma adequação competitivamente superior entre a organização e seu ambiente, de forma a permitir que a organização alcance seus objetivos.

De acordo com Slack (2002), todas as organizações necessitam de alguma direção estratégica e, assim, poderão beneficiar-se ao saber para onde estão dirigindo-se e como poderão chegar lá. Uma estratégia competitiva será essencial no desenvolvimento de um método no qual a empresa competirá, buscando excelência em todos os aspectos, visando uma gestão que torne possível garantir produtos de qualidade ao seu público alvo.

O lava rápido Eco Wash trabalhará com um planejamento estratégico para alcançar seus objetivos e metas que será tornar-se líder no segmento de lava rápido na região. Oferecerá aos clientes qualidade e produtos diferenciados dos concorrentes, visando à economia de água, utilização de produtos biodegradáveis e a preocupação na hora do descarte dos materiais utilizados nas lavagens além de profissionais especializados.

3.1 ANÁLISES DO AMBIENTE

O processo de administração estratégica começará com a análise do ambiente, isto é, com o monitoramento organizacional para identificar os riscos e oportunidades presentes e futuras. Esse contexto englobará todos os fatores, tanto internos como externos que poderão influenciar na realização dos objetivos da organização.

A dependência da empresa em relação ao ambiente tornará vital um esforço permanente de monitoramento dos ambientes externo e interno. Conhecer o mercado no qual a empresa será inserida, os concorrentes, e o público potencial serão de vital importância para que uma empresa produza o resultado esperado.

Conhecer os consumidores, suas necessidades e seu potencial de compra fará com que a empresa invista corretamente seus recursos visando atender um público especifico, pautada no conhecimento dos desejos, necessidades e vontade.

A procura por serviços de qualidade neste segmento, a preocupação com o meio ambiente e a mudanças nas leis que regulamentam o setor, farão com que o lava rápido Eco Wash invista neste nicho de mercado, fazendo com que seus serviços proporcionem aos clientes novas experiências.

Figura 5: Análise do Ambiente.

[pic 1]

Fonte: Google Imagens.

Segundo Albert Humphrey (1970) através da análise Strengths Weaknesses Opportunities Threats - SWOT serão identificados os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do empreendimento, possibilitando uma visão sistêmica da empresa.

Figura 6: Análise Swot do Lava rápido Eco Wash

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Fonte: Elaborado pelos autores (2018).

3.1.1 Ambiente Externo Macro (Oportunidades e Ameaças)

Segundo o IBGE (2016), de 1991 a 2016 demograficamente a região de Camaçari demonstrou um dos maiores índices de crescimento, no qual uma classe social economicamente ativa independente do seu nível social e cultural buscou cada vez mais melhorias no que tange a qualidade de vida e o bem-estar do núcleo familiar, gerando assim boas oportunidades comerciais para novos serviços, o que influenciou o surgimento de novos estabelecimentos dos quais potencialmente serão futuros clientes.

3.1.2 Ambiente Externo Micro (Oportunidades e Ameaças)

Ameaça

Novas Necessidades dos Clientes - O perfil dos clientes deste segmento concentra-se em pessoas que buscam qualidade, segurança e que tem a sustentabilidade como um passo para resolver alguns problemas ecológicos e que tem a economia de água como um hábito em suas residências. A empresa será focada na busca pela qualidade dos serviços que serão oferecidos visando à fidelização dos clientes potenciais, atendendo seus desejos e necessidades.

Concorrentes (diretos e indiretos) - Os produtos substitutos de baixa qualidade serão uma ameaça à lucratividade da empresa devido à concorrência. Existem também as empresas que atuam no mesmo segmento há mais tempo na região, contundo o diferencial da Eco Wash será a preocupação com meio ambiente e o reaproveitamento de água da chuva além de oferecer aos seus clientes todo o conforto e comodidade no atendimento.

Novas Leis - O surgimento de novas regulamentações por parte de órgãos que defendem a sustentabilidade pode ser uma ameaça para a empresa se esta exigir investimento, em um momento em que a saúde financeira da empresa não esteja saudável.

Novos Entrantes -     O surgimento de novos lava rápido na região com o mesmo perfil da Eco Wash se tornará uma ameaça para a empresa uma vez que, a ameaça de novas empresas concorrentes que podem entrar no setor, trará nova capacidade, desejo de conquistar fatias de mercado e, frequentemente, recursos substanciais, o que poderá provocar uma situação em que os preços serão puxados para baixo e os custos inflacionados, o que resultará na  redução da lucratividade da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (203.9 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com