TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE MACROECONÔMICA

Por:   •  21/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]                

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PASSO 01 – DA TEORIA, À PRÁTICA        4

2.2        PASSO 02 – DIRETRIZES ESTATÉGICAS        5

2.3        PASSO 03 – ANÁLISE MACROECONÔMICA        7

2.4        PASSO 04 – DECISÕES ESTRATÉGICAS        9

2.5        PASSO 05 – DESEMPENHO ESTRATÉGICO        10

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade auxiliar a doceria Le Chef Gatô na análise e expansão estratégica, na qual visa expandir a produção de doces e chocolates finos


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. PASSO 01 – DA TEORIA, À PRÁTICA

Conforme relatado no caso da Le Chef Gatô, Edinei e Cláudia estavam sobrecarregados nas tarefas administrativas e de gestão, mesmo assim decidiram aproveitar a oportunidade de expandir os negócios. Nesse contexto, explique como uma das teorias da tecnologia de gestão, como o Empowerment, poderia ser adequada nesse momento de expansão da Le Chef Gatô. Justifique sua resposta utilizando os conceitos aprendidos na Unidade 4 do Livro Didático.

A adoção do empowerment por parte das empresas traz diversos benefícios para elas, como por exemplo, o aumento da motivação e da satisfação dos funcionários, aumentando assim a taxa de retenção dos talentos da empresa, o compartilhamento das responsabilidades e tarefas, maior agilidade e flexibilidade no processo de tomada de decisão, etc. Além, claro, de estimular o aparecimento de novos líderes dentro das empresas. Dessa forma, Edinei e Claudia terão mais tempo para dedicar-se a expansão da empresa, enquanto os colaboradores trabalham na tomada de decisões da empresa.

PASSO 02 – DIRETRIZES ESTATÉGICAS

O caso apresentado deixa claro mudanças no planejamento estratégico do negócio. Para isso, torna-se necessário que os empreendedores revejam suas diretrizes estratégicas e você os auxiliará neste processo:

a) a partir da missão da Le Chef Gatô em “Proporcionar aos clientes uma experiência gustativa diferente, marcante e única”, estabeleça uma visão e identifique os valores centrais que norteiam a empresa.

Visão: Ser referência nacional em satisfação dos clientes e no que diz respeito a oferecer produtos diferentes, únicos e marcantes de tudo já experimentado antes.

Valores:

• Qualidade

• Respeito

• Boas práticas profissionais

• Compromisso

b) analise o portfólio da Le Chef Gatô (*Obs.: As imagens e textos complementares desta atividade, estão no documento de orientações gerais do portfólio).

Agora, com base nos dados da Le Chef Gatô e no processo de expansão do negócio, utilize a Matriz BCG (Boston Consulting Group) para avaliar os produtos e a viabilidade de mantê-los no portfólio da empresa. Para isso, você deve inserir todos os produtos em seus respectivos quadrantes (Estrela, Vaca Leiteira, Questionamento, Abacaxi), explicando os motivos para a decisão.

Obs.: no caso de produtos “em questionamento”, por exemplo, apresente estratégias para que o produto tenha sucesso.

[pic 14]

Os produtos que estão no quadrante estrela, como a coxinha de morango, apresenta uma alta taxa de crescimento de mercado. Os produtos desse quadrante são líderes de mercado. A expectativa é que a longo prazo o crescimento de mercado se estabilize, tornando-se então um produto vaca leiteira.

No quadrante vaca leiteira encontra-se os produtos que estão em um mercado que cresce abaixo da média, mas que gera caixa, ou seja, não necessitam de grandes investimentos por estarem em um ambiente estável. Como, por exemplo, o brigadeiro sendo o carro-chefe, pois não necessita que grandes investimentos e traz uma boa rentabilidade.Já os produtos em questionamento, como os potinhos de chocolates e os verrines, tem baixa participação de mercado, mas alto crescimento de mercado. Para que esse produto cresça e se torne um produto estrela a Le Chef Gatô pode investir o lucro dos produtos do quadrante vaca leiteira, investindo em estratégias de marketing diversificada, oferecendo descontos especiais fora de datas comemorativas para fazer com que seus clientes se interessem pelo produto oferecido. Oferecer um atendimento de qualidade, mantendo a cordialidade e simpatia ao atender os clientes, tirar dúvidas e cumprir suas diferentes funções dentro da loja.  Fazer com que os clientes sintam-se estimulados a consumirem o produto, deixando-os em evidência em uma área para qual os clientes certamente vão olhar.

Os produtos do quadrante abacaxi estão em um mercado que cresce abaixo da média e possuem uma baixa participação de mercado, ou seja, uma participação menor do que a do principal concorrente.

PASSO 03 – ANÁLISE MACROECONÔMICA

Os empresários empreendedores desejam expandir seus negócios e suas operações, para isso, a Le Chef Gatô contratou você para prestar consultoria e proceder com uma análise de cenário macroeconômico para que eles tenham o real conhecimento das condições econômicas do país, visando amenização de riscos e perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (229.2 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com