TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICABILIDADE DE MELHORIA NO RASTREAMENTO DE LOTES

Por:   •  19/11/2020  •  Artigo  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 11

A APLICABILIDADE DE MELHORIA

NO RASTREAMENTO DE LOTES

Henrique Bez Pereira

Vanessa Mendes

Victor Inácio de Oliveira.

Orientador: Prof. Miguel Ângelo de Marchi dos Santos

Colocar nota de roda pé.

Resumo: Frente a um novo período de alta competitividade no mercado atual, é primordial fazer um produto de qualidade superior aos demais concorrentes. Com isso, este estudo tem por objetivo garantir a qualidade e o rastreamento de lotes da matéria prima, tendo como principal ponto evitar prejuízos a empresa. Afim de, minimizar os impactos de um determinado problema da matéria prima e assim repassando os custos ao fornecedor gerador desse material com defeito, evitando danos maiores a empresa.

Palavras-chave: Flexográfico, qualidade, gráfica, BPMN, 5W2H.

THE APPLICABILITY OF IMPROVED BATCH TRACEABILITY

Abstract

Faced with a new period of high competitiveness in the current market, it is essential to make a product of superior quality to other competitors. In order to achieve that, it is essential that the processes of the organization are in full sync and communication. This study aims to ensure the traceability of batches of raw material, having as its main point the quality of the production process. In order to minimize the impacts of a particular problem of raw material and thus inform which was the main cause of this error.

Keywords: Traceability, quality and processes.

1 INTRODUÇÃO

No cenário atual, cada vez mais as empresas estão em busca de inovações para melhorar o seu processo. Pois, o consumidor está cada vez mais exigente em relação ao que ele compra acima de tudo ele busca o produto para agregar valor para si ou para o seu negócio.  E no ramo flexográfico (processo de impressão no setor gráfico, utilizado para a fabricação de embalagens, como rótulos termoencolhível e adesivos). Este setor em constante mudança e crescimento, pois nesse segmento exige a atualização e busca por melhores produtos. Sendo assim, pode-se citar uma das maiores feiras da atualidade a Flexo & Labels, onde as empresas do ramo buscam inovações para a melhoria da qualidade e processos. Onde antes existiam rótulos adesivos, hoje a inovação já está à frente disso, contando com uma vasta gama de produtos, dentre eles o que está em alta no mercado, chamado de rótulos em sleeves, eles envolvem o produto através desse filme termoencolhível.

O setor gráfico possui, segundo a ABIGRAF (Associação Brasileira de Indústria Gráfica) (2016), 19.999 empresas em todo o Brasil, sendo a região sul composta por 4.732 indústrias do setor. Segundo Scarpeta (2018) a taxa projetada para o crescimento da indústria flexográfica será de 2,3% ao ano até 2023. Com isso, é fundamental que as empresas busquem métodos de melhorias contínuas para seus processos, a fim de atender a demanda do mercado.

Nesse contexto, a empresa vem buscando a melhoria no processo produtivo a fim de garantir uma agilidade e o mapeamento da qualidade da produção. Nesse sentido notou-se falha no processo produtivo onde não existe rastreabilidade de lotes dos filmes (sleeves/bopp), matéria prima para confecção dos rótulos. Essa matéria prima é utilizada no processo de fabricação de um determinado rótulo, dessa forma, ela possuiu diferentes fornecedores ou mesmo lotes diferentes. Passando pelo setor de impressão e chegando ao acabamento.

Sendo assim, verificasse quais problemas gerados se os rótulos não possuírem uma identificação de qual lote de sleeves/bopp ela foi gerada, acaba se perdendo a rastreabilidade dessa matéria prima, assim gerando prejuízo para empresa. Os problemas decorrentes desta ausência de rastreabilidade são: retrabalho, aumento de custos, perda de confiabilidade com o cliente e perda da qualidade.

Assim, surge a pergunta de pesquisa: como realizar o processo de rastreamento da matéria prima (filme/papel) de forma efetiva e eficiente proporcionando melhorias para a organização? Deste modo o objetivo deste trabalho é propor um processo que vise possibilitar a rastreabilidade dos lotes originados dos fornecedores.

A utilização deste processo pela organização poderá trazer melhorias para todos na organização, sendo o principal beneficiado a empresa. Com a redução de custos, a segurança e qualidade na entrega do produto para o cliente final e os funcionários pela rastreabilidade dos lotes.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Gestão da Qualidade

          Percebe-se hoje um aumento considerável das empresas pela busca da qualidade em seus produtos e seus processos. Não mais como um destaque no ambiente competitivo, mas sim, uma condição de permanência no mercado, pois, cada vez mais o consumidor busca um produto de qualidade, não somente atendendo suas necessidades, mas buscando a satisfação e agregando valor ao seu produto.

A indústria gráfica XX atua no mercado flexográfico há 15 anos e está localizada em Santa Catarina. Possui uma vasta gama de produtos, além do flexográfico, materiais gráficos e fitas adesivas. Na atual conjuntura do mercado a empresa, busca a diminuição de custos, o bom relacionamento com clientes e fornecedores, maior competitividade e qualidade nos seus produtos.

           De acordo com  Ueno (2017) a gestão da qualidade não se refere somente a um produto específico, mas sim em todos os departamentos da organização, monitorando o desempenho e possibilitando uma busca contínua de seus processos.

           Segundo Ueno (2017) a gestão da qualidade possui sete princípios conforme a figura 1.

Figura 1. Princípios da Gestão da Qualidade

[pic 1]

Fonte: Ueno (2017) página 11

Dentre os príncipios citados na Figura 1 de Ueno (2017), pode-se destacar no processo de melhoria da organização os seguintes pontos: foco do cliente, onde busca-se sempre atender as expectativas e desejos do cliente, levando a ele um produto de qualidade afim de repercurtir em vendas que atendam as espectativas e necessidades de seu público. Com isso, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao produto adquirido, levando cada vez mais a melhoria contínua dos processos da organizações.

O foco do cliente leva a necessidade da organização a uma melhora contínua de seus produtos, tanto em relação as evoluções do mercado como da concorrência.

Dessa forma, a melhoria contínua, é a busca constante para atingir objetivos cada vez melhores dentro da organização. Como pode-se perceber, o processo de melhoria é primordial para a eficiência constante dos processos de negócio. Segundo Ueno (2017) a abordagem de processos trata-se de um príncipio fundamental para implatação e melhoria do sistema de gestão da qualidade. O principal benefício é o controle constante sobre as interfaces entre os processos individuais, assim como o entendimento das suas interações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (302.4 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com