TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Por:   •  8/4/2019  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

LEITURA

Livro “Gestão de Qualidade em tempos de mudança”, de Ismael Bravo

Editoria Alinea, 2007 (2ª edição)

O livro apresenta de forma didática (voltada para as disciplinas que tratam da Administração nos cursos de graduação e pós), a metodologia básica da Gestão baseada na Qualidade.

Apresenta um conjunto de ferramentas eficazes para a gestão da qualidade, como inspeção e controle de qualidade, evidenciando em uma linha do tempo quais mudanças ocorreram desde o desenvolvimento da administração científica, de Taylor, até os dias de hoje, em que a gestão de qualidade ultrapassou as barreiras das organizações empresariais de produtos e se “popularizou” nas tomadas de decisão de empresas de diversos portes e setores.

Isso é exemplificado com o advento da Qualidade Assegurada, momento ocorrido no final da década de 50 (contemporâneo á era do Marketing) em que a qualidade passou de um disciplina restrita e baseada na produção fabril, para uma disciplina com implicações mais amplas para o gerenciamento. Este momento foi contemporâneo a era do Marketing não por acaso: com a propagação das ações e estudos ligados a área de mercadologia, percebeu-se a necessidade de ir de encontro a qualidade como forma de ser destaque no mercado. As mercadorias passaram por uma agregação de valor, onde passou-se a ser considerado o custo com a qualidade, além das divisões de produtos conforme publico alvo.

O livro ainda mostra qual o papel do gestor diante das mudanças e inovações: provocar o bom funcionamento da organização, encontrar soluções para os problemas que se colocam e introduzir a inovação para melhorar a qualidade e sua eficacia.

Conclui com as etapas para execução da gestão de qualidade – planejamento, execução, verificação e atuação – onde na última podemos entender como funciona os processos de normalização por meio das ISO.

Fez-se importante o entendimento de diversos conceitos ligados a gestão de qualidade por meio deste livro para entender tendências de mercado, agregação de valor ao produto, além de formas de inovação e padronização nas organizações. Questões primordiais a serem estudadas por futuros administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com