TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administraçao Mercadologica

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

Cacau Sabor

ETAPA 1
Passo 2
Pontos Importantes
A tabela a seguir mostra uma avaliação considerável que podemos fazer sobre a Cacau Sabor e verificarmos se ela já é uma empresa do século XXI na área de marketing. Fazendo essa análise poderemos começar a elaborar uma estratégia de marketing inovador para a empresa.


Outro ponto importante é observar as 5 fórmulas para o sucesso no marketing segundo Philip Kotler.
1- Vencer com qualidade superior
2- Vencer com o melhor serviço
3- Vencer com preço menores
4- Vencer com uma grande fatia do mercado
5- Vencer com adaptação e customização.

A Cacau Sabor precisa de uma estratégia para cada um dos 2Ps (Produto – Promoção)
Antes de qualquer estratégia será preciso fazer uma pesquisa de mercado para obter informações, em revistas, jornais e com seus clientes. Precisamos saber como está o crescimento da venda de chocolate no país, a Cacau Sabor tem que atender a diversidade de seu público. Chocolates de vários tipos e estar atento a Diabete no país, pois isso interfere em suas vendas.
Produto
A empresa em sua pesquisa verificou que em sua cidade 50% da população não conhecia seu chocolate. O que é um fator negativo. Uma estratégia seria ter degustação para os clientes, afinal você compra mais quando sabe como é o produto. Visando expandir o conhecimento da marca a Cacau Sabor pode criar uma fôrma em tamanho menor de seu chocolate e ter sempre na loja para ser degustado. O cliente não precisa comprar necessariamente para degustar, ele pode simplesmente entrar na loja para conhecer o produto e futuramente se tornar um cliente.
Na pesquisa também foi verificado que atualmente as pessoas estão se preocupando mais com a saúde, e evitam o consumo excessivo de açúcar, sendo  assim a Cacau Sabor terá um nutricionista especializado para criação de uma linha FIT de chocolates finos, afim de atender esse nicho do mercado de chocolates, trazendo produtos inovadores e agradando um numero maior de consumidores.
Promoção
Vendo o problema das vendas sazonais em relação aos ovos de Páscoa, a Cacau Sabor precisa ter uma promoção para seus outros produtos, pois sabemos que chocolate se vende o ano inteiro porém é preciso ter métodos para que isso ocorra. As promoções de LEVE 3 PAGUE 2 são fortes estratégias em empresas. Para barra de chocolate seria o ideal, trazendo uma crescente venda. E sendo uma forma de apresentar os chocolates de sabores novos. Exemplo: A promoção pode ser Leve 3 barras de chocolate sendo 1 chocolate diet e pague só 2. Esse valor cobrado de duas terá um valor próximo de quando se compra efetivamente 3 barras porém com um desconto. O termo da promoção já atrai o cliente, afinal quem não quer comprar mais e pagar menos? E para a empresa já é uma forma de divulgar seu delicioso chocolate diet que muitos clientes ainda não conhecem.
A Cacau Sabor viu que a venda em mercados da região poderá trazer uma abrangente divulgação da sua marca. E colocando por um determinado tempo, funcionárias em mercados com chocolates para degustação. Essa estratégia funciona da seguinte forma, o mercado tem seu corredor só de marcas de chocolate, tendo uma pessoa oferecendo degustação do chocolate, o cliente terá certeza se o produto é bom ou não, caso goste já estará ali na prateleira para a venda. Seria diferente da loja física da Cacau Sabor pois seria mercados em regiões diferentes, sendo assim maiores opções de divulgação da marca.

Passo 3

Logomarca
A Cacau Sabor já trocou sua logomarca três vezes, isso não traz fixação da marca para o cliente. Visando ter uma logomarca nova e definitiva, foi definida a criação de um logo com a imagem de um cacau mais uma barra de chocolate.
O cacau para identificar com o nome da empresa e fazer ligação que trabalhamos com o puro cacau, lembrar que cacau é uma fruta e o chocolate vem dela, sendo algo saudável. Assim o cliente associará o sabor do chocolate á marca: chocolates, barras, sabor. Pensamos em um cacau somente o contorno dele em laranja pois é uma cor que chama a atenção, encontrada como a preferida por compradores impulsivos, representa uma marca amigável, alegre. o Marrom representa o chocolate, também representa a qualidade em tudo, uma cor de conforto físico, simplicidade e tranquilidade.
A Cacau precisa adotar essas cores dentro da loja física, nos uniformes dos funcionários, nas embalagens dos produtos juntamente com a logo nova, precisa voltar-se a fazer tudo que é envolvido a empresa nessas cores e com essa logo. O cliente precisa ouvir falar na CACAU SABOR e automaticamente associar a logomarca e cores da empresas.
A frase nova do slogan “O puro sabor do cacau.” A frase remete a um chocolate sem acidulantes e conservantes, um chocolate genuinamente puro.  E essa frase trará essa imagem da empresa.

Etapa2

Passo 1

1. Definições de um plano estratégico de Marketing
O Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. Auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo assim, uma parte crucial do empreendedorismo.
O sistema de planejamento estratégico deve concentrar-se basicamente no posicionamento competitivo, e não apenas nos detalhes operacionais e financeiros. Assim poderá ser evitado que o trabalho seja executado sem visão para o futuro, também sem acordo com as estratégias coletivas.
Faz necessário o conjunto de diferentes de habilidades para vender um serviço ao em vez de um produto. Esta em si, a questão central do marketing de serviços é frustrante; pois existe muito mais chances de fracassar do que de ser bem sucedido quando se faz a prestação de serviços.

O foco na qualidade, deve - se sugerir as seguintes etapas: definir em que ramo de negócios você realmente está inserido, e assim ver o que as pessoas estão realmente comprando, posicionar bem seu serviço, semprecompreender o panorama e o comportamento de compra, ao se comunicar.
As empresas podem optar dentre três estratégias genéricas, como faria para obter vantagens competitivas, sobre os seus concorrentes, usando de eficaz o baixo custo, de maneira assertiva na diferenciação e o enfoque ao produto, São elas: 
Liderança no Custo: A empresa que opta em atuar nessa estratégia, pode preferencialmente produzir produtos padrão, pouco diferenciados, mas ganha em longa escala, e também baixo custo de produção e marketing.

Diferenciação: optando por esta estratégia, a empresa procura ser exclusiva no seu seguimento, também procura diferenciar sua fabricação em itens de produtos mais valorizados pelos consumidores. Estes produtos são diferenciados pelo seu design, por melhores prazos de entrega, imagem mais convincente, qualidade em alto padrão, variedade nos produtos, dentre outros, sua lucratividade depende, exclusivamente de que seu consumidor enxergue toda essa diferenciação e, aceite pagar o preço estipulado por tal serviço.

Enfoque: Através desta estratégia, a empresa procura obter uma determinada vantagem competitiva em relação a um segmento ou um grupo de segmentos do mercado, pelos quais optou, exclui assim os restantes dos segmentos. A estratégia de enfoque também pode ser dividida em enfoque de custo (quando a empresa procura uma vantagem de custo no segmento alvo) ou enfoque de diferenciação (quando a empresa procura a, diversificação do seu segmento alvo). Esta questão em baseda estratégia pode ser visualizada como a seleção dos segmentos únicos de mercado, onde assim a concorrência tenha certas dificuldades para satisfazer eficazmente, todas as necessidades de seus consumidores.
Na opinião de Kotler & Keller (2006), a concorrência inclui todas as ofertas e substitutos rivais reais e potenciais que um comprador possa considerar.
Podemos ainda afirmar que o efeito do aumento da competição global pode ser benéfico para todos os consumidores, em todo o mundo, pois com eles aumentam – se as possibilidades das escolhas, de acordo com cada desejo em especial, e seu poder aquisitivo. Embora o lado negativo da competição global, é seu impacto sobre as organizações, seus produtos e serviços, pois quando uma empresa oferta para seus consumidores de outros países um produto melhor, a um preço mais acessível, os produtores locais assim irão perder sua clientela, ameaçando seus empregos e lucratividade das pequenas empresas nacionais.
De acordo com modelos desenvolvidos por Porter (1998), a intensidade concorrencial de um setor depende de cinco forças básicas:
O número de concorrentes e a sua rivalidade em determinado momento;
A entrada de novos concorrentes;
O poder de negociação dos clientes;
O poder de negociação dos fornecedores;
O aparecimento de produtos substitutos.
É a partir da junção do impacto relativo que cada uma destas forças que determina a rentabilidade e o potencial do setor. Vendo isso a empresa deve encontrar uma posição que permita defender-se dascinco forças referidas ou influenciá-las de um modo que gire a seu favor, assim será o objetivo estratégico da empresa. Este conhecimento, das cinco forças, permite uma melhor utilização dos pontos fortes e a correção dos pontos fracos da empresa, permite ainda identificar as alterações estratégicas que deveram ser mais aconselháveis, e as áreas mais atraentes e mais arriscadas, resultantes da evolução da empresa.
2. Planos de marketing Cacau Sabor
O ramo da Empresa Cacau Sabor é voltado para a produção dos derivados de cacau, onde teremos como foco da empresa os ovos de páscoa, barras de chocolates e trufas. A empresa vem encontrando dificuldades por conta da variação de produção, firmação da marca junto aos consumidores e tem seu faturamento limitado a períodos de sazonalidade por conta de seu principal produto, prejudicando assim o desenvolvimento e crescimento organizacional, mais procuraremos focar nas trufas, das quais podemos ter um diferencial por parte da produção, que pode ser colocada em alta demanda para vendas anuais. Procuraremos fazer promoções e mais divulgações de nossos produtos.

3. Análise de ambiente
No Brasil, atualmente o mercado de chocolates é considerado um “gigante” em comparação com outros seguimentos, onde cinco grandes empresas dominam este mercado. No caso da empresa Cacau Sabor iremos trabalhar no planejamento por enfoque, onde determinaremos regiões onde há ainda espaço para o ingresso e fidelização de nossa marca junto aos clientes. Uma das nossasprincipais estratégias será fortalecer a linha de chocolates em barra de chocolate com três tamanhos diferentes e Trufas, pois os pequenos comércios de doces e mercearias próximos a escolas e nos principais centros comerciais têm um grande giro destes produtos pelo preço acessível e facilidade de consumo. 
4. Fatores Econômicos
O mercado de leite é acompanhado de perto por se tratar de parte essencial da produção do chocolate e uma mudança brusca nos preços ou escassez deste item pode afetar diretamente das empresas de produção de chocolate e principalmente a Cacau Sabor, com isso o mercado nacional de chocolates está sujeito a influencia de oscilações políticas e econômicas de diversos setores, além de estar inteiramente ligado a outros mercados de diversos segmentos.

5. Fatores Tecnológicos
Podemos dizer que o Brasil esta entre os principais fabricantes de chocolates se estiver falando em nível mundial, conseqüentemente há um alto investimento em ferramentas e inovações da qual podem aumentar a produção. Com isso colocamos também em alta a diversificação de sabores, formatos, tamanhos e embalagens que atraem cada vez mais os consumidores, no entanto não podemos dizer que estas características farão somente diferença a Cacau Sabor, porque outras empresas também buscam as mesmas características neste mercado acirrado. Para termos um diferencial utilizaremos um software de S.I.M. (Sistema de informações de marketing), que nada mais é que uma ferramenta que classifica, avalia edistribui dados coletados de forma organizada e precisa, facilitando assim a tomada de decisões.
6. Fatores Socioculturais
O Brasil está como o segundo país no mundo no ranking de consumo de chocolates, perdendo apenas para a Inglaterra (Conforme dados do IBOPE Mídia acessado em 29/03/2015). E com base na média de consumo nacional pode se afirmar que pelo menos 68% da população consumiram o produto nos últimos sete dias. Precisamos lidar com as novas demandas de inovações, devemos estar sempre nos preparando para o futuro, pois, o desejo dos consumidores em consumir algo que além de saboroso seja nutritivo e saudável, está cada dia mais exigente, ou seja, querem também produtos com qualidade e preços que atenda as expectativas do mercado regional.
7. Análise da Concorrência
Podemos citar alguns concorrentes diretos da Cacau Sabor na linha de trufas são das marcas: Kopenhagen, Chocolates Cacau Brasil e a Cacau Show. Já na linha de barras mantém sua disputa com: os check-stands e gôndolas com a Nestlé, Garoto, Kraft Foods, Arco e Hersheys, sendo que temos também marcas menores que estão no mesmo patamar da empresa. Com tudo isso se verifica que a concorrência é pesada, evidenciamos isso nas prateleiras das lojas, onde ficam produtos semelhantes, portanto a empresa Cacau Sabor vai procurar realizar manobras e investimentos voltados para divulgação da marca, para assim conseguir um destaque maior no mercado e novos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com