TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Empreendedora

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de atividade individual*

Módulo: 1

Atividade: Atividade Individual

Título: Empreendedorismo

Aluno: Marcelo Oliveira de Souza

Disciplina: Administração Empreendedora

Turma: GREPEAD_T0045_0715

Introdução

Nesse trabalho será apresentada a vida de um dos maiores CEO da história da General Electric Company, um homem que marcou história por sua alta capacidade empreendedora, ganhador de prêmios por excelência de gestão pelos órgão de comunicação mundial, um homem que marcou história no empreendedorismo corporativo.

Empreendedor selecionado

O Senhor Jack Welch iniciou sua carreira na General Electric Company em 1960 e, em 1981, tornou-se o oitavo Chairman e CEO da empresa. Nos seus 20 anos como CEO da General Electric, tirou a empresa de uma grande burocracia e aplicou diversas inovações gerenciais.

Em 2000, foi nomeado Gerente do Século pela revista Fortune. Em 2005, foi eleito o CEO mais admirado dos últimos 20 anos pelos leitores da revista Chief Executive e o maior Líder Mundial da atualidade em uma pesquisa realizada pela revista Fast Company (Totalqualidade.com)

Diferencial de sucesso desse empreendedor

Jack Welch tornou-se uma referência em liderança e gestão, devido ao processo de planejamento e desenvolvimento dentro das organizações, sua habilidade e sua competência na tomada de decisões de negócios. Em sua gestão Welch liderava a empresa como se fosse de pequeno porte, delegando decisões de forma a que seus gestores fossem capazes de resolver algum problema, caso não correspondessem às expectativas eram logo substituídos por alguém que os conseguisse resolver. Com uma gestão transparente Jack fala sobre conceitos que podem ser aplicados em empresas que pretendem atingir os seus objetivos de forma eficaz, colocando em evidência o papel dos líderes e a importância de todos os colaboradores envolvidos na organização saiba exatamente que caminho a empresa segue, de tal forma que a marca da empresa seja conhecida, aceite e praticada por todos. Primeiramente estabelece-se a missão, depois se detalham os valores e comportamento para cumpri-la.

A General Electric cresceu de modo gigantesco sob a liderança de Jack Welch. Com a racionalização de operações, aquisições de novas empresas, o que gerou novos negócios, a GE expandiu rigorosamente entre 1981 e 2001.

Principal sonho e visão de futuro

Quando apresentar as visões de negócios, torne-as simples. Ele defende que qualquer coisa pode ser grande, porém pode ser apresentada de forma simples e compreensível.

“Toda idéia pode ser simples o suficiente para ser apresentado em um coquetel para pessoas estranhas”, ele diz.

Por exemplo, uma das visões de Welch é que a GE deveria ser a primeira, ou no mínimo, segunda nos mercados em ela atuava. Claro e simples.

Welch defendia também que o sucesso de empresas empreendedoras começa pela construção de uma cultura corporativa sólida e formação de grandes equipes, com missão bem definida, objetivos bem traçados antes mesmo de focar somente em resultados.

Traços de força ou traços positivos de sua personalidade

Welch destacou-se na General Eletric, tanto pelo trabalho, quanto pelo seu estilo de liderar carismático, segundo Jack Welch, “líderes carismáticos têm mais facilidade para conduzir a organização em uma determinada direção”. Bons líderes, com grande carisma, uma boa estrutura de idéias e valores éticos, têm chances muito maiores de promover o sucesso da empresa e, inevitavelmente, muitos na companhia irão admirar sua personalidade e espelhar-se em suas ações. Welch afirma, ainda, que “as coisas só acontecem quando se colocam as pessoas certas nos lugares certos”. Nenhum sistema de gestão “substitui o talento”. Welch acredita, também, que todo erro humano tem valia, pois, que os erros devem ser transformados em experiências de aprendizagem.

Traços fracos ou traços negativos de sua personalidade

Apesar de uma admiração mundial no mundo coorporativo, Jack Welch parece não gostar de ser contrariado. Alguns críticos aproveitaram a ocasião da publicação de um de seus livros para reavivar suas alegações de que a GE sob a direção de Welch sacrificava pessoas em nome do lucro. Em seus dez primeiros anos como executivo-chefe, a empresa diminuiu um quarto de sua força de trabalho, enquanto sua receita líquida mais do que dobrou. Além disso, afirmam, ele teria imposto uma ética darwinista implacável não apenas à GE mas, por meio de seu exemplo, a toda a economia americana.

“Não vejo com tanta clareza qual é a visão que as pessoas de fora da GE têm de mim. Na realidade, mesmo na minha idade - estou com 66 anos -, ainda me surpreendo quando penso que é de mim que estão falando. Não me levo tão a sério assim. Mas, se tivesse de adivinhar, diria que é porque sempre estou preparado para dizer o que penso.” Jack Welch (Exame. 2002).

Sua importância para a economia do país

Quando Jack Welch deixou o cargo de presidente e CEO da General Electric, em setembro de 2001, a empresa tinha passado de um valor de mercado de 12 mil milhões de Dólares para um valor médio de 400 mil milhões, tornando-a na mais valiosa companhia do mundo.

Em seu período de franca expansão mundial (1981 a 2001) sob gestão do senhor Jack Welch, destacamos alguns feitos na economia Brasileira. Segue abaixo:

  • Em 1981, no Brasil, a GE transforma os lares do país com a TV em cores e participa de importantes obras de infraestrutura; 
  • Em 1989, a GE Oil & Gas faz aquisições e começa a operar no Brasil;
  • Em 1995, começam as operações da GE Fanuc no Brasil, com a oferta de hardware, software e serviços de automação industrial;
  • Em 2000, a GE Healthcare apresenta ao Brasil a tecnologia de mamografia digital, seis anos antes da concorrência.

Com um legado próspero deixado em sua gestão, a GE continua se expandindo pelo mundo e no Brasil. Em 2011, a GE escolheu o Brasil para receber seu primeiro Centro de Pesquisas Global na América Latina. Serão 24 mil m² de área construída para permitir o trabalho de até 400 pesquisadores em produtos e soluções aplicadas aos desafios locais, na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

Para alavancar as pesquisas e trazer os resultados aguardados para o Brasil, a GE investiu cerca de R$ 500 milhões no Parque Tecnológico da UFRJ, onde está desde 1° de setembro de 2011. (Fonte: Site General Eletric)

Conclusão

A Trajetória de Jack Welch dentro da General Eletric, retrata um empreendedorismo de oportunidade, pois quando assumiu em 1981, ele viu um horizonte promissor, e isso lhe interessou. Naquela época, se previa uma alta taxa de inflação, a competição estava aumentando com a entrada do Japão, e certamente, as regras do jogo estavam mudando. Embora reconhecesse que para os olhos do mercado a GE estava indo bem, ele sabia que ela tinha muito a melhorar.

Para um crescimento sólido, desafios teriam que ser vencidos, como, as barreiras externas, reduzindo os limites da GE com o mundo exterior em pleno processo de globalização econômica. Ele acreditava que essas barreiras eram apoiadas por preconceitos, que eram contra quaisquer idéias não geradas dentro da GE. Além disso, barreiras internas também precisavam ser demolidas, como o excesso de burocracia das grandes corporações (Welch odeia burocracias), ele acredita que a burocracia promove lentidão e asfixia as empresas. Ele estava determinado a demolir a burocracia e fazer uma GE mais competitiva, com isso melhorou a comunicação e acelerou as operações. Ele implementou programas que incentivam ideias e recompensavam a qualidade.

A sua visão e planejamento estratégico, aliado à sua alta competência gerencial e uma politica governamental eficaz, fizeram dessa empresa uma das maiores corporações mundiais em seus diversos ramos de atividade.

Referências bibliográficas

Jornal de negócios.pt. Quem é Jack Welch? Disponível em http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/quem_eacute_jack_welch.html

Acesso em 09 Ago. 2015.

Exame.com. Jack Welch fala sobre Jack Welch. Disponível em http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/762/noticias/jack-welch-fala-sobre-jack-welch-m0052137. Acesso em 09 Ago. 2015.

Wikipédia. Jack Welch. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jack_Welch Acesso em 09 Ago. 2015.

Site General Eletric.Disponível em http://www.ge.com/br/nossa-empresa/pesquisa_e_desenvolvimento Acesso em 11 Ago. 2015.

Site Totalqualidade.com. Disponível em http://www.totalqualidade.com.br/2012/10/a-lideranca-de-sucesso-de-jack-welch.html Acesso em 11 Ago. 2015.

Site efagundes.com. Disponível em http://efagundes.com/artigos/jack-welch-and-the-ge-way/ Acesso em 11 Ago. 2015.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com