TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Estratética

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.315 Palavras (14 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

Administração Estratégica

Orientador:

SANTOS / SP

AGOSTO, 2016

FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

Trabalho apresentado à disciplina de Administração Estratégica cód. 641P, na Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para aprovação no Plano de Estudo do curso de Administração.

           Orientador:

SANTOS / SP

AGOSTO, 2016

ÍNDICE

RESUMO/ ABSTRACT                  IV

  1. INTRODUÇÃO                  5

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                 6
  1. Conceitos centrais de estratégias                 6
  2. O entendimento do conceito de estratégia                 7
  3. Pressupostos básicos para formulação de estratégias                    8
  4. Riscos de estratégias                     9
  5. Mudança Organizacional, estrutura, pessoas, processos                    10
  1. CONCLUSÃO                12

REFERÊNCIAS                14


RESUMO

Abrantes, Matheus Aloise das Neves. (2016). Formulação das Estratégias Empresariais. Administração Estratégica (Graduação) - Instituto de Ciências Sociais e Comunicação - ICSC – Administração, Universidade Paulista - UNIP, Santos.

Palavras-chave: Planejamento 1, Administração estratégica 2, Estratégia empresarial 3.

O presente trabalho acadêmico visa destacar a importância do Planejamento Estratégico na gestão das organizações, dentro do conceito de Administração Estratégica. Apresenta as principais etapas para a implantação do processo de administração estratégica e procura esclarecer os aspectos fundamentais do relacionamento dos conceitos de visão estratégica e gestão na implantação do planejamento estratégico, bem como destacar algumas opiniões atuais de como devem ser tratados o planejamento para o presente e o planejamento para o futuro.

ABSTRACT

Abrantes, Matheus Aloise das Neves. (2016). Formulation of Business Strategies. Strategic administration (Graduation) - Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – ICSC – Administration, Universidade Paulista - UNIP, Santos.

Key words: Planning 1, Strategic administration 2, Business strategy 3.

This academic work aims to highlight the importance of strategic planning in the management of organizations , within the concept of Strategic Management . It presents the main steps for the implementation of the strategic management process and seeks to clarify the fundamental aspects of the relationship of strategic vision of management concepts and the implementation of strategic planning, as well as highlight some current views of how they should be dealt with planning for the present and planning for the future.


  1. Introdução

Muito se fala em Planejamento Estratégico nas organizações de maneira geral, e ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a esta ferramenta da administração.

O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.

Segundo Igor ANSOFF (1990), somente um número reduzido de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das organizações continua empregando as antiquadas técnicas do Planejamento a Longo Prazo, que se baseiam em extrapolação das situações passadas.

É um instrumento que força, ou pelo menos estimula, os administradores a pensar em termos do que é importante ou relativamente importante, e também a se concentrar sobre assuntos de relevância.

O mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vínculo com a administração estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados. 

A definição e os conceitos da administração estratégica são temas relevantes no entendimento da disciplina oferecida no curso de Administração da UNIP, na qual o assunto é tratado de diferentes formas, a partir de uma abordagem teórica rica em conceitos. Sendo assim, nesta breve pesquisa bibliográfica, buscou-se entender qual a visão de diversos autores sobre o assunto.

  1. Fundamentação Teórica

2.1 Conceitos centrais de estratégias

O termo estratégia deriva do grego “strátegos”, que significa general, o conceito de estratégia abrangeu movimentos políticos e econômicos visando melhores mudanças para a vitória militar. E é dessa forma que a estratégia é utilizada pelas organizações. Esse paralelo entre guerra e mercado competitivo é uma boa forma de se entender a necessidade de uma política estratégica, de forma que há sempre que se preocupar com o inimigo/concorrente, respeitando a inteligência e capacidade de provocar mudanças no cenário assim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com