TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Mercadologica

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.601 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 1 – Conceitos básicos do Marketing

Passo 1 Pesquisa

Mix de marketing é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para alcançar seus objetivos com o mercado-alvo. Consiste em tudo o que a empresa precisa fazer para influenciar a demanda de seu produto. O mix de marketing é composto pelos chamados 4p’s:

- Produto: Significa a combinação de bens e serviços que a empresa oferece ao mercado-alvo.

- Praça: Envolve as atividades da empresa que disponibilizam os produtos aos consumidores.

- Promoção: Envolve as atividades que comunicam os pontos fortes do produto e convencem os clientes-alvo a compra-lo.

- Preço:

Um programa de marketing eficaz que combina todos os elementos do mix de marketing em um programa integrado, desenvolvido para alcançar os objetivos traçados.

Passo 2 – Debater com a equipe os pontos importantes lidos no passo anterior, para os quais as empresas devem estar atentas para conquistar e manter seus clientes no século XXl e anotar os pontos importantes

Evidenciou diversas vantagens que compõem uma atuação profissional capaz de medir estrategicamente os diferentes elementos do mix de marketing, visando a possibilidade de aperfeiçoar os vínculos comerciais junto a um dado segmento através da compreensão dos teóricos da ciência mercadológica.

As ferramentas oferecidas pelo mix de marketing, utilizadas de modo adequado e direcionadas ao relacionamento entre as empresas e seus clientes, permitem que as organizações conquistem resultados mais eficientes, no entanto é necessário empenho no objetivo, no qual o da empresa Cacau Sabores é a fidelização de seus clientes, tanto na implantação quanto na execução dos meios de fidelização.

É importante que haja um foco estratégico por parte da organização, investimento em seus funcionários, tendo em vista que os mesmos serão o contato mais próximo com os clientes. Pois a preocupação em manter clientes satisfeitos e fieis deve ser uma constante na organização, uma vez que é comprovado que o custo de se atrair novos clientes é superior ao de mantê-los, principalmente, diante das inovações, incertezas e concorrência acirrada dos mercados atuais.

Sendo assim, enfatizar a importância de se voltar as atenções para os aspectos estratégicos do mix de marketing, que muitas vezes não usados e não visto com a importância que se deve, sendo estes de extrema relevância para a identificação do cliente com a atmosfera de compra e despertar no mesmo a satisfação de concluir a compra. Tem-se percebido o mix de marketing como um conjunto de variáveis elementares, que se ajustadas plenamente ao perfil do mercado-alvo, estariam aptas a potencializar as vendas.

Passo 3 Elaborar, com as informações dos passos anteriores e com base na figura abaixo, uma sugestão de estratégia para cada um dos 2Ps (Produto e Promoção) que a empresa possa utilizar para resolver o problema da variação nas vendas, e consequentemente reduzir o percentual de 45% do faturamento sobre um único produto.

Elaboramos uma proposta de melhoria voltada para os 2 P’s do mix de marketing:

Produto: Criar uma linha de produtos mais atrativa ao público alvo, que como cliente prefere apenas um modelo, assim como a maioria do fluxo da empresa onde apenas um só produto representa 45% das vendas, que consequentemente é o mais vendido. Para obter esta informação de qual linha seria a mais atrativa a equipe de marketing usará a forma de pesquisas como aliado. A pesquisa será ampliada para saber do consumidor qual o motivo do consumo apenas de ovos de pascoa, e não de outra linha de produtos Cacau Sabor, será as embalagens, os preços e com base nos resultados obtidos na pesquisa realizada com os consumidores, assim desenvolver novos produtos com as características que o público cita mais atraente. Serão comercializados além de produtos com chocolate sólidos mas também bebidas a base de chocolate como exemplo, milk shaques e base para fondue. Também serão aceitas encomendas de tortas e doces para eventos.

Promoção: Realizar promoções com os produtos que tem maior dificuldade de saída, as promoções serão divulgadas por meio de propagandas que chamam a atenção do público. Também pode ser feita com os novos produtos produzidos após a pesquisa a ser levantada, para que os clientes conheçam a nova linha e ter a informação de que a empresa se importa com a clientela por ter atendido a um pedido dos mesmos. Contudo podem ser oferecidos ao público um desconto através de cupons promocionais, brindes por adquirir determinada quantidade do produto.

Para elaborar uma mudança de logomarca atual para uma definitiva é preciso criar um símbolo que venha chamar atenção dos clientes e que esteja ligado a atividade da empresa. Assim como leva tempo para que a marca fique conhecida, por isso é necessário investimento em publicidade. Para informar aos clientes que a nossa marca tem qualidade e transparecer segurança, pois leva um tempo para a marca se consolidar no mercado. Pois cada vez que se é mudado o nome a consolidação perante o consumidor volta a estaca zero, atrasando o crescimento da empresa confundido os clientes.

Etapa 2

Passo 1 Plano estratégico de Marketing

O Plano de Marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing. Ele opera tanto no nível estratégico como no tático. Estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor da empresa, com base em uma analise das melhores oportunidades de mercado.

O Plano de Marketing tático especifica ás táticas do marketing, incluindo a característica do produto, promoção, comercialização, determinação do preço, canais de venda e serviços.

Contudo, o planejamento estratpegico orientada para o mercado é o processo gerencial que envolve o desenvolvimento e a manutenção de um encaixe entre os objetivos, as habilidades e os recursos da empresa com as oportunidades provenientes do mercado em transformação.

O Plano de Marketing é uma ferramenta estratégica gerencial utilizada para identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona as empresas, assim são necessárias estabelecer metas e objetivos, buscando conhecer as necessidades e desejos de seus clientes. Sendo um complemento ao plano de negócios é um instrumento indisponsavel ao desenvolvimento da empresa, porém esta ferramenta de gestão deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se ás suas constantes mudanças  identificando as novas tendências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com