TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção como Vantagem Competitiva

Por:   •  30/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Belo Horizonte
2015

O presente trabalho visa demonstrar alguns conceitos e técnicas ligadas ao desenvolvimento de estratégias para aumentar as vantagens competitivas no atual mercado de trabalho.

Belo Horizonte

2015

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa esclarecer alguns conceitos voltados para a Administração da Produção além de correlacionar as vantagens competitivas que podem ser colocadas em prática dentro das organizações.  

Para isso, é importante saber que o setor de produção de uma empresa é responsável pelo desenvolvimento dos produtos e serviços a partir dos insumos – materiais, consumidores e informações – em que, por meio de um sistema lógico, são realizadas as transformações necessárias para o desenvolvimento dos produtos. Dessa forma, e segundo Slack (1999, p.25) simplifica o conceito de administração da produção dizendo que se “trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços”.

Assim, defende-se o entendimento de que a qualidade na produção é um meio em que as empresas buscam para se tornarem mais eficientes e competitivas no mercado. De acordo com Skinner (1992), é importante que haja uma visão estratégica da produção e que as técnicas utilizadas pelas empresas nesse meio sejam aplicadas ordenadamente para não perderem o foco e a consistência produtiva.

A justificativa para realização deste trabalho baseia-se pelo fato de a produtividade estar intimamente ligada ao sucesso das empresas que atuam com o desenvolvimento de produtos e que utilizam diversas estratégias para alcançar seus objetivos, além de fazer uma interface com as teorias da administração da produção.

Vale ressaltar ainda, que esta pesquisa tem a preocupação acadêmica de explorar os diversos conceitos e ideias que estão envolvidos nos processos de produção das empresas e as vantagens competitivas que podem ser extraídas a partir de análises mais analíticas e abrangentes sobre este tema.

  1. ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO

Com a globalização e as facilidades advindas com a tecnologia, a sociedade contemporânea passou a ser mais exigente no que tange à qualidade dos produtos e serviços ofertados no mercado. Com isso, cabem às empresas proporcionarem e competirem pela busca da melhoria contínua no que se refere ao oferecimento de seus produtos e serviços.

Tomaél et al (2006, p.155-156) afirma a respeito da inteligência competitiva, que pode ser tomada como base e utilizada, também, como vantagem:

A Inteligência Competitiva (IC), cujo objetivo é investigar o ambiente de atuação da organização (interno e externo), para levantar novas oportunidades de negócios e reduzir os riscos, é um processo composto por várias etapas, que envolvem a identificação, a coleta, o tratamento e a disseminação de dados, informação e conhecimento. Configura-se como umas das principais alternativas que contribuem efetivamente para uma melhor execução das estratégias organizacionais. É através desse sistema de informação que a organização poderá prospectar, selecionar, filtrar, analisar e disseminar a massa informacional necessária para torna-la competitiva.

Assim, o estabelecimento de um conjunto de características que permitem uma empresa se diferenciar, agregando maior valor aos seus clientes, produzindo com maior qualidade e eficiência os seus produtos em comparação à concorrência, atuando com inteligência e utilização de técnicas, faz com estas sejam capazes de proporcionar uma maior vantagem competitiva no mercado em que atuam.

Contextualizando o surgimento sobre os estudos das estratégias de produção, é importante ressaltar que até pouco tempo as empresas se preocupavam apenas com a redução dos custos internos à organização, sem o estabelecimento de medidas capazes de proporcionar maior capacidade produtiva. Porém, com o aumento da competitividade do mercado, houve a necessidade de as empresas se comprometerem com o estabelecimento de medidas que tornassem mais eficientes os processos de produção.

Segundo Corrêa e Gianesi (1993), a utilização de estratégias de produção objetiva o aumento da competitividade da organização, buscando conformar um padrão coerente de decisões e organizar os recursos da produção, melhorando, assim o desempenho eficaz da empresa frente à grande competição existente no mercado.

Dessa forma, para alcançar de fato grandes vantagens competitivas, é necessário que seja realizada uma sequência de tomadas de decisões assertivas referentes à função produção (alinhando ainda os demais setores da organização, como o marketing; recursos humanos e setor financeiro, etc) para que os objetivos propostos sejam alcançados.

Para isso, os elementos que definem o conteúdo de uma metodologia estratégica de produção são os critérios adotados e que estão relacionados ao negócio da empresa – o mercado em que esta atua -, definindo as estratégias competitivas necessárias, priorizando-os em função da produção.

Por meio da figura a seguir, pode-se observar que o estabelecimento da estratégia de produção pelas entidades tem seu início na definição de medidas de acordo com seu ramo de atuação. Posteriormente, parte-se para a determinação dos critérios que serão utilizados e que devem ser priorizados na estratégia competitiva:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (233.3 Kb)   docx (122.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com