TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Taylor

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

No início do século XX dois engenheiros começaram os primeiros trabalhos envolvendo a administração. Um era o americano Frederick Winslow Taylor, que originou a conhecida Escola da Administração Científica, que tinha como foco as tarefas de uma organização, buscando aumentar a eficiência por meio da simplifica-ção do trabalho operário. O outro era o europeu Henry Fayol, que iniciou a Teoria Clássica, a qual se importava em aumentar a eficiência na empresa por meio de sua organização, estrutura. Por mais que Taylor e Fayol não tinham conversado entre si e tinham partido de pontos de vista divergentes, suas ideias formam os pilares da Abordagem Clássica da Administração. Neste trabalho focaremos na Administração Científica, formada principalmente por engenheiros, como Taylor, entre outros.

1. O INÍCIO DA ABORDAGEM CLÁSSICA

O surgimento da Abordagem Clássica da Administração está interligado com a Revolução Industrial, principalmente, segundo Chiavenato, em dois fatos genéri-cos:

Primeiro com o crescimento disparado e desorganizado das empresas, cau-sando uma progressiva dificuldade em ser administrada, tornando-se necessária uma abordagem científica e mais detalhada que se colocasse no lugar da improvisação, que até então era dominante. Com as empresas com dimensões maiores, começaram a surgir condições iniciais para o planejamento da produção, reduzindo o improviso. Há uma substituição das teorias de caráter global e passa a ter uma utilização de teorias microindustriais de alcance parcial.

E segundo com a exigência de aumentar a eficácia e a competência das em-presas, ou seja, de se obter o melhor uso possível dos recursos e fazer face à con-corrência que aumenta entre as empresas. Nos EUA, com a troca do capitalismo liberam pelos monopólios, instalou-se, entre 1880 e 1890, a produção em massa, sendo necessário evitar o desperdício e economizar mão de obra. Origina-se a divi-são do trabalho entre os que pensam e os que executam. Sendo os primeiros os responsáveis a consolidar o que tinha que ser feito, como, quando, onde e por quem ser realizado, criando assim as condições para o surgimento do taylorismo.

2. A OBRA DE TAYLOR

Frederick Winslow Taylor (1856-1915), considerado o fundador da Adminis-tração Científica, nasceu na Finlândia, nos Estados Unidos. Veio de uma família de princípios rígidos e foi criado pra ser disciplinado e devoto ao trabalho. Começou sua carreira como operário Midvale Steel Co., subindo a capataz, contramestre, e então, engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute. Naquela época prevalecia o sistema de pagamento por peça ou tarefa. Os altos níveis das empresas tinham como objetivo ganhar o máximo possível quando fixarem os preços das tarefas, no mesmo momento em que os operários reduziam o ritmo da produção para equilibrar o pagamento por peça determinado pela alta gerência. Esses fatos levaram Taylor a estudar o problema de produção e tentar uma solução que abraçasse tanto os patrões como os operários.

2.1 1º Período de Taylor

É correspondente á época da publicação de seu livro Shop Management, que visava técnicas para a racionalização do trabalho operário pelo estudo de tempos e movimentos. A obra de Taylor tem ênfase nas tarefas. Taylor começou pelos níveis mais baixos da organização, no mesmo patamar dos operários, e estudava minuciosamente as tarefas de cada um. Analisando seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoar e simplificar os processos. Verificou-se que alguns operários produziam mais que outros, ou seja, se o operário mais produtivo percebesse que ganha o mesmo tanto que o operário menos produtivo, este acaba perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Surgindo, então, a necessidade de pagar cada funcionário de acordo com o que produz. Produzindo mais, se ganha mais.

Segundo Taylor em Shop Management, o objetivo era pagar quem fosse mais produtivo e reduzir os custos unitários de produção. Os empregados deveriam ser acertadamente selecionados de acordo com métodos científicos de pesquisas, e esses seriam de suma importância para que a alta gerência pudesse padronizar e permitir a supervisão das operações de fábrica. Os empregados devem ser treinados para aperfeiçoarem suas aptidões e realizarem da melhor maneira possível as tare-fas cumpridas.

2.2 2º Período de Taylor

Esse período corresponde à publicação do livro Princípios da Administração Científica, de Taylor, no qual este se deu conta que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada pelos patrões e que a aplicação de seus princí-pios fossem coerentes. Para Taylor as empresas sofriam com três fatores:

• Vadiagem sistêmica dos operários;

• Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para a sua realização;

• Falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com