TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração e Negociação de Conflitos

Por:   •  24/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Administração e Negociação de Conflitos

Módulo: 1 ao 4

Aluno: Bruna Maria Oliveira Teixeira

Turma: 1122-15

Tarefa: Análise de negociação da série La Casa de Papel

Introdução

Cada vez mais ouvimos falar de análise comportamentais, saber ouvir, falar, trabalhar em grupo – soft skills. A soft skill está diretamente ligada ao poder de negociação. Um dos maiores especialistas mundiais em negociação, Ury garante que seja nos negócios ou na política, um dos segredos ao ir para uma mesa de negociação é saber ouvir. “As pessoas costumam achar que negociar é saber falar, mas é, na realidade, muito mais sobre ouvir” e saber ouvir é uma soft skill desafiadora no mundo atual onde somos bombardeados de informações.

Desde o início da humanidade descobrimos o quão importante é o poder de uma negociação. Negociamos o tempo todo, seja na vida profissional ou até mesmo na vida pessoal. Uma negociação bem-sucedida é o poder chave para o sucesso de uma organização.

Sendo assim, o objetivo dessa atividade é analisar os conceitos e dinâmicas realizadas em uma cena da serie La Casa de Papel – 2017 de Álex Pina. A série retrata um roubo planejado na casa de moeda da Espanha, uma negociação muito bem planejada e negociada.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

1- Breve Resumo: Após anos estudando o plano perfeito do que seria o maior roubo da história, o professor separa todos por equipe e traça mais de um plano, todos os planos com base em regras como: não matar ninguém, não se relacionar entre eles e evitar as distrações. Ao analisarmos a cena principal que é a negociação do professor com a investigadora Alicia Sierra percebemos que o tempo todo ele usa a seu favor o poder de persuasão, vamos para a análise concreta:

2 – Classificação das partes envolvidas:

Uma das partes mais importante para a negociação é saber com quem você está e vai realizar a negociação. Na cena observamos o professor e a negociadora Alicia representando a polícia da Espanha (tem poder de decisão na cena), também há a negociação interna entre o professor e os assaltantes; Tóquio, Rio, Berlim, Nairóbi, Denver, Moscou, Helsinki e Oslo.

3- Identificação das fontes de  poder,  ferramentas  e  táticas:

Vimos que o sucesso da negociação depende de uma serie de fatores como o tempo, informação, escuta ativa e poder de fala. O professor sempre tentava buscar mais tempo nas negociações para aumentar o seu ganho -> quanto mais tempo mais dinheiro impresso. Na cena retrata uma situação de conflito quando a investigadora Alicia encontra o seu esconderijo e consegue prender o professor. Logo após o conflito, Alicia inicia o trabalho de parto, com isso, o professor demonstra seu poder de persuasão incentivando Alicia a realizar a sua soltura. O professor afirma que a forma mais segura de Alicia ter o bebê seria o soltando para que ele pudesse ajudá-la e ele ganhasse a sua liberdade.

Percebemos que a todo momento o professor reliza o uso de táticas de concessões.

4- Avaliação das etapas de negociação:

  • Planejamento: O professor realizou várias alternativas de planos e mesmo assim teve imprevistos, como a cena surpresa no qual Alicia descobre o seu esconderijo. Percebemos que o professor consegue buscar informações e usar a situação da gravidez a seu favor. 
  • Execução: Além de informações coletadas ao longo do tempo em seu planejamento o professor também contou com a ajuda da investigadora.
  • Controle: A todo o tempo o professor transparece segurança e confiança, tanto para a investigadora como os assaltantes.

5- Descrição da comunicação verbal e não verbal:

O professor usa ao seu favor a linguagem verbal, ao analisarmos a não verbal percebemos que ele utiliza o poder do convencimento passando confiança e controle emocional.

6- Avaliação dos aspectos positivos da negogicação observada e sugestão de melhorias:

O professor sempre usou a seu favor o apelo emocional e seu conhecimento. Usou muito bem a linguagem verbal e não verbal, mesmo em situações de grande conflito ele se manteve a calma e transparecia tranquilidade na fala. Como ponto de melhoria colocaria a integração entre a equipe do professor. Devido conflitos internos entre os assaltantes houve duas mortes que se houvesse uma negociação utilizando o poder da negociação emocional poderiam ter sido evitadas.

7- Estabelecimento de um paralelo com sua realidade profissional:

Ao analisar minha experiência profissional passada e atual, vejo que qualquer atividade feita no dia a dia há uma negociação; e que quando ela é bem planejada e executada com processos vemos uma resolução duradora e mais rápida.

Algo que está extremamente ligado ao poder de negociação são as soft skills, vimos o tempo todo como o professor fez o bom uso das soft skills e como ela o ajudou e pode nos ajudar no dia a dia, saber ouvir, manter a calma e o principal que é ter integração entre as equipes.

Considerações Finais

Vimos que uma negociação de conflitos está diretamente ligada a soft skills, é importante ressaltar que é necessário conhecer as ferramentas e táticas para cada situação.

Para negociar, temos que ter uma cabeça de engenheiro, mas precisamos também ter a cabeça de um psicólogo para saber lidar com o ego e os sentimentos das pessoas. É preciso ser os dois (WILLIAM URY).

Referências bibliográficas

WILLIAM URY; QUER SER PH.D EM NEGOCIAÇÃO? Disponível em: < https://www.williamury.com/quer-ser-ph-d-em-negociacao/ > acessado em 13/01/2022.

LA CASA DE PAPEL. Disponível em < www.netflix.com.br >  acessado em 13/01/2022 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com