TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração e Seus Principais Conceitos

Por:   •  15/3/2020  •  Dissertação  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFACS – Universidade Salvador

CURSO – Administração

DISCIPLINA – Fundamentos da Administração

PROFESSOR – Leila Oliveira

ALUNO – Mariana Fonseca dos Santos

Administração e seus principais conceitos

A ideia da administração se deu ao longo dos anos, até mesmo antes de cristo, a necessidade de resolver os problemas vieram átona e assim exercendo a arte de administrar sucessivamente ocorrendo também com outros países.

Na evolução histórica, a igreja católica romana e as organizações militares foram as mais que se destacarão, de acordo a sua administração as técnicas organizacionais, e a eficácia do foco nos objetivos protagonizou um grande reflexo.

A revolução industrial foi o fenômeno que apresentava rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e política, na moderna administração de empresas entre os séculos XIX e XX.

Diante do século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano apresentando os princípios da administração cientifica, Taylor preconizava a pratica da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos afim de assegurar seus objetivos, dizia que o salário era importante mais não o fundamental para a satisfação dos trabalhadores, enquanto Taylor tinha essas teorias, Henri Fayol que era um engenheiro francês tinha quatorze princípios básico que poderia ser estudado de forma complementar as de Taylor, Fayol  por sua vez defendia a administração clássica, essa teoria tinha como objetivo a obsessão pelo comando a empresa como um sistema fechado e o controle dos trabalhadores. Com tudo, podemos observar na pratica atualmente os quatros princípios básicos da administração posicionado por Taylor e Fayol.

De acordo o filme (o chefe espião. Os parques de diversão a Herschend Entertainment) foi possível visualizar no início do filme o primeiro princípio: Planejamento,  o presidente da empresa, identificou que os negócios não iriam bem, e teve um planejamento, a atitude de se passar por um funcionário durante uma semana na sua própria empresa, para atingir o objetivo de melhoria fazendo o acompanhamento de cada setor na presença de funcionários para analisar como era efetuado o processo e para analisar a satisfação de cada um deles.

Identificamos o segundo princípio: Organização, cada setor tinha sua demanda, tinha funcionários, hábitos bem treinados a fazer o processo que tinha que ser feito.

O terceiro princípio: Controle, fez parte do planejamento, supervisionar de perto as atividades de cada setor para o acompanhamento da identificação de falhas no processo ou na implementação de melhoria garantindo a viabilidade do plano estipulado.

 e por fim o ultimo princípio: Direção, nos últimos capítulos do filme, o presidente da empresa se identificou para os funcionários os avaliando tendo uma comunicação de negociação para melhoria de vida no trabalho.

 Sendo assim compreende-se que a idealização dos quatros princípios básicos da administração foi primordial para um bom desenvolvimento das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com