TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração e negociação de conflitos

Por:   •  19/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina:

Negociação e Administração de Conflitos

Módulo:4

Aluno: Denilson Magalhaes Costa

Turma:

ONL01805-PROJC06T1

Tarefa: Atividade individual

Introdução

O filme em geral descreve aspectos da realidade que podem nos ajudar a diferentes análises sobre o comportamento das pessoas e diversas interações mediante as técnicas de negociação.

Com base na assertiva acima para realização da análise foi utilizado o filme “Coach Carter – Treinamento para Vida” com o proposito de identificar as técnicas de negociação através de jogadores de um time de basquete e o aprendizado que eles adquirem ao logo dos treinos e da convivência.

A firme postura do treinador aliada aos seus planejamentos e estratégias para atingir seu objetivo foi crucial neste processo.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

O filme retrata um cenário, onde um time de basquete não tinha êxito em seus treinamentos, partidas e com isso, era considerado um péssimo time.

Observa-se que o treinador atual do time, busca um sucessor, esta transição foi fundamental para crescimento do time e de cada jogador.

O novo treinador demostra de imediato ter conhecimento do ambiente, comportamentos e conflitos que seriam enfrentados para que seu projeto pudesse ter êxito.

Já de inicio o novo treinador apresentou seu plano estratégico, onde as regras estabeleciam um nível de comprometimento para jogadores e instituição de ensino. Podemos perceber que ele também fez uma leitura holística da situação do time e de seus jogadores, considerando as ameaças e oportunidades para suas vidas profissionais e pessoais.

No primeiro encontro com seus jogadores, já alinhou com clareza as regras e acordos, fazendo com cada um pensassem em suas escolhas, pois elas poderiam ter consequências imediatas ou decisivas em suas carreiras.

As ações de disciplinas e persistência rapidamente predominam entre a equipe, dado que o treinador não abre mão do método a ser implantado.

Podemos observar que por mais que alguns jogadores se opunham as suas regras e medidas disciplinares, as investidas não abalavam o plano e objetivo do treinador, ele era consistente, coeso e com um nível de expertise na qual os resultados já iam aparecendo. Ele despertou em sua equipe a necessidade de sair da zona de conforto, mostrando a eles que todo trabalho bem feito produziria resultados surpreendentes.

Como de fato o time se transforma em um colecionador de vitórias, sendo reconhecido na mídia e instituição.

Mas os jogadores não estavam alinhados com os compromissos que haviam assumido em um contrato assinado junto ao treinador, onde previa que as médias de notas tivessem um nível aceitável para que pudessem permanecer no time. O objetivo do treinador ia além da fama e reconhecimento do time, ele buscava uma formação de caráter e crescimento pessoal de cada jogador dentro da instituição de ensino.

O treinador percebeu que a instituição não o entregava os indicadores acordados em contrato, e ao questionar a direção da instituição foi orientado a não valorizar este item se dado o histórico que os jovens jamais iriam para uma faculdade, ou sequer terminariam o segundo grau. Sua determinação e foco para seu objetivo, fez com que ele abortasse todos os treinamentos e que sua equipe não mais participasse dos jogos.

A pressão apareceu de ambos os lados, jogadores, família dos jogadores, mídia e instituição educacional, até que o treinador foi levado a um júri para que a situação fosse definida.

Durante o júri o treinador já havia se posicionado em sua estratégia e ação de acordo com o resultado do final do júri, que não apoiou a decisão do treinador. Após esta definição o treinador se desligou da instituição e de seu projeto, por entender que as premissas não estavam sendo respeitadas e não traria os resultados no qual acreditava, mais uma vez ele demostra controle e foco em seu projeto.

Ao sair do ambiente, ele resolve ir até a quadra onde realizava os treinos, e percebi seus jogadores sentados em mesas escolares, com material didático e seus professores, eles buscavam a entrega dos indicadores que o treinador havia mencionado em seu contrato. Neste momento, fica evidente a surpresa na qual o treinador se deparou, percebeu que seu trabalho havia dado fruto e proporcionado uma mudança no perfil de seus jogadores.

Diante do atingimento dos resultados pelos alunos, o treinador retornou como os treinamento e jogos.

O último jogo na qual o time participa ele não consegue obter uma vitória, mas ao final seu treinador deixa uma mensagem, onde os encorajam que nem sempre ganharemos tudo o que participamos, mas que a firmeza e a coragem de participar e se preparar já nos faz vencedor.

O filme deixa muito claro que no ambiente de negociação, é preciso estar preparado, ter informações, analisa-las e conferi-las constantemente.

Foi possível observar a utilização de várias ferramentas de negociação aprendida nesta matéria, sendo o gerenciamento de conflito, persuasão, poder, relação de confiança, relação ganha – ganha.

É necessário ter pulso firme, acreditar e entregar os resultados

Como ponto positivo, foi possível perceber a visão holística do treinador em fazer mais que o seu trabalho. Pois fica evidente que a instituição não fazia o seu papel educador na excelência, já estavam acomodados e sem motivação para atingir melhores resultados.

O paralelo com minha realidade profissional foi muito gratificante, pois sempre trabalhamos com pessoas, que muitas vezes apenas estão preenchendo vagas, sem objetivos, falta de vontade de fazer as coisas acontecerem. Diante deste cenário precisamos agir de forma a fazer com que estes profissionais possam entender seu papel dentro da organização, construindo um novo rumo para suas carreiras e perspectivas de vida profissional e pessoal. Nem sempre teremos uma equipe de alta performance em nosso ambiente de trabalho, mas temos que ter foco, direção e determinação, combustível que fomenta a mudança de rumo e direção dentro das instituições.

Referências bibliográficas

Coach Carter: treino para a vida (2005), de Thomas Carter.

Negociação e administração de conflitos/Eugenio do Carvalhal, Antônio André Neto, Gersem Martins de Andrade, João Vieira de Araújo. 2 ed. – Rio de Janeiro – Editora FGV ,2009 188 P.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (858.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com