TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração em Comunicação

Por:   •  3/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

CAMPUS SANTO AUGUSTO

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MONIQUE ANTES

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA:

ESCOLA CULTURAL

SANTO AUGUSTO

2021

MONIQUE ANTES

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA:

ESCOLA CULTURAL

Trabalho apresentado ao Instituto Federal Farroupilha IFF – Campus Santo Augusto como requisito parcial de avaliação da disciplina de Administração Estratégica.

Professora orientadora: Simone Ceretta

SANTO AUGUSTO

2021

INTRODUÇÃO

Segundo Mintzberg et al. (2010),o planejamento é uma necessidade e sem o qual  o  destino  do  futuro  da  empresa  torna-se  completamente  impossível  de  se prognosticar. A Formação de Estratégia como um Processo Coletivo de acordo com a Escola Cultural, enquanto o poder concentra-se em interesses próprios, a cultura leva em consideração os interesses comuns.

A cultura determina como uma organização age e reage aos estímulos, como ela interpreta o mundo, as atividades e os artefatos que as refletem. A cultura é coletiva, organizacional e cognição coletiva, ou seja, representa a mente da organização, suas crenças, tradições, hábitos, manifestações etc.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A ORIGEM

A cultura foi "descoberta" em administração nos anos 80, graças ao sucesso das corporações japonesas que pareciam fazer as coisas de maneira diferente das americanas e, ao mesmo tempo, imitavam a tecnologia dos Estados Unidos. Todos  apontavam para a cultura japonesa e, em especial, para como esta se havia manifestado nas grandes corporações japonesas, fazendo surgir uma extensa literatura americana para explicar o fato, seguida de todos os tipos de intervenções de consultoria para destacar a cultura. No entanto, isso não valeu muito para aumentar a compreensão de estratégias, porque tratava principalmente de organização e motivação do trabalhador.

2.2 PREMISSAS

Abaixo resumimos as principais premissas da escola cultural- caso você prefira, seu conjunto de crenças.

1. A formação de estratégia é um processo de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização.

2. Um indivíduo adquire essas crenças através de um processo de aculturação ou socialização, o qual é em grande parte tácito e não verbal, embora seja, às vezes, reforçado por uma doutrinação mais formal.

3. Portanto, os membros de uma organização podem descrever apenas parcialmente as crenças que sustentam sua cultura, ao passo que as origens e explicações podem permanecer obscuras.

4. Em consequência disso, a estratégia assume a forma de uma perspectiva, acima de tudo, enraizada em intenções coletivas (não necessariamente explicadas) e refletida nos padrões pelos quais os recursos ou capacidades da organização são protegidos e usados para sua vantagem competitiva. Portanto, a estratégia é melhor descrita como deliberada (mesmo que não seja plenamente consciente).

5. A cultura e, em especial, a ideologia não encorajam tanto as mudanças estratégicas quanto a perpetuação da estratégia existente; na melhor das hipóteses, elas tendem a promover mudanças de posição dentro da perspectiva estratégica global da organização.

2.3 CONTRIBUIÇÕES

- A contribuição da Escola Cultural está na dimensão coletivista de processo social, que assegura um lugar para o estilo organizacional ao lado do estilo pessoal.

- A formação da estratégia torna-se a administração da cognição coletiva.

- Esta escola se aplica mais a organizações com culturas mais ricas, às grandes organizações e a períodos específicos da maior parte das organizações, como períodos de reforço, de resistência às mudanças, de recomposição e de revolução cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com