TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adolescência

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A adolescência é um período marcado por vulnerabilidades em virtude de ser uma etapa da vida em que os conflitos são do âmbito social, psicológico, físico, dentre outros. O início prematuro da vida sexual na adolescência é bastante comum e com isso contribui para o aumento da predisposição de infecção pelas DST, como também a uma gravidez precoce. Para que isso não aconteça é necessário mudanças de hábitos de risco, por meio de ações de prevenção. Dentre estes, o preservativo, quando utilizado de forma correta, é eficaz contra essa doença, mas não só contra ela como também em relação às outras DST e à gravidez. Muitas vezes, esses adolescentes não têm nenhum diálogo em casa sobre sexualidade, nem mesmo na escola. A família joga para a escola a responsabilidade, e a escola, por sua vez, para a família, sendo que ambas se sentem despreparadas para abordar esse assunto. Para tanto, é preciso um processo educativo, tomando como alicerce hábitos e costumes de um grupo ou de um indivíduo, pois assim métodos educativos serão eficazes. Alguns pais não conseguem falar sobre sexualidade nem acerca da prática sexual segura com os jovens em razão de vários fatores, dentre eles: falta de instrução sobre DST, vergonha, falta de liberdade com os filhos em virtude da cultura na qual eles vivem, pois veem o sexo como tabu. O agravante é que muitos iniciam sua vida sexual sem essas informações, repercutindo numa questão de Saúde Pública. A informação sobre sexo seguro é discutida entre os próprios jovens, muitas vezes, erroneamente, existindo também informações trazidas pela mídia que nem sempre são claramente compreendidas. Desta forma, cabe ao profissional orientar tanto os pais quanto os jovens a respeito desse assunto.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa documental, que tem função de formar e esclarecer um conteúdo, elucidando uma questão de acordo com o propósito do pesquisador. A pesquisa de artigo foi realizada por meio do assunto adolescente e sexualidade, na base de dados SciELO em dezembro de 2006, totalizando 12 artigos, dos quais foram selecionados oito para constituir a amostra do estudo, juntamente com dez textos selecionados de livros publicados. Em seguida, os resultados encontrados foram distribuídos em quatro categorias, que foram suscitadas dos temas da discussão dos textos selecionados, a saber: adolescência, vida sexual e vulnerabilidades para DST; sexo seguro e orientação sexual.

RESULTADOS

Os artigos destacam que a temática é um problema relevante na sociedade partir do que foi descrito por autores em relação à adolescência e a vulnerabilidades às doenças sexualmente transmissíveis.

CONCLUSÃO

Conclui-se que as vulnerabilidades intrínsecas da própria adolescência a caracterizam como um período delicado, quando eles precisam da atenção especial dos pais, da escola, dos profissionais de saúde, principalmente no contexto das DST/aids e de uma gravidez precoce. Nesse sentido se faz necessária a atuação das escolas na informação sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis com o intuito de reduzir os fatores de riscos mediante orientações pertinentes à realidade dos jovens, como, também, capacitá-los para o amadurecimento da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com