TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Mercado

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        1º desafio = microeconomia e macroeconomia        

3        2º desafio = Métodos quantitativos        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Enquanto a Macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preço, emprego e desemprego, estoque de moeda, balança de pagamento e taxa de cambio, a Microeconomia ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, isto é como a empresa e os consumidores se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Esta ultima estuda também o funcionamento da oferta e da demanda na formação dos preços e se preocupa em explicar como são fixados os preços e seus fatores de produção.

Veremos a seguir como essas duas áreas atuam de forma direta no dia a dia das pessoas, influenciando diretamente na tomada de decisões e no comportamento de comerciantes e consumidores, através da analise realizada no mercado Lisboa, situado na cidade de Rio Quente no interior de Goiás.

O mercado Lisboa atua a menos de 1 ano na cidade e é uma empresa familiar, comandada por Marcio Pazzeli Lisboa, sua esposa Ana Clara Lisboa e seu pai Bosco Lisboa  e conta ainda com a ajuda de dois funcionários, a ajudante de limpeza e também estoquista Carla Medeiros e o açougueiro João de Barros.

O objetivo deste trabalho é oportunizar aos alunos a realização de uma pesquisa de campo, baseada nos assuntos tratados nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia; Ética, Política e sociedade e Métodos Quantitativos.

O trabalho está dividido em três partes, onde na primeira será abordado o conceito de Microeconomia e Macroeconomia, analisando as estruturas de mercado abordadas nas aulas. Na segunda parte será relatada uma pesquisa feita ao que diz respeito aos Métodos Quantitativos, indicando a importante destes nas tomadas de decisão e por fim será descrito a pesquisa feita em cima do tema abordado sobre Ética, Política e Sociedade.

Para a realização deste trabalho, foi feita  uma pesquisa bibliográfica nos livros orientados, enriquecida de pesquisas em sites, entrevistas e artigos que tratavam o tema de forma coerente.


  1. 1º DESAFIO = MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Para a elaboração desde desafio, foi realizada uma pesquisa de campo no mercado Lisboa, situado na cidade de Rio Quente, onde trabalham 5 funcionários, sendo 2 não pertencentes a família que é proprietária, abordando as seguintes questões:

  1. Qual a sua idade?
  2. Quanto tempo mora na cidade?
  3. Quantas pessoas moram na sua casa?
  4. Qual sua renda?
  5. Quanto gasta em media com compras?
  6. Qual sua principal distração?

O mercado disponibiliza produtos do gênero alimentício, açougue, e itens básicos para o lar, porem possui marcas em um numero restrito, apesar de oferecer boa parte das melhores marcas do país.

Em relação aos clientes, recebem em media de 1 a 2 salários mínimos, têm no Maximo 2º grau completo, sendo que uma parte esta cursado nível superior, vivem em uma relação estável com filhos e freqüentam o mercado uma vez por mês para compras maiores, gastando em media R$300 a R$400 em uma hora e eventualmente para compras de emergência.

Por se tratar de um mercado que abriu a pouco tempo, a única forma de pagamento aceita é dinheiro e m casos isolados, o proprietário abre “conta” para pagamentos mensais.

Em relação a produtos, no ato da compra a preferência é por marcas famosas como OMO, DANONE, COLGATE, mas na hora da escolha, levam sempre o produto mais em conta, não necessariamente o mais barato, independente da marca.

Quanto à definição de preços, os administradores optam por manter os valores pouco acima do equilíbrio e com isso fazem promoções eventualmente para fidelizar seus clientes e atrair novos.

Segundo VASCONCELOS (2002):

O preço na economia de mercado é determinado tanto pela oferta quanto pela procura, não havendo escassez ou excesso de oferta nem de demanda. Uma variação importante na hora de definição de preços, dentro da analise microeconômica, é o preço relativo, que se caracteriza como sendo a relação entre os preços de vários bens. Se um produto de uma mesma categoria sofre uma porcentagem de desconto terá um aumento na demanda em detrimento á diminuição da demanda do produto que não sofreu a queda de preços.

A inflação interfere nos preços praticados pelo mercado, pois, segundo FREIRE (2015) a inflação no Brasil é medida pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – através do IPCA – Índice nacional de Preços ao Consumidor Amplo – que avalia, entre outros grupos de produtos, a variação de preços de Alimentos e Bebidas, que correspondem a 23,12% do índice. Sendo assim, sempre que essa variação esta alta, os preços dos produtos sobem para atender a encargos como transporte, manutenção, funcionários, etc.

Em se tratando de fornecedores, o mercado avaliou em sua implantação, aqueles que já atendiam outros comércios da região, pois, segundo o proprietário, isso facilitaria a entrega dentro dos prazos e as taxas de entrega eram mais favoráveis. A forma de pagamento é sempre á vista no ato da entrega.

Em relação a concorrentes, existem outros mercados na cidade, porém não possui a mesma variedade de produtos oferecidos e nenhuma estratégia de venda.


  1.  2º DESAFIO = MÉTODOS QUANTITATIVOS
  1. 1º momento:
  • Identificar a idade dos clientes do mercado
  • Variável utilizada será a Variável Quantitativa demográfica
  • Coleta de dados = levantamento através de Coleta Direta.
  • Amostra Probabilística por Conglomerado
  • População = Grupos (Clusters)

Para Netos (2002, p.40) quando uma população apresenta uma subdivisão em grupos menores, é possível e conveniente fazer – se a amostragem por conglomerados, a qual consiste em sortear um numero suficiente, cujos elementos constituirão a amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com