TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Marketing Coca Cola

Por:   •  17/6/2020  •  Seminário  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

SUMÁRIO..................................................................................1

INTRODUÇÃO...........................................................................2

ANÁLISE DA SITUAÇÃO..........................................................2

              ANÁLISE EXTERNA....................................................2

              ANÁLISE INTERNA.....................................................4

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING.............................5

SEGMENTAÇÃO........................................................5

MERCADO ALVO.......................................................5

POSICIONAMENTO...................................................5

COMPOSTO DE MARKETING.................................................5

PRODUTOS REFRIGERANTES COM VARIANTES...............6


1.Introdução

A Coca cola foi iniciada em 1886 na cidade de Atlanta nos Estados Unidos. O farmacêutico americano John Pemberton criou uma mistura de cor caramelo que, entre os ingredientes, continha de noz-de-cola e folha de coca. Misturou o xarope com água gaseificada com o objetivo de criar algo que pudesse ajudar na digestão e dar energia. Ele apresentou a sua invenção a um contador chamado Frank Robinson, que registrou a bebida e em 1888 os direitos de vendas foram comprados por Asa Griggs Candler. No ano de 1891 Asa Griggs adquiriu direitos totais sobre a Coca Cola foi graças a ele e as suas táticas agressivas de marketing levaram a empresa a conquistar largas fatias do mercado de refrigerantes no mundo, a partir do século XX até os dias atuais.

A filosofia é impulsionada pelo desejo de atrair e satisfazer a demanda dos consumidores, gerar consistentemente valor econômico para os acionistas, assim como um maior desenvolvimento social. Através dos anos temos sintetizado nossa filosofia em uma simples missão: “Satisfazer e agradar com excelência ao consumidor de bebidas”.

A Companhia dá emprego a mais de 70.000 pessoas e nos últimos anos faturou aproximadamente 21 bilhões de dólares de lucro líquido anual. A Coca Cola visa duplicar o valor de seus negócios a cada 5 anos, gerar uma importante proporção de receitas em mercados ou moedas estrangeiras, proporcionar aos acionistas um atrativo rendimento da sua inversão, serem líderes em mercados onde participarem, contribuir no desenvolvimento social local.

2. Análise da Situação

2.1. Análise externa

        Análise externa de uma empresa envolve fatores como macro e micro ambiente. No macro ambiente da empresa estão os fatores que ela não tem controle sobre, como economia do país, a parte legal da empresa e até os avanços tecnológicos do ambiente. Já no micro ambiente envolve fatores mais próximos à empresa, como fornecedores, clientes e até concorrentes.

        Na economia, a Coca-Cola, por ser um produto de bem de consumo, não se prejudica tanto quanto os bens de alta ordem da economia, pois não precisa de poupança ou de grandes avanços na produtividade de um país para conseguir que seus produtos sejam colocados nas mesas de jantar das casas dos habitantes. Uma garrafa de Coca Cola, no país onde ela é vendida pelo maior preço, na Suíça, em 2019 custava U$4,02 (aproximadamente R$15 na época), já em países como Paquistão e Bangladesh ela custava aproximadamente U$0,28. Assim é possível concluir que tanto em ambiente de crise, como em um que seja próspero, os produtos da Coca-Cola serão vendidos, ainda mais por que a própria propaganda da marca deixa claro que não há nada melhor que uma Coca gelada em um almoço de família.

        A parte política-legal do ambiente para a Coca no Brasil é bem extensa, prejudicando a entrada de concorrentes, assim a empresa acaba ganhando certo monopólio institucional para operar, tendo poucos concorrentes. Ademais há uma grande dificuldade de abrir qualquer tipo de empresa no Brasil, e isso aumenta quando envolve algo que será ingerido por um cliente, ou seja, algo que pode causar uma grande intoxicação se for fabricado sem os devidos cuidados.

        A Coca-Cola conseguiu não só ser um produto muito consumido, mas também um produto cultural, ele participa da cultura do lugar em que está, nos EUA, por exemplo, ela é vista como uma marca patriótica por ter investido no exército americano na segunda guerra mundial. Já no Brasil a marca está ligada a família, todo almoço de domingo tem que ter Coca-Cola, além disso, ela representa e até cria os feriados como vemos hoje, no Natal a figura barbuda e de roupas vermelhas foi criada pela Coca.

        A Coca-Cola não tem uma grande restrição de público, a intenção dela é a distribuição em massa, alcançando públicos de todas as classes sociais e também de todas as idades.

        A Coca tem como concorrentes qualquer marca de bebida, ela tem concorrentes mais diretos como a Antártica e a Pepsi. Porém tem alguns mais indiretos como a Sufresh, Mas a Coca sempre prevalece como a maior marca, ela tem grande poder tanto de mercado como de compra para adquirir possíveis concorrentes.

        A Coca tem 39 principais fornecedores, que foram premiadas pela empresa pelos serviços, entrando em categoria ouro, prata ou bronze. Por ser uma empresa que atua em diversos setores da economia a Coca-Cola tem diversos fornecedores.

        As forças da Coca-Cola são suas habilidades de comunicação, sempre atingindo o consumidor pelos sentimentos, criando referencia ao natal e a eventos esportivos, sempre ligando seu produto a momentos felizes, isso já está enraizado na cultura do lugar, além disso, por diversificar os setores de atuação a Coca-Cola consegue diluir muito seu risco de atuação, tanto para investidores como para a própria empresa.

        Sua fraqueza pode ser que por ser uma empresa grande ela já atingiu um período onde o crescimento exponencial é difícil, tendo uma necessidade de constante evolução.

        Sua oportunidade pode estar na regulamentação e burocracia extrema para entrada de concorrentes, podendo assim estar numa zona de conforto que facilite ser a maior marca sempre.

        Sua ameaça é considerada o mercado fitness que julga a Coca como um produto que prejudica a saúde, assim é necessário criar produtos adequados para esse mercado crescente que vem captando cada vez mais adeptos.

2.1. Análise interna

Notoriedade da marca Coca-cola Company, entrega imediata nos pontos de vendas; Serviços de assistência ao consumidor linha de informações; Preocupação com benefícios valorizados pelos consumidores: como nomeadamente a saúde; Preços acessíveis; Grandes investimentos em publicidade; Parceria com outras marcas; Fidelização dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com