TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do Filme “Tempos Modernos”

Por:   •  23/2/2022  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do filme “Tempos Modernos”

        

        O filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin foi lançado em 1936 e faz uma analogia a época da Revolução Industrial.

        O filme inicia com Charlie trabalhando em uma metalúrgica, sua função era apertar parafusos, realizando movimentos repetitivos. A produção era baseada na divisão de trabalho, cada operário era responsável por uma etapa do processo produtivo. De tanto o personagem Carlitos realizar movimentos repetitivos e tendo que lidar com situações durante o dia, como por exemplo, a hora de ir ao banheiro ou até mesmo na hora do almoço, causa-lhe stress e perda da razão, pensa que deve apertar tudo que se parece com formatos de parafusos.

        Na fábrica os operários são supervisionados por um supervisor rígido, que controla o dia a dia dos operários, a ida ao banheiro e o intervalo do almoço, que são tempos curtos, sem que o operário tenha uma hora de descanso. Aonde entra o poder, a força e a autoridade para os operários aumentar a produtividade, os administradores da fábrica mandou criar uma máquina que realiza o almoço dos operários, em um tempo reduzido, para que o operário possa se alimentar e logo em seguida voltar para sua tarefa de trabalho. Os proprietários não se importavam com os operários, havia a exploração dentro da fábrica devido à busca da produtividade, do lucro, fazendo com que eles fizessem suas atividades muito mais rápidos para obter um produto em menos tempo, fazendo seu trabalho de acordo com a máquina.

        O filme retrata uma sociedade em caos, Carlitos conheceu uma moça que vivia na pobreza, roubando comida para suas irmãs e para seu pai que estava desempregado, logo depois, seu pai foi morto, mostrando a violência nas ruas na época, para não ir para um abrigo a moça foge.

        Carlitos ao conseguir emprego de volta na fábrica, logo depois os funcionários entram em greve, as greves e manifestações eram constantemente agressivas e reprimidas pelas as autoridades, defendendo interesses capitalistas, e em meio a confusão, jogam sem querer uma pedra no policial, e Carlitos é preso novamente.

        Carlitos sai da prisão, e ver novamente a jovem moça, que havia conseguido um emprego como dançarina em um restaurante mostrando um trabalho infantil, hoje existem leis a serem seguidas mediante a contratação de menor. Nessa parte do filme mostra como é a inserção da mulher no mercado de trabalho.

        O filme retrata problemas causados pela força, poder e autoridade sobre as pessoas nas organizações, embora o filme ter lançando em 1936, ele ainda se torna atual, mesmo com as informações da tecnologia e comunicação, a pressão pelo resultado não parece ter mudado. Do filme dá para extrair diversas lições, especialmente nas áreas administrativas e da sociologia.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com