TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Guerra

Por:   •  13/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

A Arte da Guerra

Sun Tzu foi um filosofo estrategista chinês que comandou e venceu muitas batalhas, ele viveu cerca de dois mil anos atrás e deixou um grade legado para quem quiser vencer uma guerra.

Muitos lideres e generais seguiram seus conceito e obtiveram êxito nas suas batalhas, porém outros não seguiram e colocaram uma nação inteira em perigo.

Observando o contexto dessa leitura fica claro que San Tzu foi um grande estrategista pois seus conselhos deixa claro que precisamos deixar o intelecto se sobressair a força bruta, evitar o confronto direto onde as forças inimigas estão concentrada e atacar seu lado mais frágil, assim conquistando pequenos territórios até atingir seu alvo principal. Ele mostra que fazer planos é decisivo num combate, usar espiões infiltrados e estratégias de conhecer seu oponente assim talvez até mesmo converter os espiões rivais em agentes duplos. San Tzu afirma que qualquer pessoa pode se tornar um guerreiro, basta as ordens de seus generais serem bem claras e em uma situação de perigo, não vão recuar, pois não há outra opção a não ser lutar.

Conhecer o meio em que travará a batalha, conhecer o inimigo e a si mesmo, ser vigilante e astuto é vencer uma guerra sem desembainhar a espada

Um bom exemplo de general que obteve vitória seguindo os conselhos de San Tzu foi “ Vo Nguyan Giap” que comandava os vietnamitas na guerra do Vietnã contra os EUA . Giap teve a sábia decisão de consultar seus conselhos mesmo quase dois mil anos após sua existência ainda surtira efeito.

Giap seguiu sua estratégias e fez um grande feito logístico como escavar túneis subterrâneos e transportar armamentos, comida, água remédios e os seus soldados em segurança, o efeito surpresa quando o território estava completamente cercado pelos vietnamitas, dentre muitas outras estratégias a sua maior foi vencer os estados unidos dentro da sua própria casa,ele conseguiu que a população americana se revoltaram contra a guerra. Tudo isso ofertado nas táticas de guerra de Sun Tzu.

Hoje o livro parece destinado a secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios. Assim o livro migrou das estantes dos estrategistas para as do economista e do administrador começaram a incorporar seus conselhos dentro das empresas para assim conseguir se sobressair nesse mundo capitalista pois só os fortes e inteligentes sobrevivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com