TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Guerra

Por:   •  8/12/2019  •  Resenha  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

A ARTE DA GUERRA

A arte da guerra, escrito por Sun Tzu é um manual para as estratégias mais poderosos há mais de 2500 anos. Ele diz que a arte da guerra é uma questão vital para o Estado, é o ambito onde a vida e a morte são fundamentadas em um caminho que leva a aniquilação ou determina a sobrevivência, deve ser examinada com cuidado e nunca nigligênciada.

 Ele afirma existir cinco fatores que devem ser levados em consideração para se analisar e prever o desfecho de uma guerra, que são: o caminho - várias mentes com um único ideal, o caminho que faz com que o pensamento do povo esteja em completa harmonia com o de seus governantes, o que faz com que o povo não tenha medo de morrer pela guerra; o clima - o tempo, o frio, o calor, a sucessão das estações, quando se aceita e enfrenta essas condições, a vitória estará cada vez mais próxima; terra - se refere ao espaço de território onde se está enfrentando a guerra, as condições de estradas, se analisadas bem podem evitar tanto a morte de soldados como garantir a vitória; líder - liderar requer sabedoria e isso é crucial quando se está na guerra, e por fim o método, que está relacionada com a eficiência, controle de gastos, comando correto das operações. Um chefe não segue esses cincos fatores, está caminhand direto para o fracasso.

Segundo Sun Tzu a arte da guerra é um exercito de mil carros velozes, mil carroções coberto de ouro e cem mil guerreiros com cota de malha. Estas batalhas duradouras, quanto mais demoradas é uma guerra, maior é o número de morte, as armas começarão a se desgastar e os guerreiros ficarão desesperançosas com a vitória. Nunca houve um estado que tenha se beneficiado por uma guerra prolongada, ter sabedoria para conduzir uma guerra é essencial para se ter uma vitória.

Na arte da guerra a melhor opção é tomar o país inimigo ainda quando ele estiver intacto, esmagar um país é apenas a segunda melhor opção, da mesma forma é com o inimigo, mantê-lo intacto é a melhor opção, ou seja, conquistar cem vitórias em cem batalhas não significa total excelência, e se subjulgar o exército inimigo, sem se quer chegar a combater, ou seja, Sun Tzu diz que a melhor inteligência militar é atacar a estratégia do inimigo, logo após, atacar suas alianças e depois atacar seus soldados, e por fim a pior de todas as políticas é sitiar cidades muradas. As condições básicas de combate envolvem dois elementos preciosos, energia e tempo, o controle da ansiedade nesses momentos é crucial.

Existem algumas máximas que devem ser pensadas antes de sitiar cidades muradas e começar batalhas, a primeira delas é que deves conservar os domínios do país que serves, deve proteger e colocar em abrigo todas os vilarejos vizinhos.

Na antiguidade o perito em batalha se colocava fora da possilidade de derrota e esperava que o inimigo se opusesse a sua vulnerabilidade. O comandante inteligente vence suas batalhas evitando cometer erros, é essa que garante a vitória por completo, pois significa conquistar um inimigo já derrotado, o comandante assume uma posição tal que não pode assumir nenhuma derrota, ele não negligência nenhumas circunstância que garanta aniquilar o inimigo, ou seja, um exercito vitorioso só entra na batalha depois de ter garantido a vitória, enquanto um exército derrotado só procura a vitória depois de ter entrado na luta.

Um especialista no uso de tropas constrói  seus fundamentos sobre a doutrina de Sun Tzu, seguindo firmemente as normas militares, assim estará preparado para ser o árbitro da vitória e da derrota.

A arte da guerra está baseada em cinco fatores estratégicos, os cálculos, as quantidades, a logísticas, a balança do poder e a possibilidade de vitória, todos os seus fatores estão ligados entre si. Primeiro, os cálculos estão diretamente ligados entre tipos de terreno, segundo, com base nesses cálculos estima-se as quantidades de provisões, terceiro, de acordo com as quantidades de provisões disponíveis define-se a capacidade da logística, quarto, balança do poder está diretamente ligado a capacidade da logística, quinto, e finalmente, a possibilidade de vitória baseia-se na balança do poder.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com