TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Guerra

Por:   •  4/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

A ARTE DA GUERRA.

SUN TZU

[pic 1]

[pic 2]

A Arte da Guerra (chinês: 孫子兵法; pinyin: sūn zĭ bīng fǎ literalmente "Estratégia Militar de Sun Tzu"), é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu. O tratado é composto por treze capítulos, cada qual abordando um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional.

“Analisar, como forças competitivas moldam a estratégia num cenário de planejamento estratégico, apresentado no livro”

O livro A Arte da Guerra de Sun Tzu, escrita há mais de 2000 anos, orienta como agir para ser um general vencedor de todas as batalhas. Seus ensinamentos abordam o conceito de estratégia* e competitividade que até hoje são utilizados pelos mais variados ambientes e muito contribui para o entendimento do que é planejamento estratégico, no contexto organizacional.

Os principais objetivos de uma empresa estão relacionados ao ambiente competitivo, assim como, na identificação de estratégias e ações futuras para a obtenção de vantagem.

Atualmente o mundo dos negócios é comparado a um campo de batalha, onde a competição é literalmente uma guerra.

“O mundo dos negócios é como um campo de batalhas”

*Termo estratégia é derivado do grego stratós, ‘exército’, e do radical do verbo grego ágein ‘conduzir’.

A diferenciação é buscada todo o tempo, pois existem muito mais produtos sendo oferecidos no mercado com características muito similares por um número muito grande de fornecedores. A diferenciação torna-se primordial para o ganho do cliente, que para Sun Tzu é o que vai determinar o “vencedor da guerra”.

No entanto, para obter tal característica fundamental é preciso que os gestores tenham uma estratégia de atuação, um planejamento muito bem estruturado e que deve ser seguido à risca com muita atenção e dedicação permanentes. É a defesa de seu território e a busca de maior participação no mercado. Ou seja, podem-se buscar novos clientes para um mesmo produto ou novos produtos para um mesmo mercado ou novos produtos para novos mercados.

“Aquele que possui minucioso conhecimento de si mesmo e do inimigo está fadado a vencer todas as batalhas”  SunTzu

A ferramenta estratégia de marketing, a Análise SWOT que auxilia na determinação de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, oferece o apoio necessário para a construção do Planejamento Estratégico onde a empresa é capaz de criar próprio conhecimento.

Nos diz o autor, “a arte da guerra é de vital importância para o Estado e temos que observar cinco fatores fundamentais que comparados entre os adversários, determinam o resultado da guerra.”

Tais valores têm de ser observados e aplicados criteriosamente e os adequando às organizações o sucesso será inevitável. Ou seja, a guerra sempre será vencida. Sun Tzu orienta que devemos observar cinco fatores, a saber,

  1.  Doutrina, a Moral;
  2.  Tempo;
  3. Terreno;
  4.  Mando;
  5.  Disciplina.

A LEI MORAL

Se o Estado está fazendo uma guerra com o objetivo correto, ele terá o apoio do povo;

Significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo. É a capacidade de comprometimento de todos os colaboradores com a empresa, pois seguem um líder capaz de inspirar confiança. Tal influência moral também contamina os fornecedores e parceiros que apóiam a construção da marca, a tradição e moral da empresa.

A DOUTRINA

A organização hierárquica do exército, a disciplina, os custos e as estradas por onde se caminha.

É compreendida como a organização do exército, as graduações e classes entre os oficiais, a regulação das rotas de mantimentos, e a provisão de material militar ao exército. Nos negócios é a forma de organização da empresa para encarar o futuro. A delegação de poderes, com o Sistema de Informação, a cultura e doutrina da empresa, a organização administrativa. Setores agem apoiando-se e colaborando uns com os outros. A interdisciplinaridade entre suprimentos, abastecimentos, marketing, finanças, recursos humanos.

O TEMPO

Significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações. Quais as informações importantes sobre o campo, o clima, sobre a concorrência. O que há de novo? Como fazer diferente?

O TERRENO

Implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influencia as possibilidades de sobrevivência. A tropa, os colaboradores precisam de informações sobre o campo de batalha e terreno. Nos negócios, durante o planejamento da exploração de novos mercados a informação é vital, tudo deve ser esclarecido e pesquisado, pois minúcias políticas, econômicas, leis, costumes devem ser levados em consideração para que não se sucumba na primeira batalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (376.1 Kb)   docx (500.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com