TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Guerra

Por:   •  12/12/2015  •  Resenha  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O Livro a Arte da Guerra foi escrito 500 a. C. e narra a trajetória e a estratégia de Sun Tzun como líder de um exército. Também mostra os caminhos que leva a aniquilação no campo de batalha.

Uma ênfase observada por Sun Tzu e primordial para um bom planejamento é ter sabedoria, disciplina e habilidade na função de comandar e ser obedecido quando se da ordem a subordinado. Analisar a evolução das técnicas e as turbulências de uma guerra, os pontos fortes e os pontos fracos. Tais táticas podem ser aplicadas no universo empresarial.

Ao analisar as considerações dentro de uma guerra para obtenção de resultados Sun Tzu fala que devemos observar cinco elementos essenciais tais como: a lei moral, o céu, a terra e o comandante. Como aplicar corretamente uma disciplina dentro de uma organização que poderá levar a sobrevivência ou a ruina.

Um líder deve estar atento e avaliar as circunstâncias favoráveis para uma atuação de um plano estratégico, respeitando as regras ordinárias. Estudando antecipadamente o adversário e os desafios a ser encontrado e as variáveis possíveis, sem falar que dentro da própria organização o líder também encontra problemas, portanto ele deve estar familiarizado com os problemas para compreender e leva-la adiante com decisões necessárias.

A conquista não esta na excelência suprema e sim em quebrar a resistência do adversário com estratégia que pode impedir os implementos no campo de batalha. Controlar a ansiedade para evitar o massacre, procurando colocar em pratica a sua habilidade para derrubar o adversário sem longas operações. Desta forma ele disputara o domínio com sua força intacta e sem prejuízo.

Para Sun Tzu a habilidade tática defensivas assegura para não ser derrotado, e um general habilidoso conhece a segurança de evitar derrotas, implicando a insuficiência de força ofensiva. O líder habilidoso vence a luta com estratégia sem cometer erros. Portanto o primeiro passo é a medida, o segundo a estimativa de quantidade vivenciado o memento.

Evitar a desgraça para a organização, observando o modo de administrar não ignorando as condições em que se opera, pois isto causa insegurança dentro do grupo. Observar os pontos importantes para a conquista, saber lutar para vencer, saber manipular as forças superiores e inferiores, estar preparado e aguarda o adversário que está desesperado. Ter capacidade de não deixar influenciar por interferências, procurando conhecer as estratégias do seu adversário como a si mesmo.

Cada método tem um significado e dever ser usado dentro do campo de batalha na seguinte ordem: 1º - a medida representa a existência da terra; 2º a estimativa de quantidade a medida; 3º o cálculo que é a estimativa de quantidade; 4º equilíbrio de chances o cálculo e o 5º a vitória que é o equilíbrio de chances.

Por outro lado, o líder deve estabelecer sinais e sinalizações conhecendo os pontos fortes e fracos para combater com o grande ou o pequeno exército, garantindo à resistência a violência e efetuando manobras diretas e indiretas. As manobras indiretas são inesgotáveis como o céu e a terra.

Há cinco princípios que encontramos em nosso dia a dia e que convivemos a todo instante, mas muitas vezes não observamos como as cinco notas musicais, as cinco cores e os cinco sabores dos alimentos. Portanto na batalha encontramos apenas dois métodos o indireto e o direto, que usado de maneira eficiente podemos combinas com varias manobras de ataque, e bem sincronizado leva a destruição do concorrente.

A boa estratégia é aguarda a chegada do inimigo que estará exausto, e com isto poderá usar um combate com inteligência, mantendo a vantagem com uma segurança de defesa para o ataque, enfraquecendo o inimigo, tomando impossível sua aproximação, tirando-o da zona de conforto. A habilidade de atacar o adversário com sigilo e sutileza, inaudíveis e invisíveis a ponto de tê-lo em suas mãos, usando os pontos fracos.

As manobras táticas podem ser impossíveis, pois consiste em mudar o tortuoso em direto e o infortunou em benefício, com provisões, em base de suprimento. Cada decisão deve ser tomada de acordo com circunstancia do momento, mantendo o plano obscuro e impenetrável para o adversário, pois este irá tentar de todas as formas para descobrir o seu plano estratégico. Vencerá aquele que aprender a arte de manobrar com o artificio de contornar.

Nas variações de táticas nas manobras de combate, deve se levar e consideração as vantagens e desvantagens. Não podemos descuidar dos cinco erros perigosos que encontramos no caminho que são: a imprudência, covardia, fragilidade de honra e o temperamento irritadiço.

Sun Tzu fala de um aspecto importante e que devemos levar em consideração os preparativos da guerra, avaliar o terreno onde acontecerá a batalha, não confrontar o inimigo imediatamente. Procurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com