TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Complementar

Por:   •  15/5/2019  •  Ensaio  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 11

Crash – No Limite / 2004

Este filme é composto inteiramente por cenas que as personagens sofrem ou são os causadores do preoconceito.

A personagem principal é uma mulher rica e mimada, cujo seu marido é um promotor. No filme, ela tem um carro luxuoso e este é roubado por dois assaltantes negros. O roubo acaba em um acidente que  resulta na aproximação de habitantes de diversas origens éticas e classes sociais: um é policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

De acordo com que vimos em comportamento humano, aprendemos que cada preconceito tem sua origem, vimos também que sempre temos que tomar uma atitude diante das coisas e estas acabam influenciando outras atitudes, assim como as atitudes dos outros podem influenciar em nossas, em outras palavras, podemos dizer que é um circulo, onde nós influenciamos o meio e o meio nos influencia.

Como visto no filme, a atitude é composta por três elementos: cognição, afeto e comportamento, isto quer dizer que ao passarmos por uma situação, tiramos alguma aprendizagem dela, em seguida apresentamos alguma emoção diante a situação, seja ela amor, raiva ou medo, e então tomamos uma atitude. O que determina as atitudes de uma pessoa é a sua subjetividade, sua história pessoal, suas experiências e suas circunstâncias.

O Solista / 2009

O filme conta a história de uma grande amizade que teve inicio quando um colunista resolve escrever a história de um ex-músico que conheceu na rua.

Steve Lopez é um colunista famoso em Los Angeles que sai pelas ruas buscando uma história incomum para publicar. Certo dia na rua, Lopez escuta o som de um violino, e foi ai que ele descobre Nathaniel, um morador de rua de Los Angeles negro, um ex-músico que sofre de esquizofrenia e tem um sonho de tocar em um concerto. Ele está tocando maravilhosamente bem o violino de apenas duas cordas, então Lopez  organiza uma matéria sobre a sua nova descoberta. E com a publicação, um leitor resolve ajudar o ex-músico doando um instrumento novo para ele. A partir disso, surge uma amizade entre músico e jornalista que mudará para sempre suas vidas.

A história discutida no filme aborda temas em Psicologia Social como o preconceito, atitude e minoria psicologica. O filme tem o foco em apenas um indivíduo, porém este é capaz de representar todo um grupo social que sofre com preconceito, desprezo e humilhação tanto por parte da população local como também das autoridades que deveriam acolher e cuidar dessas pessoas.

O personagem central é um morador de rua negro, o que são dois fatores alvos da discriminação e do preconceito. O fato de morar nas rua, causa o certo repúdio das pessoas, por elas terem um conceito que de tais pessoas são sujas e pobres, isso dentro de uma sociedade capitalista, que sempre está visando o ter (bens materiais) e não o ser (princípios). Além de capitalista, a sociedade é também preconceituosa em relação aos “diferentes”, em questão a cor da pele e a doença mental. Devido a ideologia criada em torno desses temas, as pessoas normais que seriam merecedoras de respeito, seriam pessoas brancas e sãs. Esses fatores torna os moradores de rua, em especial, uma minoria psicológica que não tem quase nenhuma oportunidade de melhorar de vida, que estão sempre sendo comandados pela tal ideologia imposta pelas pessoas portadoras do poder.

Apesar de tudo, o filme mostra que uma atitude boa pode gerar outra atitude boa. Como é o caso do jornalista que resolve ajudar o sem teto e com a publicação da matéria sobre o mesmo, um leitor resolve ajudá-lo e isso transformou a vida de todos que estavam a sua volta.

Como administradores, temos a missão de “desmascarar”, ou seja, não deixar que a ideologia e do preconceito dominem nosso pensamentos e atitudes, e devemos incentivar as atitudes boas, presando sempre o bem estar da sociedade.

Graça e Perdão / 2011

Este filme trata-se de minorias psicológicas que vivem nos Estados Unidos. É um filme baseado em uma história veridica, sobre um tragédia que ocorreu dentro deste grupo.

O filme relata um crime que ocorreu dentro de uma das maiores comunidades Amish no mundo situada na Pensilvânia, Estados Unidos. Este crime aconteceu em 2006, onde cinco meninas entre 6 e 13 anos foram mortas dentro de uma escola Amish, o atirador, em seguida, se suiciou. Ele era um motorista de caminhão que levava leite para a comunidade. Apesar de abalados, os membros da comunidade perdoaram o motorista e manifestaram apoio á família dele que também estava abalada. Porém, uma mãe de uma menina assassinada por ele, não consegui aceitar tal atitude do grupo, pois eles perdoram o assassino de cinco crianças, mas não puderam perdoar a irmã dela que tinha deixado a comunidade para morar na cidade.

Em uma minoria psicológica bem estrutura, a base do grupo e todos os integrantes possuem valores sólidos, isso garante maior probabilidade de sobrevivência. Nela, o coletivo tem valores que cada integrante possui, mas para se manterem juntos é necessário que todos tenham a vontade que isso aconteça.

Já na minorias psicológias mal estruturada (estrutura periférica), existem líderes que compõe a “camada periférica”, e o maior anseio é fazer parte da maioria psicológica.

Dentro dessas situações existem dois tipos de forças que podem impulsionar ou  arruinar o grupo. São as forças impulsoras, como o próprio nome diz, que impulsionam o grupo; e as forças restritivas, que arruinam o grupo. Porém, sempre há forças restitivas dentro dos grupos, para isso é necessário aumentar as forças impulsoras e diminuir as restritivas, para assim manter o equilíbrio da comunidade.

The Wall

O filme The Wall é um musical baseado no álbum décimo primeiro álbum da banda inglesa Pink Floyd. Este é um filme que requer do espectador um olhar extremamente atento pois seu caráter psicodélico e as inversões temporais dificultam o entendimento dos acontecimentos.

O filme em si trata da vida de Pink, um astro do rock atormentado por seu passado e pela sociedade; E nesse contexto o filme se propaga pelas lembranças paternas do pai de Pink que morre na segunda guerra mundial, os traumas obtidos nas instituições de ensino, os relacionamentos amorosos, as tensões da vida moderna e por fim a drogadição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com