TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Complementar

Por:   •  16/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Administração

  1. INFORMAÇÕES GERAIS: O que são as atividades complementares?


As atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade (...)

Serão consideradas atividades complementares as que o aluno possa vir a desenvolver dentro e fora da universidade, nos dias e horários os mais diversos, desde que não sejam sobrepostas aos seus horários normais de aula. Evidentemente, devem ser atividades voltadas à sua área profissional ou diretamente relacionadas à complementação de sua formação geral e, necessariamente, pertinente ao seu curso.

Os coordenadores de cada curso atuarão como tutores dos alunos do curso orientando, validarão e darão as necessárias orientações nos horários destinados às Atividades de Coordenação em horário pré aula.

A cada atividade realizada, o aluno deverá obter documento de comprovação para validação e atribuição do número de horas pertinentes. Se desejar ficar com o documento original para si, deverá apresentar o original e uma fotocópia dele para que seja atribuído o número de horas adequado e a cópia seja validada pela coordenação do curso. Isto se faz necessário, pois ao final do curso, a Ficha de Controle e todos os comprovantes das horas deverão ficar arquivados no prontuário do aluno e estarão sujeitos à verificação das equipes de avaliação do MEC.  Deve apresentar a Ficha do Semestre em curso para verificação das atividades já validades nele, pois não é permitida a repetição de atividades num mesmo semestre.

OBS: A Ficha e a documentação comprobatória das Atividades Complementares deverão ficar em poder do aluno e deverão ser entregues com o total de horas ao final do curso. Portanto, tenham para isto uma pasta própria, pois a responsabilidade pela comprovação das horas é do aluno.

TOTAL DE HORAS EXIGIDAS:                       HORAS RECOMENDADAS POR SEMESTRE

Administração – 300 horas ........................................    40 horas em média

Procurem distribuir pelos semestres do curso as horas de Atividades Complementares, levando em consideração o número médio de horas recomendadas acima. O aluno que não atingir o total de horas até a data estabelecida ao final do 8º semestre para Administração estará Reprovado.

2. TIPOS DE ATIVIDADES

a) Atividades de Extensão à Comunidade

São atividades que visam à integração do aluno e da Instituição com a comunidade em questões ligadas à cidadania, saúde, educação, etc. São consideradas Atividades de Extensão à Comunidade, entre outras, a participação voluntária em projetos que beneficiam a comunidade.

b) Atividades Culturais e Esportivas

São atividades que visam o desenvolvimento do aluno inserindo-o em sua cultura e desenvolvendo sua participação social. As atividades culturais e esportivas abrangem participações em exposições, feiras, peças teatrais, coral, competições esportivas, etc.

c) Atividades de Estudo e Pesquisa

São atividades de estudo e pesquisa a autoria ou co-autoria de trabalhos apresentados em eventos científicos, publicações, relatórios de pesquisa, apoio ao docente pesquisador do IESA, participação em seminários, simpósios e congressos, grupos de estudo, etc.

d) Atividades Extra Campus

As atividades desenvolvidas fora do IESA abrangem cursos, palestras, conferências, workshops, visitas ligadas à área de abrangência do curso, entre outras.

e) Atividades Internas

São atividades desenvolvidas no IESA, tais como palestras, vídeos, seminários, cursos, semanas, feiras, entre outras apresentadas pelos coordenadores dos cursos.

ATIVIDADES SUGERIDAS:

  1. Cursos Gratuitos à distância.   (limite de horas por semestre: 20 horas)

*SEBRAE(escolher no máximo 01 curso por semestre).  Disponível em: http://educacao.sebrae.com.br/ou http://www.ead.sebrae.com.br/ Entregar cópia do certificado. Vale o número de horas indicadas no certificado, até o limite de 15 horas. (Cursos com mais de 15 horas, terão validadas apenas 15 horas).

* FGV (escolher no máximo 01 curso) Disponível em: http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx. Entregar cópia do certificado. Vale o número de horas indicadas no certificado, até o limite de 15 horas. (Cursos com mais de 15 horas, terão validadas apenas 15 horas).

  1. Síntese de livro que contenha no mínimo80 páginas (resumir capítulo a capítulo, manuscrito) cuja obra deverá ser submetida a aprovação da coordenação antes do trabalho. (vale até 20 horas).

  1. Doação de Sangue com o documento comprobatório (vale 15 horas) – limite de 1 documento por semestre.
  1. Monitorias – aplicam-se aos monitores selecionados pelo edital (vale 20 horas por semestre).
  1. Participação em Trabalhos Voluntários- Serviços prestados com frequência junto à comunidade e mediante comprovação (vale até 10 horas por semestre, conforme a ação e horas atribuídas pela coordenação).
  1. Artigos Científicos - escritos e enviados para publicação em periódicos da área junto com docentes (vale 20 horas e será aceito um por semestre).
  1. Participação em congressos, cursos, conferências, workshops, ligados à área de abrangência do curso. Serão analisados caso a caso pela coordenação no que tange a atribuição das horas, mediante a apresentação de relatório e de documento comprovando a realização dos mesmos.Limite de horas para tais atividades por semestre = 20 horas.
  1. Participação em palestras – assistir palestras pertinentes ao curso e apresentar relatório e documento comprobatório Vale o número de horas indicadas no certificado, até o limite de 04 horas para cada certificado. Limite de horas por semestre = 20 horas.
  1. AtividadesCulturais e Esportivas- Participações em exposições, feiras, shows, peças teatrais, (vale 03 horas).Participação em Coral e competições esportivas (04 horas). Todas as atividades serão validadas mediante apresentação de ingressos, ficha de inscrição, ingresso como comprovação e de relatório manuscrito.Até o limite de 10 horas por semestre.
  1. Assistir Filmes – filmes recomendados e validados pelos professores e coordenadores que tenham relação direta com as disciplinas do curso. A validação se dará após resenha redigida a mão que será apresentado ao professor/coordenador do curso que aprovou a indicação do filme. Vale 3 horas por atividade. Limite de 06 horas por semestre.
  1. Cursos de Idiomas - mediante comprovação caso tenha frequentado, ao menos, 3 meses no semestre.Vale 10 horas/semestre.
  1. Cursos Presenciais -na área de Administração, Contabilidade, Gestão, Negócios, Empreendedorismo, Liderança e afins -serão analisados caso a caso mediante comprovação e apresentação de conteúdo deles para determinar o número de horas que será atribuído. Até o limite de 15 horas por semestre.
  1. Participação em Ações Sociais e Ambientais promovidas pela faculdade– (valendo quantidade de horas informada pela ação e validada no certificado de participação) – Até o limite de 10 horas por semestre.
  1. Ser representante discente no curso de Administração – Atividades como representante de sala ou de órgãos colegiados, conselhos e CPA – Vale 10 horas/semestre.
  1. Doações de descarte de lixo eletrônico, atividade frequente que não demanda solicitação da faculdade. Cada equipamento doado vale 2 horas – limite de 10horas/semestre.
  1. Doações de Livros (exceto religiosos, pornográficos, didáticos) roupas seminovas, leite e rações -serão aceitas apenas quando as campanhas forem abertas e vale 2 horas cada item doado e no máximo 10horas/semestre.
  1. Trabalhos voluntários em semanas de estudo, montagem do bazar da Ong e outras atividades similares desenvolvidas pela faculdade vale 4 horas – limite de 10 horas por semestre.

OBSERVAÇÕES:

  1. Todas as atividades só terão validade se realizadas a partir da data de ingresso do aluno no curso.
  2. Segue anexo a ficha de controle de horas. Prepare a ficha e conforme for validando seus comprovantes já liste nessa ficha as suas Atividades Complementares, anexando os comprovantes já validados. Arquive-o em local seguro em sua casa, pois a entrega final será feita apenas no 8º semestre em data a ser informada pelo coordenador do curso.
  3. Nenhuma atividade será aceita após a data estabelecida para a entrega dos documentos. Os alunos que não cumprirem a carga horária estipulada até a data mencionada (no último semestre de cada curso), estarão reprovados. Por isso a orientação é que façam o controle semestre, a semestre.
  4. O aluno deverá distribuir o total das horas em pelo menos 5 das 13 modalidades indicadas.


LISTA DE LIVROS SUGERIDOS PARA LEITURA E SÍNTESE

  1. GUIRAO, Maria E. F. A etiqueta que faz a diferença nas empresas. Ed. Novatec
  2. KOTTER, P. John e RATHGEBER, David. Nosso Iceberg está derretendo. Ed. Best Seller.
  3. CURY, Augusto. Nunca desista de seus sonhos. Ed. Sextante.
  4. SEMLER, Ricardo. Virando a própria mesa –Ed. Rocco.
  5. CARDOSO, Fernando, René. Empregue-se – Como obter,manter ou aumentar a sua empregabilidade. Ed. Edicta.
  6. COVEY, R. Stephen. Os Sete hábitos das pessoas altamente eficazes. Ed. Best Seller.
  7. MEJIDO, Tejon, LUIZ, José. O Vôo do Cisne. Ed. Gente.
  8. WELCH, Jack. Paixão por Vencer. Ed Campus.
  9. ALBUQUERQUE, Jamil. A Arte de lidar com Pessoas – A Inteligência Interpessoal Aplicada. Ed. Academia de Inteligência.
  10. BOB, Nélson. 1001 Maneiras de Tomar a iniciativa no Trabalho. Ed. Sextante.
  11. RANGEL, Alexandre.O que podemos aprender com os Gansos. Ed. Original.
  12. NAISBITT, John.O Líder do Futuro. Ed. Sextante.
  13. ASSAD, Alessandra.ATREVA-SE A MUDAR. Editora Thomas Nelson Brasil
  14. CARSE, James P.Jogos finitos e infinitos: a vida como jogo e possibilidades. Editora Nova Era.
  15. SILVA, Ozires.Cartas a um Jovem Empreendedor: Realize Seu Sonho: Vale a Pena.Livraria Universitária
  16. VILS, Leonardo A Organização dos Bichos. Negócio Editora
  17. Dalai Lama.Uma Ética para o Novo Milênio. Editora Sextame
  18. W.Chain Kim e Renée Mauborgne A Estratégia do Oceano Azul. Ed.Campus
  19. KIYOSAKI, Robert T. ,LESTER, Sharon L.Pai Rico, Pai Pobre. Ed. Elsivier
  20. ISAACSON, Walter. Steve Jobs: A Biografia.
  21. CIALDINI, Robert B. Armas da Persuasão. Editor Sextante
  22. GERBER, Michael E. O Mito do Empreendedor. Ed.Fundamento
  23. SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina. Ed. Best Seller
  24. COFFMAN, Curt e BUCKINGHAM,Marcus Primeiro.Quebre todas as Regras: o que os melhores gestores fazem de diferente.
  25. COLLINS,Jim.Empresas Feitas para Vencer. Editora Campus
  26. LEVINSON,Jay Conrad.Marketing de Guerrilha.  Ed. Best Seller
  27. GARNEGIE,Dale.Como fazer amigos e influenciar pessoas. Cia.Ed.Nacional
  28. BOOTHMAN,Nicholas.Como Convencer alguém em 90 segundos: crie uma primeira impressão vencedora.
  29. BLANCHARD,Kenneth H. O Gerente Minuto. Ed. Record
  30. NASCIMENTO,Marcos.Atitudes que Geram Conquistas. Ed. Aiko
  31. BERNARDINHO.Transformando Suor em Ouro. Ed. Sextante
  32. MASWELL,John C. O líder 360º.
  33. COLVIN,Geoff. Desafiando o talento: mitos e verdades sobre o sucesso. Ed,Globo
  34. CONNELLAN,Tom.Nos Bastidores da Disney. Ed. Saraiva
  35. FRANKL,Viktor.Em Busca de Sentido. Ed. Vozes
  36. LUNDIN,Stephen C., PAUL,Harry e CHRISTENSEN,Johan.Peixe: como motivar e gerar resultados. Ed. Campus
  37. LUZ,Márcia.Agora é pra valer. DVS Editora
  38. QUEIROZ,Cláudio e LEITE,Christiane.O Elo da Gestão de Carreira. DVS Editora

OBS: 1)Qualquer outra obra que esteja diretamente relacionada às disciplinas do curso ou ao curso como um todo, também serão aceitas.

  1. Em caso de dúvidas procure pessoalmente a coordenação, nos horários designados para Atividades Complementares.

Americana, 01 de fevereiro de 2021.

Prof. Esp. Daniel Francisco da Silva

Coordenador do Curso de Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com