TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual FGV Ética e Sustentabilidade

Por:   •  14/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

relatório DE ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Ações desenvolvidas para a empresa VBN

Junho/2022

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Elaborado por: Letícia Arduini

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Turma: 0522-2_2


Tópicos desenvolvidos

Para elaboração do presente relatório,  o estudo foi dividido nos seguintes tópicos:

  1. Apresentação e objetivos
  2. Desenvolvimento

2.1 Ações ou estratégias utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade.

  1. Obstáculos  enfrentados pela cultura organizacional sobre os direitos individuais e coletivos.
  2.  Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas para os stakeholders e a sociedade.
  3. Soluções éticas que as empresas podem implantar para garantir os direitos coletivos e individuais.
  1. Considerações finais e recomendações


  1. Apresentação e objetivos

Atualmente é crescente a preocupação das empresas com sua forma de produzir e gerir os recursos naturais utilizados,  como cuida  das questões sociais e humanitárias. Já se deram conta que para se manterem no mercado nos próximos anos e aumentar os resultados financeiros, é necessário  criar ações que priorizem a sustentabilidade ambiental, os direitos individuais e  da sociedade geral.

A ética no quesito empresarial, configura o comportamento ético e moral, e estabelece como é a conduta dos indivíduos em relação ao que é considerado certo ou errado  no ambiente de trabalho.

A VBN é uma empresa de telecomunicações com atuação em todo o território nacional, de capital aberto.  Possui planos de expansão no mercado de atuação, e em conjunto busca aumentar o valor e as vendas de suas ações na bolsa de valores, o que torna ainda mais importante e estratégico a preocupação com as políticas de ética e sustentabilidade da companhia, já que os investidores valorizam cada vez mais o comprometimento das empresas com programas de integridade.

As empresas de tecnologias como a VBN, em um mundo cada vez mais interconectado e digitalizado pós pandemia do Covid 19, são as que mais possuem crescimento projetado para os próximos anos,  e as  questões de crescimento sustentável, bem-estar dos colaboradores, políticas integrativas, ambientes saudáveis, direitos individuais e coletivos são cada vez mais importantes e impactantes nos resultados.

Neste contexto, a empresa de telecomunicações contratou a pedido da diretoria a consultoria AA Consult, que é uma empresa especializada em gestão de riscos, realizando seu trabalho através de avaliações, auditorias, criação e implementação de programas de Compliance, Integridade, Ética e Sustentabilidade nos ambientes corporativos.

Através de um processo de auditoria, a  AA Consult avaliou como anda Integridade da empresa VBN. Foi analisado de forma minuciosa os processos internos, o ambiente corporativo, os resultados econômicos atuais através dos demonstrativos de resultados, relacionamento com clientes e fornecedores, grau de satisfação dos colaboradores e stakeholders externos através de pesquisas, e por fim, como anda os indicadores que medem a sustentabilidade ambiental praticada pela empresa.

A finalidade do trabalho realizado pela AA Consult é mapear os principais problemas atuais da companhia, e que ameaçam sua integridade.

O objetivo do presente relatório é apresentar os resultados atuais e principais desafios para a diretoria da VBN, e buscando solucionar os pontos levantados, será sugerido uma revisão do planejamento estratégico da empresa,  e atrelado aos objetivos futuro da companhia propor ações e boas práticas no que tange à ética, responsabilidade social e governança corporativa.

  1. Desenvolvimento

2.1 Ações ou estratégias utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade.

Atualmente, é de extrema importância uma cultura de integridade bem estruturada nas organizações, a fim de gerar valor e se destacar frente ao um público cada vez mais disputado e exigente. Organizações que praticam a cultura da integridade possuem uma melhor reputação no mercado e colaboradores mais engajados, neste contexto, existe diversas estratégias que se bem aplicadas, consequentemente trazem um retorno positivo para a companhia e alavancagem de resultados.

Um Programa de Integridade consiste na adoção de medidas anticorrupção pelas empresas. Ele é criado através do desenvolvimento de políticas pró éticas, com um código de conduta bem estruturado, criação de processos e mecanismos antifraudes e irregularidades, buscando sempre detectar quaisquer desvios  de regras e diretrizes.

Abaixo, listamos as ações mais utilizadas atualmente pelas empresas que visam garantir sua integridade.

  • Foco na construção e desenvolvimento de um sistema de Compliance;
  • Avaliação e prevenção de riscos;
  • Criação de um Código de Conduta e estruturação de normas e regras;
  • Foco em responsabilidade social e sustentabilidade ambiental;
  • Programas de diversidade e inclusão;
  • Adoção de um acompanhamento e monitoramento contínuo das ações, e aplicar correções quando necessário.

Não há uma receita pronta na construção de um programa de integridade nas organizações, dessa forma, os riscos, objetivos e particularidades de cada negócio devem ser levados em consideração na construção e planejamento do programa.

  1. Obstáculos  enfrentados pela cultura organizacional sobre os direitos individuais e coletivos.

É de suma importância cuidar da cultura no ambiente corporativo acerca dos direitos individuais, mas também respeitar e garantir os direitos coletivos, que são aqueles que envolvem toda a sociedade.

As organizações enfrentam inúmeros obstáculos pela cultura organizacional existente, principalmente para fazer a inclusão das medidas básicas que asseguram os direitos estabelecidos. Umas das maiores dificuldades encontradas é colocar em prática regras criadas que visam proteger os indivíduos contra qualquer tipo de assédio, discriminação, e garantir um ambiente de trabalho ético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (487.7 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com