TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão Projetos

Por:   •  18/9/2019  •  Artigo  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.656 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de Projetos

Módulo: Atividade Individual

Aluno:

Turma: 0319-9_2

Tarefa: Projeto “Evento em Porto Alegre”

Características do projeto 

Para considerarmos um projeto, devemos ter um “processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas, com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo, conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recurso” (ABNT, 2000:2)1.

Portanto destaco os pontos a seguir, que definem como projeto o evento que será promovido pela empresa CCC e DT Produções:

  • Singularidade: Evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de Rock dos anos 80, para fortalecer a marca CCC,
  • Temporariedade: acontecerá no final do ano,
  • Recursos: serão fornecidos, principalmente, pela própria CCC, além dos recursos já existentes no local que sediará o evento (tecnologia em equipamentos para iluminação, sonorização de ambiente, multimídia, internet banda larga, videoconferência e telefonia digital).

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Para o projeto “Evento em Porto Alegre”, temos como ciclo de vida do projeto, 3 fases, composta de 5 grupos de processos, como referenciado no PMBOK3.

Para as fases do projeto, destacadas abaixo, relaciono os grupos de processos para que tenhamos êxito na entrega do escopo, dentro do prazo e orçamento estimados.

[pic 3]

  • FASE INICIAL

[pic 4]

  • FASE INTERMEDIÁRIA

[pic 5]

  • FASE FINAL

[pic 6]

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Empresa CCC

Pela estrutura descrita da empresa, fundada por uma família de Italianos, que sempre investiu em Marketing para manter-se em evidência e fortalecimento da marca, tem uma estrutura organizacional tradicional. Portanto trata-se de uma empresa com estrutura Funcional, onde não tem uma estrutura direcionada à Projetos. Quando necessário, os projetos são alocados dentro de uma diretoria com mais poder, que neste caso é destacado o Marketing, e os profissionais se dedicam ao projeto como uma função temporária e extra. Na estrutura Funcional, por não ter profissionais dedicados aos projetos, o risco da não entrega é maior.

Empresa DT Produções

É uma empresa de eventos, com Know-how reconhecido na área, portanto uma empresa de estrutura projetizada, pois dedica-se exclusivamente à projetos (eventos).

A empresa CCC tem o intuito de tonar a DT Produções a incubadora e executora de eventos, pois a tendência de mercado é o maior aproveitamento do marketing cultural como estratégia para obtenção de vantagem competitiva e fortalecimento da marca e ganho de destaque.

Com a aquisição da DT Produções, a empresa CCC tornar-se uma empresa de estrutura Matricial, pois terá pessoas dedicadas à projetos. Como é referido no texto, a DT Produções torna-se a incubadora e executora do evento, portanto entende-se que a nova estrutura da CCC será Matricial Balanceada, pois historicamente sempre houve grande investimento em Marketing, o que demonstra ser este um importante departamento decisor na empresa, até então.

Referências bibliográficas

  1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. Valle, A. B.; Cierco, A. A.; Soares, C. A. P.; Finocchio, J. Editora IDE, 3ª edição, 2014, Rio de Janeiro.
  2. Project Managment Institute (PMI). Project Manager Competency Development (PMCD) Framework. 2 ed. Newton Square, PA: PMI, 2007.
  3. _______. A guide to the Project Managment Body of Knowledge (PMBOK®). 5 ed. Newton Square, PA: PMI, 2013b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (984.2 Kb)   docx (980.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com