TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA FGV - Atividade Individual Marketing

Por:   •  9/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

plano de marketing

Agosto/2021

[pic 4]

Elaborado por:  Lucas Mateo Cardoso

Disciplina:  Marketing

Turma: 0721-1_27


Introdução

Amazon, P&G, L’Oréal, Samsung e Unilever. O que estas empresas tem em comum? Duas coisas: 1. Provavelmente você conhece todas; 2. Foram as 5 empresas que mais investiram em publicidade durante o ano fiscal de 2019, segundo levantamento da Advertising Age.  Coincidência?  Provavelmente não. Segundo Teixeira (FGV) a importância do marketing é ser uma ferramenta estratégica para que a empresa mantenha-se competitiva, e um dos aspectos que compoem o marketing é o posicionamento, ou seja, o espaço que marcas ou produtos ocupam dentro da cabeça do consumidor.

Agora, reconhecendo a relevância que algumas das maiores e mais competitivas empresas do mundo atribuem às suas publicidades, o objetivo deste plano de marketing é analisar a situação da empresa brasileira Fazenda Futuro, conhecida principalmente por produzir o Futuro Burguer, e consolidar uma proposta de comunicação que contribua para o desenvolvimento comercial da empresa sem perder o alinhamento com sua visão, missão e valores.

Este plano de marketing será elaborado em duas etapas, consistindo a primeira em coletar dados sobre a empresa e os contextos mercadológico e cultural que a englobam, utilizando-se para isso de informações disponíveis online como redes sociais, portais de notícias, agências de pesquisa, consultorias, sites institucionais, entre outras fontes. A segunda etapa será a elaboração de estratégias a partir destes dados, buscando embasamento teórico na Apostila Marketing FGV e nas demais literaturas relacionadas ao assunto.

Ainda sobre este plano de marketing, se apresentará estruturado da seguinte maneira:


(i)        análise ambiental da empresa

(ii)        pesquisa de mercado e possíveis resultados

(iii)        análise competitiva

(iv)        proposta de comunicação de marketing


Desenvolvimento

  1. Análise ambiental da empresa

 A Fazendo Futuro é uma foodtech, ou startup de comida, fundada no Brasil em 2019. Seu segmento é o de proteínas plant based, como hambúrgueres constituídos de ervilha, beterraba e soja mas que emulam a aparência e o sabor da carne bovina ou de frango. O site institucional da empresa destaca ainda que seus ingredientes são de qualidade, não transgênicos e sem glúten. Segundo seu fundador Marcos Leta em entrevista ao portal InfoMoney, o objetivo da Fazenda Futuro é “competir com frigoríficos, não com as empresas que fabricam produtos vegetarianos ou veganos”. Em Abril deste ano os produtos da empresa já estavam presentes em 22 países com ambição de chegar à 35 até o final de 2021, ainda segundo Leta em entrevista à CNN Brasil.

Uma simples pesquisa no aplicativo Google Trends pelo termo “plant based” indica porque o segmento que a Fazenda Futuro está inserida é tão interessante e merece ser explorado pelo marketing.

Figura 1 – Crescimento do interesse pelo termo “plant based” ao longo dos últimos 5 anos.
[pic 5]

Fonte: Google Trends, acesso em 21/08/2021.

Figura 2 – 5 assuntos mais relacionados ao termo “plant based” ao longo dos últimos 5 anos.

[pic 6]

Fonte: Google Trends, acesso em 21/08/2021.

Dos resultados da pesquisa fica evidente que o interesse do público pelos alimentos “plant based” ou à base de plantas, na tradução literal, vem aumentando. Deste aumento, destacam-se principalmente os alimentos relacionados à hamburgueres.

Além disso, segundo o relatório Plant-Based Food Market publicado em fevereiro de 2021 pela consultoria Research and Marketing, o mercado de Plant-Based que já faturou US$ 5,6 bilhões em 2020 deve crescer 15% ao ano até 2027.

Para dar continuidade a análise ambiental da empresa será utilizada a divisão proposta por Kotler e Armstrong (2008), entre macroambiente e microambiente, assim como os elementos que compoem ambos.

Macroambiente

Composto por forças externas à empresa sobre as quais ela não pode exercer controle.

Forças

Tendência

Impacto

Demográficas

[pic 7]

A absoluta maioria das projeções do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais aponta para um crescimento da população mundial nas próximas décadas.

Em condições normais o crescimento da população mundial deve aumentar a demanda por alimentos tanto em quantidade quanto em diversidade, apresentando-se como um cenário positivo para Fazenda Futuro.  

Naturais

As mudanças climáticas, decorrentes em grande parte do aquecimento global, são um assunto que vem ganhando importância nos noticiários e consequentemente na opinião pública. A atual discussão científica busca compreender qual o impacto da ação humana no aquecimento global, quais os principais fatores que contribuem ou não para este impacto e o que poderia ser feito para evitá-lo. Neste sentido, relatório públicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), relacionado à ONU, aponta que o consumo de carne (animal) está diretamente ligado ao aquecimento global, representando pelo menos 50% da emissão de gases que causam o efeito estufa.

Uma vez que o consumo de proteína animal se torne um vilão da opinião pública, empresas de proteína vegetal como a Fazenda Futuro podem ser beneficiadas.

Culturais

Apesar da falta de dados consolidados globais, diversas pesquisas locais vem apontando mudanças nos hábitos de consumo alimentares dos países ocidentais, apresentando aumento no número de indivíduos que não ingerem proteínas de origem animal. No Brasil, entre pesquisas do Ibope de 2012 e 2020 houve um aumento de 75% no número de autodeclarados vegetarianos. Os principais motivos apresentados são preocupação com a própria saúde, responsabilidade ambiental e com a vida animal.

A perspectiva desta mudança de hábitos alimentares é positiva para a Fazenda Futuro.

Políticas

Por um lado, pressões sociais e ambientais podem direcionar decisões políticas no sentido da preservação ambiental, e isto pode significar a criação de restrições para produção de proteína de origem animal. Por outro, gigantes da indústria da carne tem grande impacto econômico e poder de influência dentro grupos políticos, podendo assim estimular decisões à seu favor.  

Certamente decisões políticas podem trazer grande impacto para o mercado da Fazenda Futuro, mas ainda é difícil apontar quais serão os caminhos.

Tecnológicas

O desenvolvimento de novas tecnologias muitas vezes é motor propulsor para diversos segmentos industriais. E não é diferente no mercado das foodtechs. A produção de hamburgueres à base de plantas que agradem o grande público é um desafio altamente tecnológico e recente, parte de um campo que ainda tem muito espaço para desenvolvimento e melhorias. Hoje, poucos competidores no mercado dominaram esta tecnologia, por isso muitas marcas ainda não produzem seus próprios plant based e dependem de importações que encarecem o produto final.

A Fazenda Futuro se apoia no desenvolvimento tecnologico para ter sucesso no mercado, e se conseguir manter seu processo inovador pode ter essa força à seu favor.

Econômicas

Após a pandemia de COVID-19 que impactou o mundo entre 2020 e 2021 deve haver uma recuperação econômica em ritmo desigual entre as nações. A previsão de crescimento global é de 4% para 2021 segundo relatório do Banco Mundial publicado no início deste ano. Entretanto, vale destacar que este crescimento é relativo à forte queda que ocorreu em 2020, portanto aumento real deve ser visto à partir de 2022.

A Fazenda Futuro pode estar bem posicionada para enfrentar este cenário uma vez que está distribuindo seus produtos para diferentes economias, não dependendo do ritmo de recuperação de um local específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (693.5 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com