TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CADEIA DE SUPRIMENTO

Por:   •  22/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

Para um entendimento um pouco maior. A CADEIA DE SUPRIMENTO pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes. Gerir essa estrutura com eficiência é o grande desafio das organizações e exige muito planejamento. Principalmente nas grandes organizações. Mas isso não significa simplesmente organizar apenas os processos que já são previstos, mas também estar preparado para eventualidades que possam ocorrer.

A distribuição física já começa na fábrica. Os gerentes escolhem um conjunto depósitos (também chamados de pontos de estocagem) e os transportadores que entregarão as mercadorias no destino final no prazo desejado e ao menor custo total. A distribuição física se expandiu para o conceito mais amplo de GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTO. Esse gerenciamento começa antes da distribuição física e ele deve suprir os insumos corretos (matérias primas, etc) convertê-los em produtos acabados e despachá-los para o destino final.

A visão de de GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTO ajuda a ter uma visão melhor dos fornecedores e distribuidores para ajudá-los a aumentar a produtividade e reduzir os custos. Entre os fabricantes mais admirados por seu GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS estão: P&G, KRAFT, GENERAL MILLS, PEPSICO E NESTLÉ. Entre os varejistas mais notáveis estão: Walmart, Target, Publix, Costco, Kroger e Meijer.

O Walmart é uma das maiores redes varejistas do mundo, o que faz com que esse gerenciamento tenha que ser muito bom caso ela deseje se manter competitiva. Algumas das inovações do Walmart nessa área foram a criação de marca própria e a eliminação de intermediários, além de que o Walmart foi um dos pioneiros no desenvolvimento de um sistema próprio de produção. Ele teve essa necessidade porque alguns fornecedores estavam negando a fazer entregas pelo fato que a loja do Walmart é de ruim acesso. Sendo assim, o Walmart decidiu criar um centro de distribuição que cercado por um aglomerado de lojas e perto da rodovia. Isso foi interessante e depois algumas empresas passaram a copiar esse modelo.

A logística de mercado visa planejar e controlar o fluxo de materiais e de produtos finais, com o objetivo de atender melhor as necessidades do clientes. Ela é parte fundamental pois quando a empresa não entrega suas mercadorias no prazo estipulado, ela corre risco de perder seus clientes.

Como quase tudo hoje, com a tecnologia o processo de logística dentro da organização ficou mais facilitado. A organização tem maior facilidade em prever a quantidade de demanda, o processo em si do transporte, faturamento entre outros ficou mais ágil. Além de agilidade e facilidade, pelo fato do processo ser eletrônico, diminuiu também a quantidade de erros.

LER A FRASE. Os planos de produção indicam os materiais que o departamento de compras deve encomendar. Então são transportados, entrando na área de recepção e são estocados para virarem produtos acabados na produção. O ESTOQUE DE PRODUTOS ACABADOS É A LIGAÇÃO ENTRE OS PEDIDOS DOS CLIENTES E A ATIVIDADE DE FABRICAÇÃO. Pois os pedidos reduzem o nível do estoque e a fabricação faz o aumentar.

O custo total da logística de mercado pode chegar a 30 ou 40 por cento do custo do produto.  No setor supermercadista dos EUA, o desperdício afetam de 8 a 10 por cento dos itens perecíveis todo ano e o prejuízo gira na casa dos 20 bilhões. Visando evitar essas perdas, a Stop e Shop analisou a sua cadeia de suprimentos de alimentos frescos e reduziu tudo. Desde o tamanho das caixas dos fornecedores, até a quantidade de produtos em exposição. Com essas mudanças a rede diminuiu as perdas em quase um terço. E ainda melhorando a satisfação do cliente, pois o produto era de maior qualidade.

Menores custos de logística permitem preços menores e margens de lucro mais altas. Mesmo o preço de logística sendo relativamente alto, um programa de logística bem estruturado pode ser uma boa vantagem competitiva.

A toyota tem a manufatura enxuta, ela fabrica bens com o mínimo de desperdício tanto de materiais, dinheiro, quanto de tempo. Prioriza que não deve haver estoque. E a CONMED, é uma fabricante de equipamentos médicos. Em vez de levar a produção pra China, já que poderia economizar com mão de obra, mas poderia sofrer com ciclos de produção maiores, acúmulo de estoques ou atrasos imprevistos. A empresa passou a montar os seus produtos descartáveis apenas depois de serem encomendados. Fazendo com que ela aumentasse seu faturamento pelo não mais desperdício.

A cadeia de valor é um contexto mais amplo de atividades e constitui um sistema de valores onde estão integradas também as cadeias de valor de fornecedores e distribuidores.

É a sequência de atividades que começa na produção da matéria prima e termina no descarte dos resíduos. Todos os atores tem papel fundamental para o ciclo ocorrer, seja direta ou indiretamente. O fornecedor de um fornecedor pode ter uma grande importância.

  • Logística de entrada: Todos os processos relacionados com a recepção, controle de inventário, marcação de transporte. Neste ponto, as relações que tem com os fornecedores são um fator decisiva para a criação de valor.
  • Operações: inclui maquinaria, embalagens, montagem, manutenção de equipamento, testes e outras atividades de criação de valor que transformam inputs no produto final, para ser vendido aos clientes.
  • Logística de saída: as atividades associadas com a entrega do seu produto ou serviço ao cliente, incluindo sistemas de recolha, armazenamento e distribuição e podem ser internos ou externos à organização.
  • Marketing e Vendas: São os processos que a empresa utiliza para convencer os clientes a comprarem os seus produtos ou serviços. As fontes de criação de valor aqui são os benefícios que oferece e o modo como os transmite.
  • Serviço: as atividades que mantêm e aumentam o valor dos produtos ou serviços após a compra. Aqui incluem-se o apoio ao cliente, serviços de reparação e/ou instalação, formação, atualizações, etc.

As atividades de apoio ajudam as atividades primárias. Aqui podemos encontrar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com