TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA GRADUAÇÃO: SUPERIOR EM PROCESSOS GERENCIAIS

MATÉRIA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

ALUNO : MAX EMILIANO C. PEIXOTO

                 Profª.   

CAMPOS DOS GOYTACAZES / RJ 2021

 Ética e desempenho social das organizaçõesum modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais, de Filipe Jorge Ribeiro de Almeida. Leia o artigo, reflita sobre o trecho destacado e pense sobre sua prática profissional, seja ela na área organizacional ou outra.  

Introdução

Nos dias atuais nos deparamos com diversos fatores, relacionados ao meio ambiente, ética, sociedade e outros, porém, poucos são falados e mostrados no dia a dia. A ética é pautada e corresponde ao fator de que maneira o ser humano deseja construir valores na sociedade e no planeta em geral, ou seja, a forma e a maneira que o indivíduo se buscar expressar.

Precisamos entender que estamos inseridos no meio ambiente, que de que dele necessitamos para vivermos. A relação homem natureza, vem a cada ano de deteriorando, mas grande parte se faz a resolver com políticas públicas e a outra parte, se faz necessária nosso conhecimento.

Empresas buscam cada vez mais está de acordo com a legislação ambiental, existem leis que ajudam a melhorar esses fatores relacionados empresas e meio ambiente. A legislação tem demandado cada vez mais ações e prevenções juntos as empresas, principalmente de grande porte, priorizando o fator ambiental empresarial.

O artigo mencionado, nos condiz com situações muitos importantes para um ambiente empresarial saldável e contextualizado, isso condiz com a cultura, com o individual e o organizacional de uma determinada empresa.

Se pautar a ética nos dias atuais é se pautar a pares relacionados ao único ser, onde nós mesmo poderemos nos encontrar e nos decifrar, podemos sim aprender, mais muito além é entender o caminho correto a se traçar, pois fatores externos podem sim nos condenar a fatores morais.

Desenvolvimento

Como mencionado a introdução, o mundo não será bem sucedido sem mudanças e condições para que possamos minimizar efeitos catastróficos no meio ambiente, todos nós temos um pouco de responsabilidade e dever no dia a dia que envolve nosso planeta, seja nos descartes conscientes, seja em manter sempre a cidade limpa e organizada, seja não destruirmos patrimônios, algo muito relacionado a ética pessoal, e assim sucessivamente, pois, não podemos apenas contar com leis ambientais para colocarmos em prática o correto a ser feito.

A empresa Raiadrogasil, uma empresa com responsabilidade socioambiental, está no ramo da saúde a décadas, e vem buscando cada vez mais a conscientizar as pessoas e a si próprio a cuidarmos mais da natureza. A empresa mencionada busca reduzir o uso de recursos naturais sobre o impacto sócio ambiental dos processos a que se utilizam. Dentre eles estão, os descartes corretos dos medicamentos vencidos, onde em cada loja possuem um descarte consciente, que será levado para uma incineradora, pois sem esse descarte consciente a poluição desses produtos químicos na natureza é algo muito ruim e prejudicial, se diz que a cada quilo de medicamento jogado no lixo, poderá contaminar até 450 mil litros de água, esse é um estudo da própria empresa junto a seus parceiros. Entre outros como uma linha vegana, com embalagens biodegradável, e toda linha possui fórmula vegana, sem testes em animais e com ótimo custo benefícios para os consumidores finais, e além para evitar desperdício de papel, possui um programa interno nas lojas de cupons, onde os clientes podem informar seu e-mail e direcionar todo cupom fiscal, sem a necessidade de imprimir e assim reduzir papéis ao meio ambiente, com essa economia, se transforma em plantio de árvores com ong’s parceiras.

Como se faz importante as empresas estarem sempre conscientizada, seja no ambiente e também seja na qualidade de vida de seus colaboradores e clientes.

Sobre leis ambientais, é muito importante que as empresas precisem saber, são 5 delas as principais:

1 ) Lei da Política Nacional do Meio Ambiente | nº 6.938

2 ) Lei nº 9605 e Decreto nº 3179 | Sobre crime e infrações

3 ) Resolução CONAMA nº001/86 | Licenciamento Ambiental

4 ) Resolução Conama nº357 | Tratamento de efluentes

5 ) Lei nº 12.305 | Política Nacional de Resíduos Sólidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (415.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com