TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COCA-COLA EM 2011: EM BUSCA DE UM NOVO MODELO

Por:   •  26/5/2020  •  Resenha  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

COCA-COLA EM 2011: EM BUSCA DE UM NOVO MODELO

Referências: YOFFIE, David B; KIM, Renee. Coca-cola em busca de um novo modelo. Haevard Business School, p.1-29, 19 de fevereiro de 2020.

O artigo “Coca-cola em 2011” escrito por David B. Yoffie e Renee Kim, onde relatam sobre os desafios encontrados na empresa coca-cola para dobrar a receita. Diversos questionamentos foram feitos para a melhor estratégia de negócio e alcançar um número melhor de clientes fiéis a marca.

A coca-cola foi criada em 1886 pelo farmacêutico John Pemberton que misturou xarope com água gaseificada em alguns locais como drogarias, e após 5 anos vendeu para Asa Candler que tornou a coca-cola disponível por todo o estado nos anos de 1895. Em 1916 Candler vendeu a coca-cola para um grupo de investidores tendo à frente Ernest Woodruff quatro anos depois. A quantidade de produtos aumentou com a compra da “Minute Maid” e pelos lançamentos de novos refrigerantes aromatizados como a Fanta e o Sprit.

Em 1981 Roberto Goizueta assumiu o CEO (Diretor executivo) da Coca-Cola com a aposentadoria de Woodruff. Logo Roberto aderiu responsabilidades de encarrar a concorrência da Pepsi e o CEO investiu pesado na publicidade da empresa e logo nos anos 80 lançou onze novos produtos, onde a Coca Diet foi o maior sucesso lançado em 1982 com orçamento mais caro dos negócios de refrigerantes e o mais vendido do mercado.

A Coca-cola continuou crescendo no exterior, principalmente na Àsia e na Europa Oriental. As novas redes de engarrafamento e rotas de distribuição foi um investimento feito pela Coca-Cola diferentemente das redes de sua concorrente a Pepsi, que continuava com engarrafamentos estatais e redes existentes. Nos anos de 1997 Goizueta foi surpreendido por um câncer no pulmão que afetou diretamente sua permanência na diretoria da empresa. A Coca já estava atingindo uma marca de US$147 bilhões e desta forma se tornava uma das mais valiosas marcas do mundo. Após Goizueta entrou um novo diretor, Douglas Ivester que acabou se deparando com a crise financeira asiática e a crise na Bélgica em 1999. Com os fatos negativos durante a chefia de Ivester o conselho decidiu substituir o mesmo por Douglas Daft.

Durante os anos de 2000 o novo diretor Daft começou a tomar suas decisões iniciais, como corta gastos e despesas afetando diretamente mais de 6 mil funcionários, uma das maiores reduções de colaboradores da empresa. Enfrentou um problema legais ao fazer envio excessivo de xarope para o exterior e notícias de contaminação já surgia na Índia e na Europa manchando a imagem da Coca-Cola. Com a perda de oportunidade de crescimento da Coca a Pepsi adquiria a evolução com a Quaker Oats, obtendo a propriedade Gatorade, uma marca líder na categoria das bebidas desportivas, que rapidamente crescia.

Em 2004 Daft a havia sido substituído por Neville Isdell, assim sendo o terceiro CEO da Coca-cola em sete anos. Com a estratégia de revitalizar a marca de gasificado, onde era o coração da empresa, Isdel investiu no marketing com cerca de $ 400 milhões esperando fortalecer a consistência da marca e aumentar a quantidade de produtos disponível, incluindo água e chás aprimorados.

Com desafios de recuperar o crescimento na América do Norte em 2008, Kent o mais novo diretor, teria que superar a queda das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com