TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO NO CENÁRIO ORGANIZACIONAL

Por:   •  19/2/2017  •  Artigo  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 12

A COMUNICAÇÃO NO CENÁRIO ORGANIZACIONAL

Alessandra da Silva Bastos

Ednaldo da Silva Moreira Junior

Eva Alessandra Gomes

Professora: Roseane Seibert Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Recursos Humanos (RHU 0176) – Processo de Recursos Humanos

13/04/2016

RESUMO 

Este trabalho tem como objetivo explicitar os conceitos inerentes à comunicação dentro das organizações, bem como elucidar a sua importância como sendo uma das principais ferramentas para a obtenção de crescimento. De forma objetiva, vamos destacar e conceitualizar dois dos tipos de comunicação mais utilizados: a Comunicação Interna e a Externa e consequentemente a sua aplicabilidade, benefícios e atribuições no meio organizacional. Visto que o retorno desta comunicação é essencial, estudaremos o Feedback, como sendo uma ferramenta importante  para a eficácia de todo o processo, pois cabe a ele acompanhar se a mensagem foi recebida  e compreendida por todos, certificando se o objetivo principal foi cumprido e se de fato gerou a atitude esperada. Como resultado, podemos concluir que a comunicação organizacional é uma estratégia extremamente importante, sendo relevante dentro das organizações. Porém, caberá aos administradores, gerentes e todos os demais geradores de resultados, que fazendo uso de suas habilidades interpessoais, consigam contornar os muitos ruídos nesta transmissão, fazendo-se entender e gerando a mudança. Utilizou-se para a presente pesquisa a análise de cunho documental, pois observamos que esta constitui uma técnica importante na pesquisa qualitativa, vindo a complementar e enriquecer este trabalho com informações fidedignas e legítimas, obtidas de fontes seguras, extraídas principalmente de bibliotecas e banco de dados digitais.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Feedback. Comunicação Interna e Externa.

1 INTRODUÇÃO

A comunicação é uma das características do ser humano e é vista atualmente como sendo uma competência essencial no mundo empresarial, acadêmico e social. Ela assumiu um papel imprescindível, onde o saber se comunicar passou a ser uma necessidade, sendo exigida a cada dia mais através dos conhecimentos e habilidades inerentes do profissional ou do cargo. Atualmente, profissionais precisam se fazer entender de forma objetiva, clara e concisa, possuindo inclusive uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios. Além destas qualificações, este profissional precisa estar totalmente alinhado com a estratégia da empresa, estando ciente de como funciona a filosofia e a que público alcança.

Vemos que a dinâmica do mercado de trabalho atual exige que esses profissionais atuem em várias frentes, assim, as organizações enxergam a comunicação como sendo a ponte para o desenvolvimento de seus colaboradores e consequentemente o crescimento da própria instituição. Por isso, tem-se investido tanto nesta estratégia, utilizando a comunicação nos relacionamentos interpessoais e nos relacionamentos com os clientes.

Portanto, podemos observar que, se a comunicação certa, ocorrer na medida certa e no tempo certo, retornará positivamente em forma de lucros, engajamento, motivação, confiança, fidelidade e comprometimento, eliminando qualquer incerteza, produzindo assim um ambiente seguro e confiável para todos os colaboradores.

 

2 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Podemos definir comunicação organizacional como sendo a comunicação que é dirigida às organizações e a todos os seus colaboradores (diretos ou indiretos), ou seja, é a troca de informações que abrange tanto a imagem da empresa perante o mercado, quanto ao capital humano que faz parte dela. De acordo com Riel (1995):

A comunicação organizacional engloba relações públicas, estratégias organizacionais, marketing corporativo, propaganda corporativa, comunicação interna e externa, enfim um grupo heterogêneo de atividades de comunicação, voltadas fundamentalmente para os públicos ou segmentos com os quais a organização se relaciona e depende.

Outro conceito que define comunicação no ambiente organizacional consta na obra “Recursos Humanos: o capital humano das organizações” de Idalberto Chiavenato (2006, p. 75), onde ele ressalta que:

[...] Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. [...]. É a maneira de se relacionar com outras pessoas através de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga as pessoas para que compartilhem sentimentos e conhecimentos. A comunicação envolve transações entre as pessoas. Toda comunicação envolve pelo menos duas pessoas: a que envia uma mensagem e a que a recebe. Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que pode completar o ato da comunicação. Entretanto, as organizações não podem existir nem operar sem comunicação; esta é a rede que integra e coordena todas as suas partes.

Sintetizando em poucas palavras, percebemos que a comunicação se define como sendo o processo de troca de informações de uma pessoa a outra, fazendo a utilização de vários meios.

Mediante este exposto, podemos observar que a comunicação possui finalidades na transmissão das informações, sendo elas:

  • Passar informação e se fazer compreender para que os colaboradores consigam desempenhar e conduzir bem suas tarefas.
  • Transmitir tomadas de decisões corretas e desenvolver relacionamentos onde integram e coordenam todas as partes.
  • Proporcionar mediante informação coesa, clara e objetiva, atitudes corretas e necessárias, para que haja da parte do colaborador a motivação, cooperação e satisfação.

Uma vez que a organização trabalha baseada no bom diálogo, com trocas de ideias, esta se torna mais confiável e transparente. Os colaboradores por sua vez, tornam-se mais confiantes e motivados, pois passam a conhecê-la melhor e consequentemente a seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (361.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com