TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTEXTUALIZAÇÃO E ATUALIDADES

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ATIVIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO E ATUALIDADES – D3 2017.2

NOME DOS COMPONENTES DO GRUPO

Escrever o nome completo dos componentes do grupo em ordem alfabética.

Edna Christina Nobrega de Oliveira

Jessica Queiroz Costa

Luiz Felipe Pereira Dantas

PROPOSTA

A Faculdade UnyLeya tem como prática e política de ensino que temas da contemporaneidade sejam discutidos à luz das disciplinas ofertadas nos cursos de graduação. Por isso, a cada semestre, elegemos um Tema Gerador que , como o nome diz, gera uma gama de possíveis discussões e abordagens. É um desafio para que os alunos desenvolvam habilidades e competências para trabalhar de maneira interdisciplinar e de forma colaborativa a respeito de questões contemporâneas de nossa sociedade na Atividade de Contextualização e Atualidades. Neste segundo semestre de 2017 temos como tema gerador “A terceira Idade na Sociedade Atual”.

TEXTO BÁSICO

(apoio para a elaboração do trabalho)

Faça uma pesquisa sobre os cargos e carreiras que vem sendo ocupados por idosos nas organizações e por que elas vem dando preferência aos mesmos. Aproveitem para saber a remuneração aproximada desses cargos e se esta é afetada pelo fato de se tratar de trabalhadores idosos.

APRESENTAÇÃO DO TÍTULO DA ATIVIDADE

Pesquisa sobre Cargos, Carreiras e Remuneração de Idosos no Mercado de Trabalho.

INDICAÇÃO DO FORMATO DA ATIVIDADE ( exemplo: enquete, exposição de fotos, construção de painel, análise textos literários, análise de música, produção de filmes, etc)

A pesquisa deve ser apresentada sob a forma de um texto reunindo pelo menos cinco cargos/carreiras. (De 1 a 2 páginas).

Procurem não ser sucintos demais nas justificativas do porquê da opção de idosos para ocupar o cargo.

OBJETIVO DA ATIVIDADE

Favorecer um aprofundamento e reflexão crítica sobre a inserção de funcionários idosos no mercado através da análise dos cargos/carreiras que estes tem ocupado/seguido, a justificativa dessa mudança e a remuneração associada.

DESENVOLVIMENTO (Apresentação da maneira como a atividade será desenvolvida: etapas, procedimentos, roteiro etc).

Etapas:

  1. Pesquisar Cargos/carreiras ocupadas por funcionários idosos;
  2. Refletir sobre os motivos dessa contratação por parte do mercado;
  3. Elaborar um texto síntese da pesquisa desenvolvida em grupo;

Em uma pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Hays, demonstra/aponta que:

  1.  20% das companhias contratam profissionais aposentados;
  2.  Desse total, 75% para cargos técnicos;
  3. 33% para a diretoria;
  4. 28% para a gerência.

Isto é comum acontecer, funcionários se aposentam ou, muitas vezes, “são convidados” a antecipar sua aposentadoria. Em seguida são chamados como consultores. Tudo em função de um conhecimento que não pode ser perdido e que ainda é muito valorizado pelo mercado, carente com a, até então, prioridade de contração pela juventude. O mercado também se abre para cargos como caixas e atendimento, antes ocupados por jovens: “São pessoas maduras e que gostam de lidar com pessoas. Principalmente a simpatia e a atenção especial que eles dão ao cliente vêm sendo apreciada pelas companhias, que necessitam de profissionais com esse perfil”. Quando o aposentado entra novamente no mercado, ele tem a possibilidade de interagir e participar da vida social. Ele sai das condições de isolamento a que se submetia e tem a oportunidade de convívio com pessoas de outras idades”. O aumento da autoestima é uma das maiores vantagens para o idoso, que às vezes preferem nem se aposentar, seguindo no mercado de trabalho. “Sentir-se valorizado e ainda capaz reforça os seus relacionamentos familiares e sociais e consequentemente os do trabalho.

   Alguns motivos para contratar profissionais idosos:

  • Apresentam maior comprometimento e senso de responsabilidade se comparados aos profissionais mais jovens.
  • Tendem a ser mais cooperativos e pontuais.
  • São mais fiéis as empresas, conseguem ter uma compreensão melhor dos cenários devido experiência e conhecimentos adquiridos ao longo da carreira.

Além disso, estimativas do IBGE apontam que a população brasileira tem cerca de 16 milhões de pessoas com mais de 65 anos. No entanto, apenas 137,6 mil delas ocupam vagas formais no mercado de trabalho, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2015.

Com base nessa pesquisa, podemos concluir que antes de fazer qualquer contratação, devemos fazer uma avaliação para saber se o profissional está apto para a vaga disponível e saber se a função exige algum tipo de esforço físico ou agilidade. Os cuidados devem ser o mesmo para qualquer candidato independente da sua idade. O importante é estar engajado e comprometido com a empresa.

Nas últimas décadas, o mercado de trabalho, em todos os setores, vem recrutando mão-de-obra qualificada para atender às necessidades da chamada “Era da informação”. A “Era do capital intelectual” pode ser uma grande oportunidade para a mão-de-obra da terceira idade, pois, se baseia na capacidade humana de gerar conhecimento e, não na força física. Além disso, podemos considerar e constatar que a experiência da terceira idade desenvolveu habilidades do uso da inteligência emocional que é uma habilidade muito requisitada e que ajuda nas tomadas de decisões em grupos de diferentes gerações e opiniões, já que os perfis da maioria dos profissionais que atuam nas organizações sejam da Geração Y que compartilha o mercado com os profissionais da geração Baby Boomers e geração X, trazendo respostas rápidas, utilizando recursos de informática com excelência e sendo capaz de criar soluções inovadoras e que ascenderam a posições de chefias/lideranças muito rápido, porém tem pontos a serem trabalhados como: a ansiedade, o imediatismo e o fato de não saberem exatamente como lidar com um momento de crise ou uma bolha de mercado. Outro ponto que as companhias costumam destacar como negativo é a insatisfação que toma conta do profissional, caso ele não receba uma promoção após o primeiro ano de empresa.

A geração Y costuma ter a preferência das empresas em tipos de projetos em que é necessário reestruturar e reorganizar novas ideias. Seu perfil pode ser bastante aproveitado em consultorias voltadas à inovação e ambientes que buscam o desenvolvimento de novas estratégias de mercado e os colaboradores da 3º. Idade tem a capacidade/habilidade emocional de manter o equilíbrio e a racionalidade para decisões importantes que irão impactar positivamente no sucesso e manutenção dos resultados.

A Gestão do Conhecimento nas organizações deve ser pautada no incentivo ao compartilhamento e o aprendizado continuo entre as diversas gerações e de maneira horizontal onde todos compartilhem o conhecimento, competências, habilidades agregando valor e atendendo os objetivos traçados da missão e visão da organização e de carreira pessoal.

Algumas empresas contam com programas de inclusão, onde parte das vagas são preenchidas exclusivamente por trabalhadores com mais de 60 anos. O objetivo é aumentar as oportunidades de retorno ao mercado de trabalho para profissionais nessa faixa etária e diminuir o número de idosos com baixa renda. E conforme previsto em lei, os aposentados que desejam continuar no mercado de trabalho exercendo atividade remunerada, tem os mesmos direitos de qualquer outro trabalhador registrado sob regime CLT. Os aposentados devem continuar contribuindo com a Previdência Social mensalmente, mas nenhum recalculo da aposentadoria é feito, a não ser que o trabalhador solicite a desaposentação por meio de uma ação judicial.

Com o aumento da expectativa de vida, as empresas começam a se interessar pela contratação ou permanência dos colaboradores acima dos 50 anos de idade. Como a fidelização do cliente é a fórmula do sucesso, muitos idosos estão sendo contratados para trabalhar nas linhas de frente com o consumidor, já que, na maioria das vezes, o jovem não tem a sabedoria, experiência e paciência necessárias para exercer essa função.

O retorno de pessoas acima de 50 anos ao mercado de trabalho não se restringe somente à experiência, mas à vontade de permanecer ativos, estar atentos às novas tecnologias, conviver com os colegas de trabalho e, principalmente, sentirem-se valorizados como seres produtivos. Está relacionado também à questão financeira, pois muitos passam por uma redução da renda depois da aposentadoria, enquanto os valores gastos com medicamentos, por exemplo, costumam aumentar.

Ao mesmo tempo em que expande sua atuação como pessoa economicamente ativa, o idoso também tem se tornado público-alvo das empresas. O perfil dos consumidores vem se modificando, fazendo com que os produtos, serviços e atividades de turismo e lazer, por exemplo, sejam adaptados a esses novos clientes. A terceira idade está em discussão nas reuniões sobre marketing e inovações das empresas de todos os setores.

Exemplos de Empresas que criaram programa de recrutamentos para a 3ª. Idade:

Bob’s – Programa Melhor Idade - onde os aposentados recrutados exercem a função de anfitrião de loja e prestam atendimento personalizado ao consumidor. De acordo com o diretor de Recursos Humanos da rede Bob's, o número de demissão entre os funcionários do programa Melhor Idade é bem mais baixo do que entre os demais. A responsabilidade dos funcionários do programa é impressionante. Com esse projeto valorizamos e damos oportunidade para quem já ultrapassou o período da juventude e precisa de trabalho.

Gol Linhas Aéreas – Programa Experiência na Bagagem - a iniciativa é parte do programa de inclusão da empresa – o GOL Para Todos – e surgiu depois que a liderança da empresa percebeu que seus profissionais mais experientes, na casa dos 50, 60 e 70 anos, tinham comprometimento, dedicação e engajamento muito acima da média.

“Essas são características muito importantes para a organização”, diz Nogueira. A ideia, então, foi a de incentivar profissionais com mais de 50 anos que estejam fora do mercado a cadastrar currículo e participar dos processos seletivos. O objetivo é, como diz o executivo, que haja mais “equilíbrio entre a jovialidade e a maturidade”, na companhia aérea.

Pão de Açúcar - Programa Terceira Idade - contrata profissionais com mais de 55 anos de idade para trabalharem em suas lojas. A rede possui os supermercados Assaí, Nova PontoCom, Pão de Açúcar e Extra. O Programa Terceira Idade, criado pelo Grupo GPA há 18 anos, tem como objetivo valorizar os profissionais de mais experiência e também contribuir para a inclusão de diferentes públicos em sua equipe, motivando estes profissionais e a troca de experiência entre eles e os mais jovens, além de oferecer um atendimento especial aos seus clientes.

Além disso, a crise econômica e política brasileira aumentaram as estatísticas de desemprego que atinge todas as faixas etárias e ramos de atuação e negócios. E mesmo nas crises os brasileiros criam alternativas e maneiras de vencer as dificuldades com criatividade e iniciativas e ações que de alguma forma contribuem com soluções para a sociedade como ser tornar empreendedor, ou até mesmo criar startups que ajudem novos empreendedores em novos negócios ou até mesmo que ajude e de suporte para profissionais da 3ª. Idade a se recolocar no mercado e manter/mostrar a sua empregabilidade e capacidade para o mercado e empresas, como o Mórris Litvak - JOVEM CRIA PLATAFORMA COM VAGAS DE EMPREGO PARA PESSOAS COM MAIS DE 50 ANOS – Ele se inspirou em sua avó, que trabalhou até os 80 anos de idade, para criar a Maturi Jobs.

MATURI JOBS – Plataforma – Startup - O Brasil vive um momento difícil para certa faixa da população. Com a crise, muitas pessoas na faixa dos 50 e 60 anos perderam seus empregos e agora se encontram em uma situação muito delicada: não conseguem se recolocar no mercado e ainda não podem se aposentar.

O desenvolvimento da plataforma calhou ainda mais quando a crise econômica no Brasil começou a desempregar parte da população mais velha no Brasil. “Com o aumento das demissões e a reforma da Previdência e a Terceirização, a Maturi Jobs, que entrou no ar no início de 2016, permite que empresas publiquem vagas específicas para o público mais velho, com mais de 50 anos. A partir daí, os usuários da plataforma podem se candidatar às vagas de maneira gratuita. Os processos são realizados pelas contratantes.

Para o empreendedor, a empresa que contrata funcionários mais experientes pode ganhar de diversas maneiras. “É um público que vai crescer como consumidor e, se quer vender para eles, precisa ter dentro da casa”. Outro ponto positivo é que as pessoas mais velhas costumam ser mais fiéis ao negócio” Previdência em pauta, era necessário tirar o projeto do papel.”

A Maturi Jobs hoje funciona com um modelo que cobra das companhias e não dos candidatos. “O que está sendo um desafio neste período de crise. Estamos trabalhando e pensando em novos modelos”, diz o fundador da startup.

Em um ano, a plataforma já publicou vagas de 300 empresas para mais de dez mil pessoas cadastradas. A maioria delas está relacionada aos setores de vendas, atendimento ao cliente e funções administrativas. Mórris estima que ao menos 100 pessoas foram recolocadas no mercado de trabalho por conta da Maturi Jobs. A startup faturou R$ 7 mil em fevereiro.

http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2017/03/jovem-cria-plataforma-com-vagas-de-emprego-para-pessoas-mais-velhas.html

Depoimento Edna Oliveira:

Eu estou em busca de recolocação, tenho 54 anos e estou cadastrada na Plataforma Maturi Jobs e sou seguidora deles no facebook e membro da Comunidade Maturi Jobs desde antes da Plataforma estar no ar em 2015, onde o Morris Litvak e os participantes da Comunidade compartilhavam experiências, indicações de vagas, indicação de cursos, etc.

Informações de Contatos da Maturi Jobs:

http://www.maturijobs.com

https://twitter.com/maturijobs

https://www.linkedin.com/company/maturijobs

https://www.youtube.com/c/maturijobs

https://www.instagram.com/maturijobs/

[pic 2]

Achei também nas minhas pesquisas o Portal abaixo que possui um Blogspot com ofertas de empregos para Terceira idade

http://empregos2-portalterceiraidade.blogspot.com.br/

[pic 3]

Leia mais: 

https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/empresas-criam-programas-de-recrutamento-para-idosos-4563880#ixzz4vJrLZWbW stest 

 http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/viewFile/7199/5692;

 http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,idosos-voltam-ao-mercado-de-trabalho-imp-,850072

METODOLOGIAS ( recursos que serão utilizados)

Análise crítica de artigo / pesquisa sobre o tema

REFERÊNCIAS

Se for o caso, inclua aqui as referências e fontes consultadas para realização desta atividade.

http://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2016/05/4-vantagens-de-contratar-funcionarios-mais-velhos

http://www.portaldoenvelhecimento

 http://www.tribunapr.com.br

https://www.maturijobs.com/

Fonte: Arial ou Times New Roman, 11, espaçamento simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (282.6 Kb)   docx (111.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com