TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA ORGANIZACIONAL, CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO NAS EMPRESAS

Por:   •  16/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

CULTURA ORGANIZACIONAL, CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO NAS EMPRESAS.

Misma Magalhães Pereira¹

Richelieu Dias de Albuquerque²

RESUMO

Para entendermos o que é cultura organizacional, faz-se necessário discorrer sobre o que é organização, portanto, pode-se dizer que organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas onde, devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria. O presente artigo discorre sobre a importância da cultura organizacional dentro das empresas, o impacto das diferenças culturais no desempenho das organizações, identificar culturas e composição, quando deve ser construída a cultura dentro da organização e os principais exemplos para se tornar uma empresa de sucesso. Também foram abordados assuntos e características primordiais para manter a cultura dentro da organização e o apoio para adaptação de novos funcionários dentro dos valores da empresa.

Palavras-Chave: Criação e Manutenção de cultura. Cultura organizacional.

1 INTRODUÇÃO

Devido ao mercado de trabalho estar em constantes mudanças e rotatividade de profissionais, vários funcionários troca de empresas nesta rotatividade e acabam vivenciando culturas diferentes, tendo que se adaptarem em cada empresa que se passa.

De acordo com Vergasta (2001) “a cultura organizacional não é algo pronto e acabado, mas estão em constante transformação, de acordo com sua história, os seus atores e com a conjuntura”.

1. Acadêmica do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão, mismam21@hotmail.com.

2. Acadêmico do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão, richelieudias@hotmail.com.

O objetivo deste trabalho é abordar assuntos sobre a importância da adaptação do profissional aos valores requeridos pela empresa contratante, mostrar a importância da criação e ferramentas para manutenção da cultura implantada e adaptação dos novos profissionais contratados.

2 CULTURA ORGANIZACIONAL

Ao pesquisar a bibliografia relacionada à cultura organizacional, verifica-se que, em geral, os conceitos encontrados são muito parecidos ou se complementam. No entanto, destacou-se a conceituação de Nassar (2000):

Cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que humanos de imagem corporativa.

A cultura organizacional se refere pela maneira que os funcionários percebam as características da cultura da empresa, sua afetividade ao ambiente de trabalho, referindo-se como os funcionários se sentem em relação às expectativas da organização. Não há duas pessoas com a mesma personalidade, assim como também não há duas culturas idênticas, o que nota-se que com as diferenças culturais, surge um grande impacto no desempenho das organizações.

É possível conhecer um pouco da cultura da organização conversando com funcionários sobre a história da organização, analisando ações dos empregados, histórias da fundação da empresa, onde fica definido qual a missão real da organização, como ela funciona, e como as pessoas se adaptam à empresa.

Para Chiavenato (1996) “a cultura organizacional consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada empresa”.

Uma cultura deve ter estrutura e estratégia na sua definição, apoio dos gestores para reforçar uma boa cultura e criar culturas novas se não existirem, os gerentes devem agir diretamente ou com uso de técnicas de desenvolvimento organizacional para modificar determinados elementos da cultura.

3 CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DA CULTURA

Ao se criar uma empresa, seus fundadores já tem em mente o que a organização deve ser montando desde já sua estrutura com funcionários que se enquadram na maneira de pensar e sentir da empresa. Assim começa a serem criadas as culturas dentro das novas organizações que através de exemplos dos fundadores, encorajando os funcionários a se identificarem com eles, tornam-se empresas de sucesso.

Segundo Shibutani apud Edela (1978):

Cada pessoa aborda o mundo do ponto de vista da cultura do seu grupo, cada um percebe, pensa, forma julgamentos e controla a si mesmo de acordo com o quadro de referencia do grupo do qual participa. Como ele define objetos, outras pessoas, o mundo e a si próprio a partir da perspectiva que compartilha com outros, ele pode visualizar sua linha de ação proposta a partir desse ponto de vista generalizado, antecipar a reação dos outro, inibir impulsos indesejáveis e assim dirigir sua conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com