TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidadania e Ética

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

PERGUNTAS E RESUMOS DE ÉTICA.

1 – Porque os valores morais são considerados normas enquanto o caráter, ou seja, a ética não normatiza as relações humanas no sentido de imposição de comportamento?

Os valores morais são considerados normas por serem conceitos, juízos e pensamentos do que é considerado certo ou errado perante uma sociedade ou grupo, e que precisam ser seguidos, porém, a ética é diferente por estar implícita em cada indivíduo, que na maioria das vezes, não é imposta, pois são valores pessoais, que nem todos têm, como exemplo, o poder de ser integro ou não.

2 – Como a cidadania se construiu no decorrer dos tempos e, quais as suas principais características nos dias de hoje?

Desde a Grécia Antiga até os dias de hoje, a cidadania evolui como, não sendo apenas à participação política, representando um direito do indivíduo, mas também o dever do Estado em ofertar condições mínimas para o exercício desse direito, incluindo, portanto, a proteção ao direito à vida, à educação, à informação, à participação nas decisões públicas. Hoje vemos que a cidadania não é dada, mas sim conquistada diariamente e assim, ela implica na vivência em sociedade, na construção de relações, e na luta pela educação de qualidade, entre outros, sendo o que impulsiona o indivíduo para que ele possa conscientizar-se de seu papel social, e que pode e deve fazer a diferença na construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária.

3 – Cite as principais diferenças que envolvem a conceituação entre ética e moral.

Ao diferenciar a ética da moral, percebemos que a ética é um tipo de postura e se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana, ou seja, de como lidar diante das situações da vida e ao modo como convivemos e estabelecemos relações uns com os outros. Ela é uma postura pessoal que pressupõe uma liberdade de escolha. Porém, a moral é fruto de um padrão cultural e incorpora as regras eleitas como necessárias ao convívio entre os membros dessa sociedade, ou dessa cultura. Regras estas determinadas pela própria sociedade, logo, quem segue essas regras é uma pessoa moral.

4 – O que é política? Quais são suas prerrogativas essenciais e como podemos pensar a cidadania política, no que se refere a representação, participação e as liberdades individuais? Por que a política falhou enquanto mecanismo de defesa da democracia?

Política é a arte do discurso, a arte da troca e o exercício da razão. Uma relação, interação, onde não se é imposto uma verdade, mas sim, é a partir de um diálogo, de uma razão, que um indivíduo tenta convencer o outro de que seu ponto de vista está correto. Cada vez que se refuta o diálogo, se favorece o campo para quem tem poder, dominar sem precisar construir consenso, assim, o indivíduo consegue ser mais eficaz naquilo que ele pensa, portanto, se o poder de um governante emana do povo, ou seja, foi eleito, ele governa a partir de um consenso, de um apoio, porém, se o poder está baseado na força, por conta de articulação, de armas, entre outros, o indivíduo não necessita de política, ele impõe e deve-se obedecer. Por fim, a política falha porque os indivíduos não dialogam, ficam fechados, não trocam informações, não existindo confrontos, contestação, sobre quem está no poder, e se é levado a cada indivíduo a acreditar que a política é algo ruim, assemelhando-a a corrupção, enriquecimento ilícito, deixando o cidadão sugestivo, cego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com