TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Interna: Um Estudo Na Industria Alfa

Por:   •  23/7/2023  •  Artigo  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

ADMINISTRAÇÃO

GRACIÉLE APARECIDA MARTINS DO PATROCINIO

LUCAS HENRIQUE SILVA MUSSI

MATHEUS FERREIRA VIALONGA

COMUNICAÇÃO INTERNA

TRÊS RIOS

2022

GRACIÉLE APARECIDA MARTINS DO PATROCÍNIO

LUCAS HENRIQUE SILVA MUSSI

MATHEUS FERREIRA VIALONGA

COMUNICAÇÃO INTERNA

Trabalho desenvolvido pelos alunos como parte da avaliação  na disciplina Comportamento Organizacional.

Professora: Débora Vargas

        

TRÊS RIOS

2022

  1. RESUMO

A pesquisa de campo feita pelos graduandos teve como objetivo analisar a percepção dos colaboradores de uma indústria de papéis e papelão acerca da comunicação interna na organização utilizando como métrica o questionário em anexo, na tentativa de identificar possíveis falhas de comunicação e propor melhorias.

Serão apresentados os resultados e conclusões da pesquisa bem como alternativas de melhora.

Palavras-chave: Comunicação interna, questionário, melhoria.

  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa buscou avaliar a comunicação interna em uma indústria de Papéis e papelão da Região. O nome dessa indústria será modificada para a preservação da identidade de seus colaboradores, a chamaremos de indústria Papéis.

Nos dias 12 e 13 de abril de 2022 entre 08:00 e 08:30 da manhã, utilizando como métrica um questionário, foram entrevistados cerca de 45 colaboradores do quadro de funcionários da Indústria Papéis.

A pesquisa terá o objetivo analisar a percepção dos colaboradores acerca da comunicação interna na organização na tentativa de identificar possíveis falhas e propor melhorias.

  1. DEFINIÇÕES COMUNICAÇÃO INTERNA

A comunicação é essencial nas relações humanas desde sempre, tanto na vida em sociedade quanto nas organizações. Seja ela formal ou informal, a comunicação deve ser feita de forma clara para que a mensagem seja transmitida corretamente e não haja mal entendidos.

Desde sempre a comunicação está presente no mundo. Seja na convivência em sociedade, seja num casamento, nas relações interpessoais, a comunicação é o ato de transmitir uma informação.

Para Chiavenato (1997, p. 181 apud Araújo e Simanski ), [...] comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Por isso, constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. A comunicação requer um código para formular uma mensagem e a envia na forma de um sinal (como ondas sonoras, letras impressas, símbolos), por meio de um determinado canal (ar, fios, papel) a um receptor da mensagem que a decodifica e interpreta o seu significado.

E quando vamos para o ambiente corporativo a comunicação é primordial é pode ser usada de maneira estratégica para melhorar a produtividade, facilitar as relações entre colaboradores, maximizar vendas e lucros.

No ambiente empresarial a comunicação tem dois ramos: a interna (a qual vamos focar no presente artigo) é a externa.

A comunicação externa é aquela que transmite as informações da organização para fora, para todos os stakeholders (clientes, comunidade, governo, entre outros). Geralmente está ligada ao marketing da empresa, pode ser feita pelos meios de comunicação: televisão, rádio, internet, jornais e revistas. É ela a responsável pela imagem da empresa.

Já a comunicação interna é aquela que transmite as informações dentro da empresa e pode ser desde a comunicação entre colaboradores da produção a famosa “rádio peão” que são as comunicações informais, são as conversas diárias entre um colaborador e outro. Mas também é a comunicação formal feita através de murais informáticos, reuniões, e-mail, WhatsApp (se permitido pela empresa), Feedbacks entre outros meios.

No presente trabalho vamos identificar a comunicação interna utilizando como métrica um questionário desenvolvido pelos alunos de administração tendo como base uma pesquisa da FUCAPE.

A empresa analisada é uma indústria do ramo de papéis, a proposta do trabalho é fazer um estudo de como está a comunicação dentro da organização, identificar possíveis falhas e propor melhorias.

  1. METODOLOGIA

A Comunicação é a transmissão de informações entre duas ou mais pessoas.

Antes que a comunicação ocorra, é necessário um propósito, expresso em forma de mensagem a ser transmitida. Ele vai passar de um emissor para um receptor. A mensagem é codificada (convertida em um formato simbólico) e transmitida por uma mídia (canal), até o receptor, que traduz (descodifica) a mensagem enviada pelo emissor. O resultado é a transferência de um significado de uma pessoa para a outra.(...) (Robbins, 2009, p 136).        

        Segundo Robbins 2009, na comunicação interpessoal, existem três métodos básicos de comunicação utilizadas pelas pessoas são elas: a oral, escrita e não verbal. [...] A comunicação verbal é a mais utilizada pelas relações humanas, e se expressam através da fala. [...]Já a escrita, é aquela feita através de documentos, como por exemplo memorandos, cartas, e-mails, jornais, fax, quadro de notícias etc. [...]A comunicação não verbal já é aquela que como o nome diz, não é verbal, é transmitida através das expressões corporais.

        Como uma organização é formada por pessoas, as relações interpessoais são parte do dia a dia corporativo e por isso vamos falar agora da comunicação interna organizacional.

        Segundo Oliveira (2010, p. 308) “a comunicação seria então o estabelecimento de uma unidade social entre seres humanos pelo uso de signos da linguagem. Ou ainda o processo de partilhar experiências para que se tornem patrimônio comum.

        

        

  1. ANÁLISES

A indústria Papéis, tem cerca de 560 colaboradores dividida em áreas de produção, administrativa, manutenção, entre outros. O presente trabalho visa identificar como acontece a comunicação interna na organização e propor melhorias. Para isso, foi utilizado como métrica um questionário que foi aplicado a uma amostra de 45 colaboradores das áreas administrativas e de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (111.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com