TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO INDÚSTRIA DE PAPÉIS

Trabalho Universitário: ESTUDO DE CASO INDÚSTRIA DE PAPÉIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O estudo de caso em questão apresenta um caso, onde há uma repressão por parte do superior, é uma atitude que pode causar sérias causas trabalhistas para a empresa, resultando em altos custos com pagamentos de multas, onde se obteve a possibilidade de desenvolver a opinião sobre o caso apresentado e nos faz pensar como um gestor no quesito de ter maneiras de mudar hábitos ou criar regras.

SUMÁRIO

RESUMO 2

SUMÁRIO 3

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Tem como objetivo desenvolver os conteúdos apresentados durante o desenvolvimento das disciplinas em sala de aula, os conceitos estudados por meio de pesquisa aplicando o conhecimento à prática por meio da resolução de um estudo de caso.

2 DESENVOLVIMENTO

Solucionando as questões dadas para o estudo de caso:

1. A atitude da supervisora foi correta? Justifique.

A atitude da supervisora foi incorreta, considerando que podemos ter vários recursos a serem aplicados para a resolução do problema, sendo a empresa respaldada juridicamente, também sendo possível a utilização de recursos tecnológicos, através de controle por câmeras e outros tipos de meios tecnológicos e processuais no processo de produção.

2. A revista foi uma atitude adequada, eficaz e legal para resolver o problema do sumiço de mercadorias?

A atitude da supervisora não foi adequada, eficaz ou legal, considerando que a atitude agravou o problema, gerando outros problemas de insatisfação na qualidade da produção interna, expondo o setor e a empresa ao problema, gerando causas processuais e trabalhistas pelo constrangimento e insatisfação dos colaboradores do setor.

3. Ana poderia ajuizar uma ação trabalhista requerendo a sua reintegração ao emprego, a conversão da justa causa em despedida sem justa causa e/ou indenização por danos morais?

Sim, Ana poderia ajuizar uma ação trabalhista requerendo a sua reintegração ao emprego, a conversão da justa causa em despedida sem justa causa e/ou indenização por danos morais, considerando que a colaboradora passou por constrangimento pessoal dentro da empresa, não contendo provas do ato apurado na empresa e considerando a forma que foi conduzida a apuração do fato, sendo respaldada por lei, que garante o respeito e a dignidade de trabalho dentro de qualquer âmbito de trabalho.

4. Como administrador, que atitudes você poderia tomar a fim de minar ou reduzir esses conflitos?

A transparência e a atitude participativa do administrador como líder na resolução do problema são pontos fundamentais, sendo assim, algumas atitudes a serem aplicadas, seria a convocação de uma reunião com o setor que aplicasse o problema, apresentando o problema em questão, para questionamento em grupo, pedido de desculpas pela forma e condução da apuração do problema, podendo até afastar ou redirecionar o superior pela atitude errônea junto a equipe. Podemos também utilizar de recursos tecnológicos de produção, aplicando câmeras, em pontos estratégicos para resolução do problema, e colocação de caixas de sugestões, para que os colaboradores tenham um canal de informação informal para que os colaboradores possam expor suas insatisfações também pode ser de grande auxilio.

5. Alternativa escolhida e justificativa:

Ambas alternativas podem ser aplicadas, mas, optarei pela primeira alternativa, considerando a grandeza do quadro funcional, pois cada colaborador tem sua necessidade ou aspirações de motivação profissional, dificultando a criação de um programa para atender a cada colaborador.

A aplicação de um programa de participação de lucros de renda financeira aplicasse em comum a todos os funcionários proporcionalmente ao ganho pessoal de cada colaborador acordado no ato da contratação pelo cargo a ser exercido.

Criação do programa de “Gestão de pessoas por competência – GPC”, abaixo os dados referente à idade dos empregados mulheres em classes, a frequência relativa e a porcentagem de colaboradores em cada classe.

07. Considerando que a supervisora não logrou êxito na localização ou identificação quanto ao destino das embalagens em epígrafe, qual será o procedimento adequado para a realização das respectivas baixas?

Convocação de uma reunião junto ao setor, expondo o problema e informando que os colaboradores do setor serão direcionados a outros setores, sendo montando uma nova equipe, mesclando colaboradores do sexo masculino e feminino, e direcionado outro supervisor para comando do setor. Junto as mudanças também serão implantadas recursos tecnológicos de controle por câmeras, e recursos de processos, direcionando o controle de saídas de peças de responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com