TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Organizacional

Por:   •  30/4/2018  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Fluminense – Campus Macaé

Comunicação Organizacional – Adm2018/01

 

 Alunos:

Maria da C. Da S. Ribeiro

Luiz Felipe dos S. Ferreira

 Comunicação Interna e Cultura Organizacional

        Voltada a esclarecer e informar ao publico interno, a comunicação interna é definida como o conjunto de ações coordenadas pelas organizações para entre outras; ouvir, informar, educar e manter coesão interna. Engloba por exemplo a comunicação administrativa, a comunicação social entre outras.

        A comunicação se opera por meio de fluxos que podem ser         ascendentes, descendentes, terceiro fluxo, transversal e outros conforme imagem abaixo:

[pic 1]

        Apesar da impressão que a comunicação organizacional se dá de uma forma fragmentada e setorizada, entretanto a mesma está inserida num macroambiente que exerce forte influência e que muitas vezes interfere decisivamente no processo comunicativo. Tanto que já se foi proposto chamar esta de comunicação cultural o que se encarregaria de abrigar as relações nos níveis: intrapessoal; interpessoal e grupal.

        Porém, são raros os estudos que relacionam a cultura organizacional com o processo de comunicação existente na organização. Quando muito, fazem menção a comunicação de caráter administrativo.

        Não nos devemos limitar a um enfoque que mascare determinadas situações e dimensões, é preciso captar essa complexidade sob uma ótica interpretativa  e aplicar todas as ferramentas e praticas positivas, afim de aumentar a eficiência e a rapidez da comunicação interna; melhorando assim também a assertividade das informações que circulam na organização.

        Como exemplos práticos de Comunicação Interna; podemos observar:

  • Comunicação pelo fluxo transversal, que pode consistir na troca de mensagens entres os funcionários de setores e níveis hierárquicos diferentes mas em um contexto de projetos e programas interligados.
    Como algumas ações sociais que algumas empresas têm, e qualquer pessoa – seja jovem aprendiz ou gerente - podem participar e com isso ter uma comunicação sobre.

  • Comunicação pelo fluxo descendente ou vertical – É o processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo. Tal qual uma nova diretriz ou alguma nova politica que será implementada pela empresa e é comunicada pela diretoria para os demais funcionários.
  • Comunicação pelo fluxo ascendente – É o processo contrário. São as pessoas situadas na posição inferior da estrutura organizacional que enviam à cúpula quaisquer informações. Caixas de sugestões, votações sobre decisões não estratégicas, normalmente seguem este fluxo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (62.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com