TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Organizacional

Por:   •  4/12/2018  •  Ensaio  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Matheus Gomes Souza

Comunicação organizacional

´´resenha´´ Texto 6

Esse artigo apresenta o desafio da avaliação de resultados em comunicação organizacional expondo conceitos da literatura sobre avaliação, questiona a utilizaçao do termo controle nessa área e descreve o planejamento como item essencial para mensuração de resultado. Relata os principais conceitos ou modelos de avaliação que encontra-se em capítulos de livros da área, jornais especializados e documentos disponíveis em páginas eletrônicas de universidades norte-americanas, levando em conta os modelos que julgaram mais inovadores para comentar suas propriedades mais intensamente, além de expor a possibilidade de aplicações em organizações brasileiras.

Dimensões do tema

o contexto para área de administração é o mesmo de diversas áreas: competitividade e necessidade de demonstrar resultados a todo momento. No entanto os gestores gerenciam relacionamentos, lidam com opinião publíca, comportamento, atitudes, conflitos, crises e aspectos políticos. São poucas as profissões que encontram dificuldade para responder clara, rapida e objetivamente qual o efeito ou mesmo o proveito de um trabalho que exige investigação, dedicação e zelo. A maioria das publicações que abordam o tema é de autoria de estudiosos da área das relações públicas, provavelmente por essa profissão, historicamente, teve formalizada a avaliação entre suas atividades principais. As conclusões mais recentes sugerem fortemente uma das atribuições da profissão a ´´avaliação dos resultados dos programas obtidos na administração do processo de relacionamento das entidades com seus públicos´´. O documento ainda recomenda que se acrescente, ´´obrigatoriamente, em cada planejamento, os instrumentos de avaliação de eficiência da atividade segundo padrões específicos´´. Ao procurar respostas sobre o tema, muitas vezes vimos que avaliação vem atrelado ao termo controle de resultados. Vimos que era importante avaliar a propriedade desse vinculo, uma vez que entendemos que em comunicação não devemos controlar, apenas avaliar.

Controle ou avaliação

  Em administração os resultados organizacionais são verificados precisamente durante a fase e controle, um dos estágios do processo administrativo. Segundo Chiavenato (1994, p.596) ´´o controle propicia a mensuração e avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção´´.

Tavares(2000, p.387) afirma que ´´avaliação em si não implica tomada de decisão´´ e que, ´´sem o respectivo controle, não é de grande valia´´. Especialmente no caso de ações de comunicação. Porem os autores dese artigo não concordam com isso, entendem que avaliação induz à tomada de decisão, já que demonstra o impacto de uma atividade no rendimento da organização, traz os pontos falhos de um programa e as propostas correção. É, portanto, desnecessário o controle, ao menos para ações de comunicação organizacional. A conotação negativa da palavra ''controle'' em comunicação como diz Chiavenato destaca que o controle ''é frequentemente interpretado no sentido de restrição, coerção, delimitação, direção, manipulação e inibição, termos incompatíveis com alguns valores culturais como democracia, por exemplo'' (1994, p.596), reforça o questionamento do termo ''controle'', assim parece mais adequado utilizar em comunicação o termo ''avaliação'' em detrimento de ''controle'', evitando ruídos indesejáveis que podem favorecer um pré-conceito durante o desenvolvimento de progamas e projetos.

Um conceito para avaliação em comunicação organizacional

os autores sugerem um conceito para avaliação considerando os pontos principais destacados e também as percepções como profissionais da área de comunicação. Esse conceito propõe que avaliação seja definida como ''função que tem caráter permanente, iniciando-se no planejamento e desenvolvendo-se no acompanhamento das ações em execução, com propostas para as correções necessárias e procedimentos para verificar os resultados almejados. A formulação desse conceito se fundamenta na necessidade de destacar e compreender cinco aspectos essenciais que são: a obrigação de definir indicadores de avaliação na fase de planejamento, a necessidade de avalia constantemente o desempenho das ações, a oportunidade de vincular avaliação com tomada de decisão, a possibilidade de demonstrar resultados após o desenvolvimento e a convicção de que avaliação não podo ocorrer para controlar ou punir pessoas, mas para estimular o aprendizado continuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com