TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Organizacional

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

1) Quais são os elementos que compõem o processo de comunicação? Identifique cada um deles, a partir da teoria estudada na aula 01 da disciplina.

Emissor: Emite e codifica a mensagem.

Codificação: é o conjunto de signos linguísticos e suas regras de combinação que são utilizados para elaborar a mensagem.

Canal: é meio, o recurso utilizado para transmitir a mensagem.

Decodificação: É a identificação do sistema de signos e regras de combinação.

Receptor: É quem recebe e decodifica a mensagem.

2)Fazendo uma leitura crítica da teoria estudada na aula 04, conceitue o termo Comunicação Organizacional. Para isso, utilize referenciais diferentes, mas complementares aos autores trabalhados na aula e proponha um diálogo entre os autores pesquisados.

Comunicação Organizacional é um processo de comunicação existente entre grupos ou empresas visando passar informações de acordo com o foco, seja ele interno ou externo.

Baseado nisso estuda-se a melhor forma de divulgar e manter de forma eficaz e eficiente a

comunicação.Definições de comunicação organizacional foram apresentadas por vários autores dentre eles:

Tavares (2007) explica que “Organização abrange qualquer tipo de empresa, pois a comunicação é a base da existência de todas as organizações

“... comunicação empresarial é a comunicação existente entre a “organização (empresas privadas, empresas públicas, instituições, etc.) e os seus públicos de interesse: cliente interno ou funcionário da organização, fornecedores, distribuidores, clientes, prospects, mídia e a sociedade em geral.” (TAVARES, 2007)

Para Riel (1995) comunicação organizacional engloba relações públicas, estratégias organizacionais, marketing corporativo, propaganda corporativa,comunicação interna e externa, com isso um grupo heterogêneo de atividades de comunicação, voltadas fundamentalmente para os públicos ou seus segmentos.

Torquato (2002,p 35), por sua vez, afirma que a comunicação organizacional “ é a

possibilidade sistêmica que, integrada, reúne as modalidades de comunicação cultural,

comunicação administrativa, comunicação social e sistemas de informação”.

Bueno (2003) não distingue a comunicação empresarial, organizacional ou corporativa, utilizando os termos como sinônimos. "A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para criar e manter a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública." Bueno, 2003

Kunsch (2003) coloca que o termo comunicação organizacional, além de abranger todo o espectro das atividades comunicacionais, apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de organização social (empresa pública ou privada, instituições, entidades sem fins lucrativos, etc.) não se restringindo ao âmbito das empresas. "a comunicação organizacional compreenderia o conceito amplo do conjunto das diferentes modalidades comunicacionais que ocorrem dentro das organizações, a saber: a comunicação institucional, a comunicação mercadológica ou comunicação de marketing, a comunicação interna e a comunicação administrativa." Kunsch (1999, p.75) Dentro dessa perspectiva, a comunicação organizacional surge para dar conta da complexidade da comunicação não só das empresas, mas das administrações públicas, instituições sem fins lucrativos, entre outros.

Assim os autores nos mostram que a comunicação organizacional está presente em todas as organizações, sejam públicas ou privadas,e de sua importância como estratégia pra um bom relacionamento com os públicos internos e externos, criando com estes um vínculo de compromisso.

3)Relacionando os conteúdos estudados das aulas 01 a 05 da disciplina, explique como poderia se ocorrer o processo de comunicação oral entre uma organização e seus colaboradores quando sua equipe de gestores desejasse divulgar para o seu chão de fábrica a missão, visão e os valores da organização. Lembre-se de todos os elementos que compõem o processo de comunicação.

A comunicação entre os membros de uma organização é importante para o seu sucesso,

pode ser uma mensagem, uma notícia, uma informação e um significado qualquer. É através da informação que é movimentado o intercâmbio entre as pessoas de uma organização.

O processo de Comunicação ocorre quando o emissor emite uma mensagem, ao receptor.O receptor interpretará a mensagem e ai, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.É importante que não haja erros e problemas gerados pela má comunicação

ou pela falta dela.Dentro de uma empresa a comunicação é muito importante, com seus subordinados e seus clientes para que eles saibam o que a empresa propõe,como sua missão: que é o que a empresa pratica hoje, é realmente as atividades atuais da empresa, visão: É a perspectiva da empresa a longo prazo, onde a empresa pretende chegar dentro de alguns anos, porem algo atingível. e valores: São as qualidades que a empresa apresenta contem adquirida com o passar dos anos. Ex.: Tradição, Qualidade, Seriedade, Excelência, Competência etc.

4)Considerando os seus estudos de Comunicação Interna e a leitura dos textos complementares sobre Endomarketing, na aula 06 da disciplina, fale sobre o papel estratégico da comunicação entre a organização e seus colaboradores.

A comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com