TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição da Administração

Por:   •  19/8/2023  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 3

A contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações

O artigo foi elaborado por Silvio Carvalho Neto, pós-graduado em E-business pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestrando em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Franca São Paulo (FACEF), bolsista da CAPES e administrador de empresas com habilitação em Comércio Exterior pela FCG-UMA.

O artigo faz uma comparação na área da ciência administrativa, analisando a teoria e a prática da temática, e como ela se relaciona com o desenvolvimento das organizações. O artigo aborda as principais teorias administrativas existentes e como seus representantes abordam o tema, evidenciando o que a teoria destaca e qual a sua ênfase. Além disso, o artigo faz um avanço (linha) do tempo das teorias e qual a abordagem é usada em cada uma.

Peter Drucker, autor do livro que destacou a importância da administração, e estimulou durante anos a importância da disciplina em todas as áreas, principalmente em setores que necessitam de gestão, Além disso, ele evidenciou a administração como destaque no cenário mundial. Após esse destaque, linhas filosóficas e linhas cientificas da administração começaram a surgir. Taylor, desenvolveu a teoria clássica da administração, quando sistematizou o trabalho dos funcionários nas industrias, e baseou as etapas em divisão de trabalho, especialização em uma área e controle sistematizado da produção. Esse período constituído pela teoria de administração de Taylor registrou uma evolução no padrão de vida da população e ficou conhecido como o surgimento da administração científica.

Taylor se juntou a Henry Fayol e a Max Weber e elaboraram teorias de estrutura das organizações, e eles juntos formaram a abordagem clássica que impulsionou o desenvolvimento das organizações formais.

Fayol, considerado o pai da administração moderna pois elaborou princípios das administrações e esclareceu as funções de um administrador, deixando claro a importância das competências do administrador para que seja realizado com excelência o desempenho organizacional. Max Weber, pessoa importante na área, estabeleceu regras sistemáticas de estrutura, estabilidade e ordens para as organizações.

Na abordagem clássica afirma-se que o bom administrador deve planejar, organizar e coordenar racionalmente seus passos, e deve saber comandar, supervisionar e controlar as atividades dos seus funcionários. Vale ressaltar que essa abordagem foi ponto de partida para o surgimento de inúmeras teorias e facetas surgidas futuramente, em especial a corrente de pensamento centrada nas relações humanas organizacionais.

A americana Follett elaborou estudos sobre a abordagem comportamental na administração das organizações, tornando-se defensora das dinâmicas de grupo e da liderança integrada, abordando a área da psicologia e ambiental, que influenciam na motivação e no desempenho dos trabalhadores. Essa linha de pensamento da autora influenciou na linha de pensamento que estuda a psicologia dos trabalhadores na organização do serviço.

Com o avanço das empresas e a complexidade das organizações, foram necessárias teorias mais eficientes e pragmáticas que acompanhassem o acelerado ritmo de desenvolvimento que apresentavam na época. Com o aumento do número de escolas de administração pelo mundo, e o ritmo de valorização da administração, começaram a surgir vários estudos que aproximavam as duas correntes complementares, a clássica e a das relações humanas.

Com o surgimento da visão holística na administração, os princípios universais da administração pela afirmação de que uma variedade de fatores, internos e externos afetam no desempenho da organização. O fato é que no presente não existe uma única só maneira de administrar e organizar, pois as circunstâncias variam de acordo com o ambiente no qual a organização está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com