TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Maker

Por:   •  2/10/2019  •  Seminário  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura Maker

Do It Yourself! ou Faça você mesmo.

Na cultura maker se apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. A proposta é promover o estímulo de pessoas comuns para que explorem sua criatividade e possam desenvolver soluções.  Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de ausência de regras e independência individual da cultura punk. Dale Dougherty é creditado com o criador do movimento com o lançamento do Make Magazine em 2005. Paulo Eduardo Fonseca professor da USP, foi o responsável por trazer ao Brasil, em 2011, o primeiro makerspace da Fundação Fab, ligada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. São 22 fab labs no País.

Criatividade

Criar com as próprias mãos. Originalidade. Ter a ideia e colocar você mesmo as mãos na massa.

Colaboração.

Todo mundo trabalhando junto em um progresso final. Mesmo estarem todos no mesmo local  por meio das rede FabLab ou Maker creator . Open sources ou Tudo feito em colaboração. Sem Individualismo.

Sustentabilidade .

A cultura que evita o desperdício, saber usar os recursos que estão ao seu dispor. Usar a criatividade com seus recursos já existentes.

Escalabilidade.

Na Cultura Maker, tudo que é criado pode ser recriado, melhorado modificado. Criando assim uma escala maior do que foi apresentado.

O movimento maker é uma prática que ajuda a evitar desperdícios, isso porque os itens são feitos de acordo com a demanda. Além disso, o desenvolvimento de itens personalizados aumenta o vínculo entre o maker e o produto, o que possivelmente aumenta a vida útil dos objetos, evitando descartes prematuros. Dessa forma, a cultura maker tem potencial de ser uma propulsora da prática do ecodesign e uma forte adversária da obsolescência programada - uma prática insustentável que encurta cada vez mais a vida útil dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (24.1 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com