TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  11/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura Organizacional.

Nome: Claiton Batisti Bueno

  1. Percepções sobre a cultura Organizacional.

A cultura advém da complexidade de conhecimentos, artes, crenças, leis, costumes, valores, hábitos  e aptidões adquiridos pelo ser humano ( Mello 2005 ) este conjunto de fatores influência o comportamento humano e consequentemente o comportamento organizacional. Tal relação demostra a complexidade e a dinâmica que a cultura possui nas diversas esferas da percepção humana.

A cultura organizacional reflete diretamente os ideais dos seus fundadores e as condicionais de sua gestão, trata-se de uma expressão da alma que se manifesta por meio de valores, propósitos, comportamentos, símbolos e sistemas ( Chér 2009 ). Conforme dito em aula “ A cultura organizacional é o ar que ela respira, e encontra-se em todos os lugares, em todas as ações “.

Partindo do pré -suposto de que a cultura manifesta-se nos valores, comportamentos, símbolos e sistemas, podemos afirmar que conhecer a cultura organizacional é de suma importância, pois a mesma é um balizador das caraterísticas da organização ( o modo como a mesma faz, age, pense, se posiciona ou reage diante das situações ).

A cultura organizacional se manifesta por meio de seus valores, sejam eles explícitos ou implícitos, tais valores embasam as métricas de gestão da organização e refletem nos produtos ou serviços por ela ofertados, nos processos internos e no seu posicionamento mercadológico.

 Exemplo: Natura Cosméticos, cultura organizacional que prioriza as relações sociais e ambientais, valores organizacionais “ Humanismo, Equilíbrio”. Produtos e processos sustentáveis, prática de gestão de negócio humanista.

No contexto comportamental a cultura se manifesta pelas ações e reações que o organismo tende a ter diante das situações, estes comportamentos podem sofrer alterações decorrente das percepções do assunto em questão, porém tende a seguir o padrão comportamental imposto pela organização se a cultura organizacional for bem difundida entre seus stakeholders.

Símbolos observáveis, cerimonias, historias de comportamentos, trajes e estruturas físicas também advém dos reflexos da cultura da empresa.

 Como uma rede viva de ligações ( relações humanas ) o ambiente “ organização “ influencia o individuo a tal ponto de inclui-lo como membro integrante ou exclui-lo como um “ ser “ intruso que não compactua com os mesmos preceitos.

  1. Como posso aplicar o conhecimento de cultura organizacional no meu trabalho?

Como citado antes, conhecer a cultura da organização, o modo como a mesma pensa e age, possibilita a área de recursos humanos maior entrosamento nos negócios e com as partes envolvidas nos processos organizacionais (stakeholders ) , facilitando o entendimento e a adaptação dos subsistemas de recursos humanos  aos objetivos da empresa, proporcionando ao RH uma gestão mais estratégica e eficaz.

Acredito que ser um RH estratégico esteja relacionado a este ponto, entender a organização e propor soluções de gestão de pessoas que se adaptem ao comportamento da organização, suas necessidades e peculiaridades.

Um dos conceitos aprendidos em sala de aula, é que a cultura organizacional está relacionada aos propósitos e valores organizacionais, tal preceito embasa diversas ferramentas de gestão de RH, pois os valores são norteadores de gestão e estão associados com o modo de fazer e ser da empresa, algo importantíssimo quando levamos em consideração o mapeamento do perfil de candidatos nos processos de recrutamento e seleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com