TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura Organizacional

A cultura organizacional é responsáveis por unir pessoas com crenças, valores, morais e hábitos, que as diferencia umas das outras. A essência de uma boa cultura de uma empresa é demonstrada pela maneira como ela faz seus negócios, como ela trata seus clientes e como ela transforma o ambiente da empresa, trazendo mais objetivo, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos, motivando para ajuda-los a crescer junto com a empresa.

 

Clima Organizacional

O clima é um grande influenciador da produtividade na empresa. Refere-se ao grau de satisfação material e emocional das pessoas no ambiente de trabalho. Por isso, torna-se extremamente relevante a busca por mantê-lo favorável, tendo em vista a influência na motivação e interesse dos funcionários para o funcionamento da qualidade de seu trabalho.

Desempenho

Desempenho nada, mas é que um comprimento de obrigações que ajuda a identificar se foi satisfatório ou não, possibilitando sua correção com a participação do colaborador avaliado.

Além disso, ela possibilita definir o grau de contribuição de cada colaborador; identificar a eficácia dos programas de treinamento; obter dados para promoção e remuneração; obter elementos para elaboração de planos de ação para desempenhos insatisfatórios; promover autodesenvolvimento e autoconhecimento dos colaboradores.

Relação entre Paradigmas Culturais e Desempenho

As mudanças culturais e organizacionais dependem basicamente da mudança de paradigmas (padrões, modelos). Apesar de esta tarefa não ser fácil, jamais se deve pensar que é impossível. Pois as organizações são constituídas de seres humanos que estão em constante desenvolvimento e que interagem entre si. E ao mesmo tempo em que trazem sua própria cultura às organizações. Essa relação cultural pode transformar-se em uma nova cultura e por que não, em mudanças de paradigmas.

O planejamento de ações, a compreensão dos pontos fortes e fracos no desempenho de cada um, o reconhecimento pelo bom desempenho, constituem ferramentas para promoção de qualidade de vida no trabalho. Com isso, a empresa passa a contar com o empenho de seu funcionário para proporcionar um desempenho organizacional também satisfatório.

Cultura e Clima como Estratégias de Impacto para o Desempenho

Os fatores culturais exercem significado sobre as práticas de gestão e a crença no fato de que a cultura constitui fator de características das empresas bem sucedidas.

É importante também estimular e proporcionar oportunidade de desenvolvimento profissional para um bom desempenho dos funcionários. A empresa não passa apenas cobrar qualificação, mas passa a incentivar, através de treinamentos, auxílio financeiro nos estudos (faculdade, curso de línguas, cursos profissionalizantes específicos, etc.), e outros. A valorização dos funcionários é essencial para resultados satisfatório que transmitirá  no clima organizacional da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com