TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  30/8/2017  •  Seminário  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

PRÓ-REEITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

CENTRO SOCIOECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

CURSO: 714 EAD UAB – ADMINISTRAÇÃO - ITAPEMA/SC

Eliziane de Souza Wentz, Fernando Flor Airoso,

Gilvania Silvestre, Leydyani Mendes da Silva, Rafael Fábio Pereira Duarte

CULTURA ORGANIZACIONAL:

Um estudo de caso no Sicredi Cooperativa de Crédito

Itapema, 22 de março de 2015.


1 INTRODUÇÃO[pic 1]

Este trabalho foi elaborado para a disciplina de Seminário Temático, do ano de 2015, do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

Consiste em identificar a cultura organizacional presente em uma organização.

O conceito de cultura vem do verbo latino colere, que significa cultivar, habituar, cultuar, cuidar, tratar bem, prosperar. É um conjunto de valores, costumes e crenças compartilhados por determinado grupo (AVELAR, 2011).

A cultura organizacional, então, define a personalidade própria de uma empresa, formalmente instituída ou não, sendo ela rígida ou flexível. Assim como a cultura de um povo, são características-chaves presentes em uma empresa (MENDES, 2010).

Desta forma, percebe-se a necessidade de estudar este tema em todos os seus aspectos. Para isto, escolhemos a empresa Sicredi Cooperativa de Crédito, localizada em Itapema/Santa Catarina, para realizar um estudo de caso, procurando analisar a cultura organizacional presente.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

O problema de pesquisa estudado durante este seminário será referente a Cultura Organizacional presente no Sicredi Cooperativa de Crédito.

Marques (2012) cita que o estudo da cultura organizacional tem prós, como a capacidade de solucionar problemas internos e como a empresa age quanto a valores, visões e crenças, e também existem contras, exemplificados por uma cultura sem clareza, que, ao invés de acrescentar, torna-se um obstáculo. Para Crozatti (1998, p.9), a “análise destes conceitos de cultura organizacional depreende-se facilmente a inter-relação desta variável do ambiente empresarial com a eficácia do sistema empresa.”

O presente trabalho tem sua importância devido ao estudo da capacidade de sobrevivência de uma empresa no mercado. Uma organização será forte e terá uma cultura organizacional solidificada se possuir valores bem definidos e compartilhados, com o impacto realizado por líderes refletindo positivamente sobre os liderados, resultando em uma menor rotatividade. Porém, será uma organização fraca e de fraca cultura organizacional a empresa que possuir valores equivocados, que se chocam com a maioria dos colaboradores, trazendo um menor grau de comprometimento com o trabalho (MENDES, 2010).

1.2 OBJETIVOS

Tem-se como objetivos deste trabalho:

1.2.1 Objetivo geral

Analisar a cultura organizacional presente na empresa Sicredi.

  1. Objetivos específicos

Os objetivos específicos deste trabalho consistem em:

  1. Compreender o que é cultura organizacional;
  2. Verificar a existência de uma cultura organizacional dentro da empresa e como ela se manifesta;
  3. Identificar a influência da cultura organizacional no comportamento dos colaboradores e resultados da empresa;
  4. Descrever os tipos de cultura organizacional;
  5. Avaliar os resultados obtidos através da entrevista.

  1. JUSTIFICATIVA

A cultura organizacional tem como conceito mais utilizado o apresentado por Schein, que afirma ser um padrão que determinado grupo aprendeu e que foi suficiente para ter uma validade e ser repassado aos demais (MIGUELES, 2003 apud SCHEIN). É percebida através de 7 características, segundo Crozatti (1998), que são: crenças, valores, costumes, ritos, cerimônias e rede de comunicação informal.

Sua importância para uma organização está na forma como a empresa é vista por seus clientes, fornecedores e até concorrentes, e também nos métodos utilizados através do comportamento e das atitudes.  É uma variável interna, que pode e deve se adaptar as mudanças necessárias para um bom funcionamento da empresa (ROSSO, 2013).

Desta forma, o estudo de caso dentro de uma organização trará amplo conhecimento sobre o assunto e capacidade de analisar a cultura organizacional de uma empresa.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 CULTURA ORGANIZACIONAL

Cultura (...) é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade (TYLOR, 2005).

As raízes dos estudos sobre cultura organizacional encontram-se na antropologia (CURVELLO, 2012).

Cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de técnicas, memórias e informações compartilhadas e repassadas de geração em geração, desempenhando papel ativo no rearranjo do sistema de informações culturais dos indivíduos (SÁ, 2005).

Robbins (1999) caracteriza a cultura organizacional como um conjunto de significados compartilhados por seus colaboradores, que acaba diferenciando uma organização da outra.

Segundo Prahalad e Hammel (1995), a cultura organizacional pode ser entendida como a genética corporativa e sua consequente influência como fator facilitador ou de resistência, nos processos de mudança.

Segundo Maximiano (1999) a cultura depende do tamanho e da complexidade da organização. Assim como nossa sociedade, as empresas são complexas. Possuem uma cultura própria, influenciada ou não pelo local onde estão inseridas e sofrem ação também internamente, de acordo com sua gerência ou relações entre seus membros.

Para Chiavenato (2005) o comportamento individual nas organizações depende não somente das características individuais das pessoas, mas também das características da organização. Toda empresa, independente do tamanho, tem sua cultura organizacional formalmente instituída ou não.

Ernst apud Fleury (1985) define cultura como um sistema de valores e crenças compartilhados que modelam o estilo de administração de uma empresa e o comportamento cotidiano de seus empregados.

2.1.1 Componentes da Cultura Organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com