TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  23/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PROCESSOS GERENCIAIS – CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

ALEXANDRE ANTUNES PROENÇA - 505222018

PORTFÓLIO 1

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Guarulhos

2018

ALEXANDRE ANTUNES PROENÇA - 505222018

PORTFÓLIO 1

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

   

Trabalho apresentado ao Curso de Processos Gerenciais da Faculdade ENIAC para a disciplina de Cultura e Clima Organizacional.

Professora Helena Veloso Salgado

Guarulhos

2018

[pic 2]

QUESTÕES

  1. Quais elementos da projeção da estrutura organizacional podem sofrer com o processo de fusão entre dois grandes bancos privados? Explique cada um deles.

Resposta: Formalização, Departamentalização, Amplitude de Controle.

Formalização - Graus de padronização das tarefas podem variar de empresas para empresas, sendo que o mesmo profissional que em um banco tem liberdade e autonomia para resolver problemas e decidir assuntos, pode encontrar dificuldade com a nova visão da gestão. Com o alto nível de formalização pode ocorrer uma perda de produtividade até que os colaboradores assimilem os novos processos.

Departamentalização - Com a fusão poderia agrupar setores para agilizar processos dentro da empresa ou até cortar custos. Também criar departamentos dedicados em base dos perfis dos clientes, assim podendo realizar um serviço mais dedicado para um grupo de clientes com necessidades em comum.

Amplitude de controle – Se baseando nos números do novo quadro de funcionários poderá de

2- Discuta os conceitos de cultura forte e fraca sob a perspectiva da fusão.

Resposta:  Visto que com a fusão deverá ser adotado uma nova cultura, que aponte fragmentos das culturas anteriores, para criar uma ligação com os valores que cada empresa já estabelecia. Assim refinando nesse novo conceito para estimular a crenças de ideais forte e motivadoras, abandonando definições ou consistência que não agregam para nova cultura.

3- Discuta os focos da resistência da mudança sob a perspectiva da fusão entre dois grandes bancos.

Resposta: Nessa nova etapa pode gerar desacordo entre seus diretores sob como proceder com as novas políticas tomadas com relação aos negócios ou na nova reestruturação da empresa. Todos precisam estar aptos a lidar com métodos já inseridos por partes de funcionários ou da organização, afim de lidar com inseguranças e medos, para o processo seja agradável para o grupo.

4- O temor da demissão em casos de fusões entre empresas é real. Dificilmente é possível aproveitar toda a mão de obra de um redesenho dos processos organizacionais.

Resposta: Nesse novo redesenho terá que ser aplicados instrumentos que consigam avaliar o funcionário como o quanto ele está inserido dentro da cultura da empresa, medir o seu nível de participação dentro da reestruturação da organização, analisar os resultados a serem obtidos, medir habilidades técnica e interpessoais.

 

CONCLUSÃO

Podemos perceber que com a fusão, ela pode trazer benefícios e oportunidades para empresas.

O crescimento da organização pode diversificar seus produtos e serviços e aumentar a rentabilidade de seus acionistas e estabelecer a organização em um novo parâmetro no mercado.
Contudo tem grandes impactos a sua cultura e estrutura, causando várias incertezas e expectativas aos seus clientes e funcionários, devido a sua transição. Aos clientes terá que ser trabalhado a nova forma de serviços que serão ofertados e qualidade aprimoradas com a nova gestão, e definir de forma clara e objetiva seus valores. E os funcionários deverão ser incentivados a contribuir na melhoria da instituição como um todo, para que todo esse processo não gere um desconforto e não prejudique a prestação de serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com