TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

FASF - FACULDADE SUL FLUMINENSE

ADMINISTRAÇÃO

Cultura Organizacional

Chrístian dos Santos Freitas

Francianne de Andrade Azevedo Pessoa

Karine de Oliveira Almeida

 

        Volta Redonda, 2019.        

FASF - FACULDADE SUL FLUMINENSE

ADMINISTRAÇÃO

Cultura Organizacional

Trabalho elaborado por CHRÍSTIAN DOS SANTOS FREITAS, FRANCIANNE DE ANDRADE AZEVEDO PESSOA, KARINE DE OLIVEIRA ALMEIDA à disciplina de Antropologia sob orientação da Professora Regina Coeli como requisito para obtenção de nota parcial para a avaliação da P2.

Volta Redonda, 2019.

1. DADOS DA EMPRESA

[pic 1]

Nome: C F J K Papelaria

Produtos: Papéis em geral, material escolar/escritório

Local: Av. Sávio Cota de Almeida Gama, 2.000 – Retiro – Volta Redonda / RJ – CEP: 27281-421

Horário de Funcionamento: 8h às 19h – Segunda à Sexta-feira

Número de Colaboradores: 8

  • Sócios: 3
  • Gerente: 1
  • Vendedores: 4
  • Auxiliar de Serviços Gerais: 2
  • Auxiliar Administrativo: 1

Missão: Garantir aos clientes uma compra eficaz e consciente do que realmente é necessário, assegurando a satisfação e confiança.

Visão: Tornar-se líder estadual no âmbito de Papelaria Corporativa e Universitária, consolidando sua posição no mercado até 2025.

Valores: Agir com responsabilidade social e ambiental, respeitando o ser humano em sua individualidade, através da ética, respeito e honestidade.

2. ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

2.1. SLOGAN OU LEMA

O Slogan “Garantir sua Satisfação é o nosso Papel” da Empresa C F J K foi criada para expressar de uma forma resumida a cultura organizacional, representando a ideia central que a Organização quer passar para seus clientes e colaboradores, de uma Empresa comprometida com seus valores, e ciente do importante papel que desempenha. A palavra ‘papel’ está ambígua no Slogan, pois além de representar os valores, representa a satisfação dos clientes com o produto comercializado ‘papel’.

A Empresa criou o Slogan pois acredita que o papel que desempenha com seus clientes e colaboradores é de suma importância assim como só comercializa papel de excelente qualidade.

2.2. RITOS, RITUAIS E CERIMÔNIAS

A Empresa garante sempre treinamentos para os colaboradores como cursos em suas áreas, promovendo assim o conhecimento e aprimoramento. Os funcionários recebem incentivos, como um voucher em alguma loja de roupa ou sapataria, além do reconhecimento, quando se destacam no mês. As reuniões semanais, que ocorrem todas as segundas-feiras antes de iniciar o expediente, tratam assuntos pertinentes a vendas e metas naquela semana.

A festa que reúne todos os colaboradores no mês de Dezembro representa o alcance de objetivos da Empresa no ano vigente, além de celebrar a parceria entre todos os departamentos.

A Empresa acredita que esses rituais são importantes para manter o bom entrosamento da equipe.  

2.3. NORMAS E COSTUMES

No Setor Administrativo a Empresa permite a utilização do Whatsapp apenas no aparelho corporativo. A jornada de trabalho é de 8:30 às 18:30.

No Setor de Vendas, os vendedores devem estar com seus uniformes alinhados, e as vendedoras sutilmente maquiadas, considerando que trabalham de dia, e por esse motivo a maquiagem não deve ser carregada. A jornada de trabalho é dividida com dois vendedores iniciando às 8h e encerrando às 18h, e outros dois iniciando às 9h e encerrando às 19h.

A jornada de trabalho do Setor de Serviços Gerais também é dividida, com um colaborador iniciando às 7h (1h antes da abertura da loja) e encerrando às 17h, e o outro iniciando às 9h e encerrando às 20h (1h após o fechamento da loja).

Cada colaborador tem direito a 2h de almoço, considerando revezamento dentro dos setores, exceto o administrativo que possui apenas um funcionário.

A C F J K preza por um atendimento de excelência, por esse motivo trabalha com turnos diferenciados, facilitando o colaborador e atendendo a demanda de clientes.

2.4. ARTEFATOS MATERIAIS

A Empresa teve a preocupação de adquirir para suas instalações móveis feitos de madeira reciclada, representando a preocupação com a sustentabilidade, que é uma marca forte da Organização.

As decorações da parede são em maior parte realizadas em papel machê, indicando a importância e o compromisso da Empresa com a reciclagem e com a sociedade, visto que a CFJK ministra oficinas à comunidade em que são utilizados papéis fragmentados.

Para a maior parte da logo foi escolhida a cor azul, expressada nos containers utilizados para a coleta seletiva que corresponde a categoria do papel. A Calça dos colaboradores também são Azúis com a mesma representatividade que a logo, além da camisa de todos ser social branca com a logo bordada.

2.5. História, mitos, lendas e sagas

A empresa CFJK foi fundada no ano de 2009 por Rubem Andrade Pessoa Junior que sempre teve o sonho de empreender, nasceu em Barra do Piraí, filho de carpinteiro e empregada doméstica. Seu primeiro emprego foi como jovem aprendiz em um supermercado da cidade aos 15 anos, quando parou de estudar, só retomando quando descobriu aos 19 anos que seria pai. Naquele momento fez um juramento que faria de tudo para proporcionar um futuro confortável para seu filho. Retomou os estudos, ingressou na faculdade de Administração até que conseguiu um emprego de office boy num escritório de renomado advocacia, onde teve um de seus primeiros insights para montar seu próprio negócio. Enxergou o quanto a empresa consumia materiais para escritório e o quanto era constante os problemas com a empresa que fornecia os insumos e a entrega dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com