TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  19/11/2019  •  Ensaio  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

Pollyanna Sousa Nascimento

CULTURA ORGANIZACIONAL

Introdução

Por mais simples que seja, toda organização possui uma cultura própria, onde é manifestado em muitas variáveis suas crenças, valores, tradições, costumes  e símbolos. A cultura organizacional é uma maneira  de garantir que todos os colaboradores estejam em sintonia com  os objetivos da empresa.

As diferentes culturas são responsáveis por definir atitudes e a forma que as decisões são tomadas dentro  das organizações. Vale lembrar que a cultura pode ser formalmente constituída ou não, com isso podemos perceber que cada empresa possui personalidade própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, conservadoras ou inovadoras, de Cultura forte ou  de Cultura fraca.

É função do gestor ter uma visão ampla das personalidades dos profissionais que fazem parte da equipe e associar as competências técnicas e comportamentais com os objetivos da organização, isso fará com que a produtividade e a satisfação do ambiente de trabalho sejam maximizadas.

O presente estudo será dividido em quatro partes, na qual a primeira parte será explicado o conceito de cultura organizacional e a visão de seus principais autores, na segunda parte encontra-se os elementos da cultura organizacional,  na terceira parte será abordado as características da cultura organizacional e por fim a quarta parte com uma breve conclusão de todo esse pensamento e a importância de reconhecer a cultura dentro das organizações.

1 - Conceito de cultura Organizacional

A cultura organizacional é um conjunto complexo de valores, crenças e pressupostos que definem o modo como a organização com dois seus negócios. É o sistema que fundamenta toda empresa e a diferencia das outras, ou seja, é a própria identidade das organizações que funciona como uma fronteira para distinguir uma empresa da outra.

a cultura organizacional é importante por que explica o comportamento humano dentro das  empresas, auxiliando os gestores no direcionamento correto para as mudanças e melhorias. Em suma trata-se de um conjunto de características que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.

Edgar Schein  é um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento desse conceito. O autor estabelece que a origem dos elementos que compõem a cultura organizacional são essenciais para sobrevivência da empresa. Diante disso, para que uma empresa possa desenvolver-se Schein (1984), destaca que as organizações terão dois grandes problemas que necessitam solucionar:  adaptação ao ambiente de negócios e a manutenção da coerência da empresa.

Para esclarecer o conceito de cultura Horton e Hunt (1980, apud WILBERT e CRUZ, 2014), estabelece que a cultura pode ser percebida como tudo que é socialmente aprendido pelos membros de um grupo, porém mudado e adaptado diante das mudanças e o passar do tempo. Motta e Vasconcelos ( 2014, p 292),  reforçam esta ideia dizendo que a cultura organizacional "pode ser uma variável que muda com o passar do tempo".  A partir desse conceito é possível definir que a organização é um sistema formado por subsistemas. Tal sistema organizacional é chamado de subsistema cultural e humano e é dividido em dois elementos :

 Elemento formal : é a cultura  propriamente dita da empresa.

Elemento informal : conjunto de membros da organização que dispõe de subculturas ou"  visão de mundo".

  1. Modelo de Schein ou Níveis de Schein

A cultura está sempre apresentando um crescente impacto no desempenho das organizações. Nesta linha de estudo da cultura organizacional é imprescindível compreender as diversas visões da realidade da empresa e as variações que o tempo exerce sobre a organização. De acordo com a linha de argumentação de Schein (1985, apud WILBERT e CRUZ 2014),  a cultura organizacional é dividida em três níveis : artefatos, normas e valores compartilhados e pressupostos.

1- Artefatos: é o nível mais superficial, basicamente são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com a organização. É uma tentativa de representar e transmitir a cultura da empresa. Exemplo : produtos, logos, estrutura, uniformes, etc.

2-  Normas e Valores compartilhados : estão relacionados com as crenças do que é certo ou errado dentro da organização, eles são invisíveis e estão enraizados. São de fato a justificativas para o comportamento dos membros dentro da organização. Exemplo:  burocracia no atendimento.

 3-  Pressupostos : são as verdades incontestáveis da organização, estes pressupostos tem a capacidade de influenciar os membros da organização em seus comportamentos. É o nível mais forte.

2 - Elementos da cultura organizacional

 É bastante comum encontrarmos em diversas literaturas a cultura organizacional sendo dividida em vários elementos.

Segundo Schein (1984), os elementos mais destacados na cultura organizacional são : valores , crenças e pressupostos , ritos e cerimônias, histórias e mitos, tabus, heróis, normas e processos de comunicação. Para um melhor entendimento  cada elemento será brevemente conceituado.

  •  Valores : são definidos principalmente pelos fundadores da organização. expressam o que ela valoriza em termos de comportamento, área, padrões, Enfim tudo o que tem valor para empresa.
  •  Crenças e Pressupostos : Aquilo em que se acredita , o que se crê como verdade e que geralmente não é questionado pelos membros da organização.
  •  Ritos e Cerimônias : são atividades criadas e realizadas pela organização, sempre com fim definido.
  •  Histórias e Mitos : histórias são narrativas baseadas em fatos reais;  já os mitos utilizam-se de um fato real, distorcendo-o para atender a alguma necessidade da organização.
  •  Tabus:  podem ter relação com os tabus existentes na sociedade e reproduzidos dentro da empresa, como, preconceitos de diferentes .
  • Hérois : São pessoas que fizeram parte da organização de uma maneira fortificada esses indivíduos, " bem vistos"  pela gerência, representa o modelo a ser seguido pelos demais e com isso, ou seja,  é considerado exemplos de comportamento ideal para os demais membros da organização. 
  • Normas:  são elas que definem limites entre os comportamentos esperados, aceitos e os punidos e não aceitos dentro das organizações.
  •  Processo de Comunicação:  é o processo de troca de informações, sendo essencial para a vida da organização.

A essência da organização é reforçada por meio dos componentes da cultura organizacional, através destes, a empresa proporcionam um sentido de identidade para seus colaboradores, fornecedores e clientes.

3 – Características da Cultura organizacional

Cada organizacao possui suas particularidades, e para definir essas diferença em meados dos anos 1968 e 1972, Hofstede  realizou um estudo em 40 países, na qual levantou dados de uma filial norte-americana onde ele considerava importante avaliar os valores e os fatores de satisfação desses indivíduos , para determinar as características de cada organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com