TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇAO

Neste portfólio trataremos sobre a cultura organizacional que contribui para a construção da identidade organizacional, criando para a empresa prestígio e reconhecimento.

A formação de uma cultura organizacional surge quando a empresa direta ou indiretamente compartilha crenças, valores e normas, relativas à empresa e sua identidade aos funcionários, assim compreendem como as coisas funcionam dentro da organização

Algumas da características mais considerados da cultura organizacional de uma empresa são: ética, responsabilidade social, competência, compromisso, etc.

DESENVOLVIMENTO

A essência da cultura organizacional é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, a independências que existe em cada departamento ou suas unidades

Segundo Kissil (1998), para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Esse conceito responde plenamente esta questão, onde o Autor sugere que a revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certo modo só se consegue isso mudando a cultura da organização.

Os funcionários aprendem a cultura organizacional através de várias formas, como histórias, rituais, símbolos materiais e linguagem. Através da História da empresa, seus fundadores e ocasiões especiais do passado apontam para identificação das práticas atuais.

Do mesmo modo os rituais e cerimonias que aproximam a maioria dos funcionários. As confraternizações de fim de ano, aniversário da empresa reforçam a cultura organizacional. Outra forma de se aprender sobre cultura são os Símbolos Materiais que tem a ver com a arquitetura, salas e mesas, e isso define o grau de igualdade entre as pessoas, e também constituem a comunicação não verbal.

Acrescenta-se também a Linguagem como forma de aprender, o colaborador da empresa ou até mesmo todos de um departamento da empresa desenvolvem termos incomuns para se referir a equipamentos, escritórios, pessoas e clientes, também vestes e documentos são expressões de cultura organizacional.

Cultura é um padrão de suposições básicas demonstradas; inventadas, descobertas ou desenvolvidas por um dado grupo; que ensina a lidar com seus problemas externos de adaptação e internos de integração; que funcionou bem o bastante para ser considerado válido e, ainda, para ser ensinado aos novos membros do grupo como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas (Schein, 1985:247).

A liderança é o principal articulador da cultura organizacional de uma empresa, pois é o responsável por transmitir aos colaboradores os preceitos, visões e os valores da empresa.

Qualquer organização tem sua cultura organizacional, é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas, é adequada às suas necessidades. Respeitar estas regras é parte fundamental, os profissionais que desrespeitam estas regras, uma vez que sem acompanhamento, estas atitudes podem se multiplicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com