TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  9/9/2015  •  Resenha  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  2.115 Visualizações

Página 1 de 3

A Cultura Organizacional

Cultura organizacional é um sistema de ações, valores e crenças compartilhado que se desenvolve em uma organização e orienta o comportamento dos seus membros. No filme, “A Vila”, é fundada uma pequena e isolada comunidade que vive aterrorizada por um opressivo e demoníaco ser que vive na floresta. O que os mais jovens do vilarejo não sabem é que não passa de um mito criado pelos anciões do lugar, que o criaram a fim de protegê-los da violência das cidades, mantendo-os presos na vila.

A cultura de qualquer organização possui características como a sua cultura própria que a distingue de outras organizações transformando-a em única, a forma de desenvolvimento dos membros, as modificações e mudanças ocorridas, a aceitação pela maior parte dos membros, e a transmissão aos novos integrantes, etc. Desse modo, pode-se notar que no filme, a comunidade diferencia-se das demais pela sua forma de sobrevivência. O isolamento os afastava da violência, mas também de coisas que eles não podiam fabricar, limitando assim a cura de doenças que só poderiam ser controladas por medicamentos existentes somente em cidades.

A Vila originou-se de crenças, valores e suposições de pessoas que estavam em busca da felicidade e queriam distância da ambição e violência que fizeram vítimas em suas famílias. A nova vida na comunidade é marcada por experiências vividas pelos fundadores que, criaram para os moradores do lugar, uma nova crença e valores, que foram passados para os mais novos a fim de criar um melhor local para se viver onde o amor, o respeito e a união eram seus maiores objetivos.

Outra característica da vila, que a diferenciava das demais cidades, era a falta de comércio e de uma moeda. A sobrevivência era por subsistência, o que garantia o bem-estar de todo o vilarejo.

Os fundadores determinavam as regras do lugar, sendo que toda atitude deveria ser antes permitida por eles, que se reuniam para tomar as decisões do que seria bom para o lugar e seus moradores. Eles também determinavam a tarefa de cada integrante para contribuir com a sobrevivência de todo o grupo.

Dias afirma em seu texto que, organizações não se originam acidental ou espontaneamente, todas possuem um objetivo que deve ser comum entre os moradores.

A cultura organizacional tem como funções estabelecer limites, facilita o compromisso dos indivíduos, fortalece a estabilidade do sistema organizacional, dá sentido as coisas, influencia no comportamento de seus integrantes, expressa um caráter distinto da organização, entre outras funções.

A nova comunidade criada no filme tem valores diferentes das pessoas das cidades. Eles pregavam o amor e respeito ao próximo, levando sempre em consideração a importância da união.

Dias define mito como, “acontecimentos na vida real que têm a característica de interessar e comover um grupo de indivíduos da organização, permitindo dessa maneira que sirva como guia na resolução de problemas que se apresentam no seu interior.”. Os anciões da vila criam um mito de que existe um monstro na floresta que mata a todos que passam da fronteira. Esse mito foi criado para manter as pessoas longe das cidades onde a ambição e a violência fazem vitimas a todo o tempo.

Para a proteção da vila e de seus habitantes, todo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com