TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.101 Palavras (13 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 13

Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal

DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

CULTURA ORGANIZACIONAL

Brasília – 2014


Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal

Gestores:

DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

CULTURA ORGANIZACIONAL

Brasília – 2014


Resumo

A pesquisa que integra este trabalho tem como finalidade conceituar cultura organizacional na area de recursos humanos, bem como demonstrar meios desenvolvidos para controlar a cultura que é disseminada dentro das organizações. Para esse controle o trabalho aborda pontos como os tipos de cultura, que demonstra a posição dos colaboradores em diversas situações, e as características da cultura coorporativa, que demonstra a cultura em três aspectos e mostra alguns passos para a percepção desses aspectos. No decorrer da pesquisa ainda tem a resposta de uma pergunta feita por muitos executivos que têm em seu ambiente de trabalho uma cultura organizacional negativa: é possível a mudança da cultura organizacional? No que tange a cultura organizacional, acredita – se que com a leitura deste documento será mais fácil um gestor saber o que está acontecendo dentro da empresa que ele atua.


Sumário

Introdução                

1. Cultura Organizacional        

1.1 Conceito                

1.2 Tipos de Cultura        

1.3 Características da cultura organizacional        

1.4 É possível a mudança da cultura organizacional?        

1.5 Ferramentas e aplicação para mudança da cultura organizacional        

2. Análise do filme “O Último Samurai”        

Conclusão                

Referência                


Introdução

O presente trabalho foi realizado por graduandos de Gestão de Recursos Humanos da faculdade UNIPLAN - Taguatinga, na disciplina de Desenvolvimento de Recursos Humanos. O objetivo é abordar a cultura organizacional em seus vários aspectos fazendo com que seja fácil a percepção desse fenômeno tão perto e presente no dia –a – dia das empresas, seja ela de pequeno à grande porte. A cultura organizacional de uma empresa, de maneira simplificada, é o modo que os colaboradores encontraram de produzir e deu certo, fazendo com que esse modo fosse passado de funcionário à funcionário. Este trabalho visa, sobretudo, explicar subitens importantes de uma cultura coorporativa e incutir capacidade sensitiva não só nos discentes que o fizeram, como também nos possíveis leitores para perceberem as características mais superficiais da cultura.


  1. Cultura Organizacional

  1. Conceito

A cultura organizacional é um conceito desenvolvido por pesquisadores para explicar os valores e as crenças de uma organização. De um modo geral, ela é vista como as normas e atitudes comuns de indivíduos e grupos dentro de uma organização. Através deste conjunto de entendimentos mútuos, a Cultura Organizacional controla a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros dentro do ambiente laboral, bem como com clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da empresa.

Segundo os estudos do psicólogo neerlandês Geert Hofstede, a atribuição de cultura a uma organização é um fenômeno contemporâneo. O tema Cultura Organizacional tem sido estudado por pesquisadores de diversas áreas. Campos como a sociologia e a antropologia, bem como a administração têm oferecido suas perspectivas sobre o assunto. Embora não seja possível uma única definição para todos os campos, a definição mais aceita do termo é de Edgar Schein, onde para o autor a Cultura Organizacional significa:

“O padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funcionou bem o suficiente a ponto de serem consideradas válidas e, portanto, de serem ensinadas a novos membros do grupo como a maneira correta de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas.”

Várias pesquisas sugerem que uma Cultura Organizacional saudável e vigorosa é capaz de proporcionar vários benefícios, incluindo os seguintes:

  • Vantagem competitiva derivada de inovação e serviço ao cliente;
  • Maior desempenho dos empregados; Coesão da equipe;
  • Alto nível de alinhamento na busca da realização de objetivos.

Devido ao seu papel na tomada de decisões, os gerentes e executivos são significativamente responsáveis pela propagação da Cultura Organizacional dentro das empresas. Entretanto, como a maioria dos empreendimentos não pode sobreviver sem o apoio dos funcionários e uma dedicação a valores fundamentais, todos contribuem para a Cultura Organizacional do local que trabalham.

  1. Tipos de Cultura

Existem diversos tipos de cultura organizacional, cada uma de acordo com o perfil de cada empresa. É a partir do estabelecimento dessas normas que os profissionais adotam seus comportamentos, que nada mais são que reflexo da organização.

Conheça, abaixo, cinco tipos de cultura organizacional e saiba quais são os perfis profissionais presentes neste tipo de empresa:

Cultura da culpa

Caracterizada por disseminar conflitos e desconfiança dentro do ambiente de trabalho. Os colaboradores não têm a cultura de assumir riscos e responsabilidades, e costumam culpar uns aos outros pelos erros, falhas e maus resultados, em vez de assumir seus próprios erros e procurar aprender com eles.

Cultura Multidirecional

Neste tipo de cultura organizacional não existe colaboração e cooperação entre profissionais e equipes. O que existe são departamentos com rixas entre si e profissionais que só pensam no individual e não conseguem compreender a importância do trabalho em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com